Júlia Fortuna 19/06/2024
?Numa toca no chão vivia um hobbit.?
Um dos maiores clássicos da literatura mundial, ?O Hobbit? conta a história de um pequeno hobbit, Bilbo Bolseiro que mora em sua tranquila aldeia, o Condado. A história se dá início quando o mesmo se vê em uma aventura inesperada, onde Bilbo é escolhido por um mago, Gandalf, o Cinzento, para se juntar a uma companhia de anões em uma missão extremamente perigosa.
Nessa história, a intenção de Gandalf é que Bilbo se torne o gatuno do grupo, aquele que possui habilidade de resolver os problemas mais adversos. E Bilbo, que nunca saiu do Condado e que ama a sua vida confortável, acaba entrando nessa aventura sem acreditar que ele seria capaz de contribuir com algo. Para falar a verdade, nem os anões acreditavam nele, mas, ao longo do trajeto e depois de passar por tantos desafios, ele consegue mostrar o seu valor.
Bilbo aceita ajudar Thorin II, Escudo de Carvalho, herdeiro do trono localizado na Montanha Solitária. Seu lar, há muito tempo, foi tomado por Smaug, o Dragão, por conta de tamanha riqueza presente nas montanhas. Então, Bilbo concorda em ser aquele que vai adentrar as montanhas para recuperar uma joia de extrema importância para os anões.
O desenvolvimento do Bilbo nessa história é simplesmente fantástico! Você vê o crescimento do personagem, seu aprendizado e como todas as experiências o transformam. Literalmente é possível observar o arco do herói nesse personagem.
Eu amo a trilogia de filmes do Senhor dos Anéis, o que já acabou me incentivando a investir na leitura dos livros que embasaram esses filmes e de outros livros do universo criado por J.R.R. Tolkien. A obra retrata com maestria a ambientação dos cenários e as diversas criaturas fantásticas presentes nestes, como elfos, orcs, dragões e até mesmo trolls. E sem dúvidas, atende as expectativas de qualquer público que aprecie a literatura fantástica. Tolkien tem uma habilidade incrível para descrever cenários e personagens. Você literalmente cria o universo inteiro na sua mente apenas com as descrições feitas pelo o autor! É incrível!
Por isso essa leitura foi uma grata surpresa, e ainda me ajudou a entender melhor a própria trilogia do Senhor dos Anéis. E isso não é à toa, já que O Hobbit foi o primeiro livro publicado por Tolkien, em 1937, e, portanto, antecede a famosa saga de fantasia. Aliás, esse livro foi escrito tendo o público infantil como alvo, mas acabou se transformando numa história tão icônica que não existe idade limite para a leitura.
Ademais, é preciso destacar os capítulos que narram o encontro entre Bilbo e Gollum, uma criatura asquerosa e odiosa que vivia numa caverna e que possuía o famoso anel. O diálogo entre esses personagens é muito interessante, especialmente o jogo de adivinhações que eles fazem, para que Bilbo possa sair vivo do local. Essa parte é fundamental para entender o enredo do Senhor dos Anéis e certamente uma das minhas cenas preferidas.
Eu me diverti demais lendo ?O Hobbit?, é uma história muito bem escrita, imersiva, surpreendente e emocionante. Batalhas bem descritas, universo consistente, edição caprichada.
Uma ótima leitura que estou louca para reler.
?O mundo não está em seus livros e mapas. Ele está lá fora.? - Gandalf, O Cinzento
A adaptação do livro para o cinema do Hobbit foi um sucesso incrível e uma jornada emocionante para mim. A equipe de diretores e roteiristas, liderada por Peter Jackson, fez um trabalho incrível ao trazer o mundo criado por J.R.R. Tolkien para a vida na tela. Desde as paisagens deslumbrantes da Terra Média até os efeitos visuais incríveis dos dragões e criaturas fantásticas, tudo foi incrivelmente detalhado e realista. No entanto, algumas pessoas criticam a adaptação por ter dividido o livro em três filmes, e alguns argumentam que algumas partes foram exageradas ou adicionadas apenas para aumentar a duração do filme, como a batalha de Dol Guldur. Porém, mesmo com as críticas, os filmes são bem divertidos e ótimos para passar o tempo.