O Vampiro

O Vampiro John Polidori




Resenhas - O Vampiro


66 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Deni San 05/11/2024

O Vampiro
Depois de tudo que já foi escrito, é estranho ler uma obra tão antiga. Mas ela marca o início de uma tendência. Vale pelo seu caráter histórico.
comentários(0)comente



Marcelo Bacchi 03/11/2024

Vale muito pela história da criação do conto, pelo fato de ser o primeiro, ao menos o vampiro sendo um nobre ou endinheirado. O ritmo achei antiquado. Mas é claro que você não pode esquecer de quando foi criado e publicado, de que não havia quase nada antes ao menos não como esse conto acabou por definir.
Agora é muito doido pensar que todos os vampiros aristocratas que vieram depois são baseados na figura do Byron.
comentários(0)comente



lena 31/10/2024

O Vampiro
Aqui temos o primeiro conto sobre vampiros em que ele é inserido na sociedade, mais antigo que carmilla e drácula. Achei um conto ok, mesmo não sendo aquilo tudo ainda assim temos que reconhecer o peso que ele teve para as adaptações de vampiros que temos até hoje. O que eu mais gostei é como o final é sombrio em vez de ter uma rendição pro vampiro ou o mocinho matar ele no final.
comentários(0)comente



miriamz 17/09/2024

O início de um legado literário
Não possui um grande valor literário, mas tem o mérito de ser uma das primeiras obras sobre vampiro com comportamento aristocrático e sedutor, inspirando Bram Stoker a escrever sua obra prima, Drácula, anos depois. Polidori foi médico de Lord Byron, e numa noite, junto com este, Mary Shelley e seu esposo, Percy Shelley, apostaram entre si na criação de uma obra de terror: Byron não concluiu, Percy não escreveu, Mary criou sua obra máxima, Frankenstein, e Polidori deu vida ao Vampiro e todo seu legado literário posterior.
comentários(0)comente



graazifarias 13/09/2024

Fonte da literatura vampiresca
Conheci esse conto após ler Drácula e Carmilla. Eu li e ouvi o audiobook, porque simplesmente queria absorver melhor essa história, mas falhei com sucesso. Kkk.. pois achei de uma escrita e narrativa bem sonolentas e cansativas, pouco fluidas.

Gostemos ou não, o legado de O Vampiro é inegável, pois foi a primeira narrativa literária a definir a figura que hoje conhecemos como "vampiro": um ser aristocrático e sedutor. Muito autores subsequentes beberam da obra de Polidori ao criar suas próprias versões de vampiros. Então vale a pena conhecer para quem curte clássicos góticos e gosta de histórias sobre vampiros.

CURIOSIDADES:
1. O conto foi escrito durante o famoso verão de 1816 na Villa Diodati, na mesma noite em que surgiu Frankenstein, de Mary Shelley, via desafio.
2. Polidori era o médico particular de Lord Byron, e a obra foi erroneamente atribuída a este poeta;
3. O personagem protagonista Lord Ruthven foi inspirado em traços do Lord Byron;
4. Polidori era depressivo e se suicidou, aos 25 anos, ao ter ingerido cianeto.
maicon.frasson 13/09/2024minha estante
Eu sempre penso nessa história como em Decameron ?


graazifarias 13/09/2024minha estante
Decameron também é assim, um ?sonífero em capa dura?, é? ?


maicon.frasson 13/09/2024minha estante
Naaaooo kkkkk
Me refiro a história por tras da história. Me refiro ao encontro deles nessa vila. O senhor excêntrico, o médico oportunista, o jovem casal desajustado... É Decameron! Kkkk




loyollabritto 28/08/2024

O vampiro
Aubrey, um jovem rapaz inglês, conhece um estranho homem chamado Lord Ruthven e o acompanha em uma viagem. Em certo momento, os dois são atacados por bandidos e Ruthven acaba ferido mortalmente. Antes de morrer, Ruthven pede a seu amigo que não fale nada nada sobre sua morte durante um ano e um dia. Apesar de achar estranho, Aubrey atende ao pedido e regressa a Londres. Durante a viagem, ele se dá conta de que todas as pessoas com quem Lord Ruthven tinha algum envolvimento morriam tragicamente. Após essa constatação, Aubrey descobre que sua irmã está noiva de um homem e, surpreendentemente, esse homem é... Lord Ruthven!
comentários(0)comente



Leticia08 26/08/2024

?
Eu esperava bem mais deste conto, serei repetitiva aqui, um dos primeiros contos de vampiro da forma que conhecemos hoje em dia e... quase nada me foi entregue.
Achei a ambientação fraca e a história corrida demais, personagens estranhos apesar de entender a época em que foram escritos.
Se comparado com Frankenstein não chega nem perto da grandeza de escrita.
Não recomendo a leitura, apenas se for para tirar a curiosidade sobre a escrita do autor.
Paulascrap 10/10/2024minha estante
mas é um conto não tem como comparar com uma obra completa como Frankentein, mas ao ler Drácula podemos verificar a semelhança em todos os aspectos citados., o que torna a obra bem mais grandiosa




tonchiton 02/08/2024

ABSOLUTE CLASSIC BOOK
O Vampiro, de John Polidori, é o primeiro conto literário com a figura de um vampiro. O conto narra a história de Aubrey, um jovem órfão e rico que em suas vivências de um jovem do século XVII conhece Lord Ruthven, um homem atrativo e misterioso que vai se revelando a Aubrey uma pessoa, ao menos, incomum.

Essa história apesar de ser o primeiro conto sobre vampiros, têm quase todas as características principais que um vampiro moderno do imaginário popular têm. O que mostra que essas histórias já eram partilhadas entre as pessoas da época e de antes, de outras formas distintas da literatura. O Vampiro de John Polidori é macabro, ainda mais tendo em vista sua época, com ideias que prendem a atenção e instigam sutilmente, para nossa sociedade atual, até mesmo reflexões sobre a época em que a história é ambientada.
graazifarias 22/08/2024minha estante
Você leu Carmilla? Acabei de ler e vou partir pr'O Vampiro.


tonchiton 25/08/2024minha estante
Não li! Mas é a próxima leitura que quero fazer. O que você achou de Carmilla?




Lord.Asura 25/07/2024

O Vampiro - John Polidori
Um conto curto, porém instigante e até calmo se comparado ao que temos hoje em dia quando o assunto são vampiros. Não se tornou um de meus favoritos, mas eu, como um grande admirador do arquétipo vampiresco, considerei a leitura gratificante e enriquecedora.
A obra se trata de uma das primeiras histórias que transformaram o vampiro, que originalmente eram apenas monstros hediondos e sedentos por sangue, em humanóides aristocratas reclusos, sedutores, misteriosos e sombrios, arquétipo esse de que gosto bastante.

Recomendo a leitura àqueles que possuem um interesse pelo arquétipo vampiresco.
comentários(0)comente



Daniel.Alcantara 01/07/2024

Frustração e Medo
Um livro assustador que pode ser lido facilmente durante uma tarde. Por não ter subdivisão de capítulos, sendo mais propriamente um conto único, torna-se ainda mais fácil de perceber algumas alíneas desenhadas não claramente, mas que podem ser extraídas com um conteúdo geral do conto do Vampiro.
O final do herói na loucura deixa o conto ainda mais intenso. Quase um conto de Poe.
comentários(0)comente



Saulo106 04/06/2024

Sombrio
Pra quem gosta de literatura gótica é um presentão: além da curiosidade de ser a primeira aparição do vampiro na literatura, é absolutamente bem escrito, com descrições lindamente detalhadas dos cenários e dos personagens. Ele serviu de inspiração, entre outros vários escritores, para Bram Stoker na composição de Drácula, com o qual há várias semelhanças, principalmente no seu caráter animalesco e sedutor. É um conto sombrio e envolvente!
comentários(0)comente



Loanfi 03/05/2024

Gostei
Eu adoro histórias com vampiros! Sejam clássicas ou contemporâneas. Então, com esse livro, não foi diferente.

Fiquei a leitura toda horrorizada e ansiosa para saber o que iria acontecer. Eu leria vários outros livros desse vampiro. Achei interessantíssimo e gostaria de mais explicações e detalhes.

É uma leitura rápida e instigante. Não entrou para as minhas favoritas, mas definitivamente vale a pena.
comentários(0)comente



sarah 21/04/2024

é um conto muito legal, e acho que deveria ser considerado obrigatório para quem se interessa na literatura gótica!
comentários(0)comente



yvnvitx 15/04/2024

O Vampiro, de John Polidori
Narrativa breve e simples, conta a história de como Aubrey descobre que um aristocrata rico de seu círculo social é um vampiro s seus esforços para impedir que Ruthven faça mais vítimas.

O conto é tido como a primeira história de vampiro produzida por um escritor e é fruto da mente de John Polidori, médico de Lord Byron.
comentários(0)comente



lila22 09/04/2024

O Primeiro Vampiro
Lorde Byron devia ser muito CHATO mesmo

Perseguiu o cara, levou anos só para pegar UMA moça (irmã do cara) e matar ela, poxa que EMPENHO
parabéns.
comentários(0)comente



66 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR