Surpreendente!

Surpreendente! Maurício Gomyde




Resenhas - Surpreendente


416 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Amanda 01/12/2023

Bem fraquinho
Antes de mais nada, devo dizer que eu pensei que eu ia adorar esse livro. Um livro falando sobre cinema? Pensei que não teria como não gostar, mas não foi isso o que aconteceu.
A escrita é até que boa e o começo instiga bastante, mas conforme os capítulos vão passando vai tudo ficando muito exagerado e inverossímil, diálogos tão clichês que me fizeram revirar os olhos. Teve cenas que parecia que eu tava assistindo uma novela mexicana. E ainda tem o fato de ser uma cambada de gente com +25 tendo atitudes de adolescentes inconsequentes, o Pedro mesmo me irritou diversos momentos.
O final foi tão corrido que fiquei com raiva até da vó dele que nem bem aparece, mas abriu a boca pra mexer num assunto que não era nem dela kkkk
Acho que faltou mais desenvolvimento dos personagens e ser uma história mais pé no chão, algo que a gente lê e que seja fácil de imaginar acontecendo na vida real. Acredito que situações e diálogos mais palpáveis fariam toda a diferença.
Enfim, não deu pra mim!
comentários(0)comente



Wanessa_Gabriela 13/11/2023

Todos os meus medos reunidos em um livro só, e uma pergunta:
Por que temê-los?
.
.
O livro veio como uma bomba pra mim. Passei quase todo ele angustiada. Nem mesmo a possibilidade de um romance fofinho me fez desapegar da questão. Mas se tem uma coisa que sei que funciona é não desistir de um livro para realmente ter certeza de que foi negativo ou positivo.
.
Com Surpreendente! eu aprendi que as nossas angústias só nos faz viver um pouco menos. Chorei a última parte do livro do começo ao fim. Foi triste, feliz, revoltante, lindo, ideal, surreal? surpreendente.
A road trip foi insana e maravilhosa, mas também bem ?bom mocismo sessão da tarde?, que as vezes peca pra o inacreditável.
Me apeguei fortemente a S Carlo, e depois do plot? aí diga que lascou. As personagens foram construídas muito sob a visão e em prol do Pedro, ainda assim ficaram muito boas!
.
O amigo que me emprestou esse livro me perguntou se a indicação foi boa. Sim, amigo! Foi a melhor que poderia ter sido pois me fez perceber que se eu continuar com medo, como vou viver independente deles? Como farei algo que não seja sempre pautado nessas questões?? Se meus medos tiverem de ser concretizados, não será minha recusa interna que irá afastá-los. Então, sim, foi uma ótima indicação a partir do momento que resolvi abrir minhas asas e soltar minhas feras.
comentários(0)comente



Zé Vinicius 09/11/2023

Legal
É um livro bem legal de se ler, mas o personagens como um todo são um pouco rasos kkk, eu gostei bastante do personagem principal e toda sua trajetória. Trás uma sensibilidade grande por conta da condição genética do protagonista fico feliz por isso não tornar o livro chato ou penoso!
comentários(0)comente



Caroline990 03/10/2023

"Surpreendente" me surpreendeu em vários aspectos
Durante 5 anos eu tentei ler "Surpreendente" como minha primeira leitura do ano, eu lia 10 páginas e desistia. Agora em setembro, coloquei como lei que não iria iniciar outro livro enquanto não terminasse este.
"Surpreendente" conta a história de Pedro, formado em cinema que está ficando cego. Ele então, tem uma jornada com os amigos para fazer o futuro filme ganhador do prêmio Cacau de Ouro. Os capítulos são curtos e depois de um tempinho a leitura se torna bem fluida.
Durante o livro, conhecemos Fit (melhor amigo), Mayla (melhor amiga) e Cristal (nova paixão de Pedro), ambos entram na aventura de Pedro sem questionar, ajudando o amigo a realizar seu sonho.
Enquanto lemos, o livro nos revela alguns plot twist *ALERTA SPOILER*, como Pedro descobrindo ser adotado, a visão dele durando apenas dois meses e ele conhecendo o pai biológico. Agora vamos as considerações.
O início não me pegou muito, mas depois da briga no restaurante do pai de Pedro, o livro me prendeu. Achei a relação de Pedro com seu pai muito bem explorada, mas faltou interação entre Pedro e a própria mãe. O relacionamento de Pedro e Cristal é acelerado, o início é muito fofo, mas depois de dois encontros (e uma experiência de quase morte), Cristal já diz "eu te amo", acho que poderiam ter aprofundado um pouco mais os sentimentos de Cristal por Pedro.
As revelações finais sobre ele ser adotado e conhecer o pai biológico achei que foi pouco explorada e de uma resolução muito rápida, entendo que o autor provavelmente estava tentando terminar logo o livro, mas faltou tempero (embora eu imaginei que se demorasse mais de dois capítulos para se resolverem eu também iria cansar).
"Surpreendente" é muito bom para ter uma leitura leve, calma e que queira focar em situações do cotidiano e na amizade. Recomendo o livro para os que querem este tipo de leitura ou desejam experimentar algo diferente. Gostei mais do que esperava do livro, mesmo tendo demorado tantos anos para iniciar e pegar o caminho do livro com ele
comentários(0)comente



Maurilo.Borges 18/09/2023

Choreeei!
Um livro ótimo onde podemos entender o verdadeiro significado da palavra amizade, e o melhor de tudo, um livro nacional! 10/10
comentários(0)comente



Milla Cinemaniac 17/09/2023

Um rapaz apaixonado por filmes e cinema, mas que descobre que está gradualmente perdendo a visão.

Em breve ele ficará cego, mas não sem antes descobrir um importante segredo de família.
comentários(0)comente



gabzsch 13/09/2023

Apenas perfeito, não há palavra que descreva melhor.
Primeira vez que li um romance romântico na minha vida, e foi uma baita de uma boa escolha. Que livro fantástico.
Eu me senti completamente apegado aos personagens principais nas primeiras aparições deles. Me senti conectado com eles em poucas páginas.
Do momento em que comecei não consegui parar de ler. Tanto que li de uma só vez. O livro é maravilhoso e prende a atenção a todo momento e te faz querer saber o que vai acontecer.
O casal principal é lindo e crível, você sente os dois realmente se amando de uma forma natural e muito bonita.
Eu amo essa história e amo esses personagens. Simplesmente maravilhoso.

PS: fui seguir o autor no Instagram e ele me seguiu de volta. Muito gente fina um beijo Maurício Gomyde tmj tu escreve muito bem!!
Maurício Gomyde 15/09/2023minha estante
Maravilha, mestre! Tamo junto! Quando a conexão com os personagens se estabelece logo de cara, isso é um baita passo para que a leitura seja prazerosa. Valeu!




Marcela.Franzol 10/09/2023

Um livro surpreendente!
Assim como o título dele o livro é surpreendente! Sinceramente um dos livros mais legais que eu já li, e acho incrível o jeito brasileiro de ser de conseguir falar e tratar uma história ?triste? de um jeito leve com acontecimentos inesquecíveis e com muita risada que assim como o personagem principal disse com CERTEZA eu lembrarei desse livro no balanço que a gente faz no ano novo!
Maurício Gomyde 11/09/2023minha estante
Muito obrigado, Marcela! Fico feliz por saber que o livro segue surpreendendo muita gente. Obrigado por ler e compartilhar suas impressões. :)




Monyque 25/07/2023

Você persiste ou desiste dos seus sonhos?

Pedro foi diagnosticado com uma doença degenerativa que o levaria à cegueira e conviver com isso era sua maior angústia, principalmente devido aos comentários de pessoas próximas que viviam dizendo para ele desistir do sonho de produzir um longa metragem, pois era questão de tempo para não mais enxergar.
Mesmo com pouco incentivo Pedro foi em busca de realizar seu sonho antes que o pior acontecesse, porém o seu maior desafio era compreender que o mais importante é enxergar com os olhos da alma!
comentários(0)comente



Anab 22/07/2023

Surpreendente mesmo
Conheci o autor na maratona alguns anos atrás e finalmente peguei o livro para ler!
Gostei muito dos personagens, dos diálogos (várias frases para parar de ler, olhar pro teto e refletir a vida) e do desenrolar da história.
Tirei uma estrela porque não gostei de como o Pedro lidou com o segredo da avó dele (me irritei) mas no fim acabei chorando e com o coração super quentinho!
Vale falar também do trabalho incrível feito nessa edição do livro. A página em preto (quem leu, sabe) me deixou com o coração na mão.
comentários(0)comente



DAbora311 19/07/2023

O começo eu estava bem empolgada, pois eu gostei das ideias do Pedro para os filmes que ele produz e achei que ele é um cara de coração enorme, muito engajado em causas sociais, mesmo sendo privilegiado financeiramente. Depois eu desanimei, o livro não tem muito aprofundamento nos assuntos abordados, tudo muito raso. Eu gostei do final, porém previsível.
comentários(0)comente



i_francasz 18/07/2023

Esperava mais?
A história é interessante porém demorou muito para fluir, quando fluiu já tinha perdido a graça e o contexto, porém o jeito com que os personagens lidam com as situações e dificuldades é o que salva o livro.
comentários(0)comente



Heloiupy 13/07/2023

Título perfeito
Surpreendente!, de Maurício Gomyde, editora Intrínseca, 2015, 272 páginas. Este livro se encaixa em várias categorias do Desafio Literário: capa azul; tem conflito de geração; é um cenário brasileiro; tem um personagem diferentão; é uma história água-com-açúcar. Amei cada pedacinho deste livro, acho que li no tempo certo. É de um cineasta iniciante que está ficando cego e, tudo está dando errado na vida dele. A primeira cena do livro já é ele se despedindo do mundo frente ao abismo de uma cachoeira, uma descrição que já deixa o leitor sem fôlego. Pra mim, não teve um personagem marcante, mas o tipo de narrativa (onde várias peças vão se encaixando perfeitamente e vários plots vão acontecendo) e a trilha sonora e cinematográfica (que devem ser degustadas ao longo da leitura) é que o torna tão surpreendente... amo muito tudo isso!!! A cachoeira me lembrou o Georg, o Rei da floresta, mas brincadeiras à parte, toda essa forma de narrativa (já disse que é meu tipo preferido, né) me lembrou muito os filmes Forrest Gump e Quem quer ser um milionário?, onde os acontecimentos vão sendo revelados aos poucos e, cheios de surpresas no caminho. Depois dessa primeira experiência, me deu muita vontade de ler os livros Talvez um dia, da Colleen Hoover, e Carta de amor aos mortos, de Ava Dellaira, que também contam com uma trilha sonora escolhida a dedo. Recomendo a qualquer leitor, especialmente àquele que ainda não desenvolveu um perfil literário, mas sei que essa história vai agradar e divertir a todos! É uma história de superação, juventude, cinema, família, romance, viagem, aventura, segredos, música e lição de vida... daquelas que sempre dão um quentinho no coração. Quero ler mais livros desse autor... acho que o próximo será A máquina de contar histórias. Com certeza, é 5 estrelas favoritado!!!
Maurício Gomyde 13/07/2023minha estante
Muito obrigado por suas palavras! Sim, não deixe de ler "A Máquina de Contar Histórias". Meu próximo título, que será lançado na Bienal RJ 2023, é o Livro1 de uma trilogia que é um spin-off da Máquina. O nome é "Vida Becker e a Máquina de Contar Histórias". :)




mydiangeloromance 06/07/2023

Eu gostei muito desse livro, mas ainda esperava mais dele.
É uma história que prende muito, os capítulos curtos ajudam muito nesse quesito da trama ser mais envolvente. Os personagens são muito carismáticos e com muita personalidade, eu adorei muito cada partezinha da Cristal!!
O livro em si, tem uma mensagem sobre a vida que eu achei muito bonita. Sobre independente das suas dificuldades, você nunca deve desistir daquilo que você ama de corpo e alma.
comentários(0)comente



416 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR