Ellen - @anotacoesliterarias 15/12/2020Sabe aqueles livros que ficam encalhados na estante e quando você começa a ler se pergunta porque não leu antes? Então, foi o meu caso com esse livro, que mexeu muito comigo.
Aqui vamos conhecer a história do Pedro que sofre de perda degenerativa da visão e que é apaixonado pelo cinema. Recém formado, ele sonha em ganhar o prêmio Cacau de ouro, mas após ficar em quinto lugar na última premiação, ele desiste do seu último roteiro e decide recomeçar um do zero, só não sabe como.
Pedro acredita que a música, a literatura e o cinema podem transformar uma pessoa, então, enquanto ele não se consolida na profissão, ele vai semeando arte trabalhando numa locadora da periferia e num cine clube do centro, onde indica grandes clássicos do cinema (o livro é cheio de referências e indicações de filmes).
Pedro é um otimista, mas um incidente faz ele deixar de acreditar de si mesmo e o leva a desistir do seu sonho, mas Fit seu melhor amigo o lembra de como aquele sonho era importante para ele, e assim, Pedro, Fit, Mayla e Cristal partem numa viagem para gravar o curta que vai levar Pedro a concorrer o Cacau de ouro.
Mas, enquanto seus amigos acreditavam que essa viagem tinha o único objetivo de gravar um filme, pro Pedro ela significava muito mais, era uma busca por respostas e por um milagre, que terminou com muito mais perguntas, angústias e conflitos.
Surpreendente é uma leitura fluída, envolvente, com muitas referências cinematográficas. Uma história que fala sobre a amizade, cumplicidade, sonhos e de como é importante ter alguém que acredita e apoia nossos sonhos.
Todo mundo merece ter um amigo como Fit, um amigo que acredita e apoia seus sonhos, mesmo quando você deixa de acreditar neles.
Esse livro mexeu muito comigo e me emocionei com a história do Pedro, o final pode ser clichê, mas o desenvolvimento da história é surpreendente.