A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo




Resenhas - A Moreninha


977 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Lilian.Araujo 20/01/2022

Um clássico da literatura nacional. Eu havia lido na 7ª série. Amava todas as obras do Romantismo. Hoje, no entanto, com outra percepção e mais maturidade, percebo que as obras do Romantismo não me causam mais deslumbre. Elas são mais machistas, elitistas e com mais pensamento escravocrata do que a maioria das obras da segunda metade do Século XIX, que já inauguram o Realismo.
comentários(0)comente



Marisa.Olegario 18/01/2022

Leitura fácil e agradável
Primeiramente, para a pessoa que se propuser a ler esse livro é preciso que saiba de duas coisas:
1. É um livro de época, então a linguagem é difícil de compreender às vezes, existe uma quantidade enorme de palavras incomuns hoje em dia, o que faz com que seja necessário ter um dicionário à mão;
2. O gênero textual é romântico. E não necessariamente no sentido de "uma história de amor", mas sim de escola literária. Nesse caso, é muito bom para quem não conhece as principais características desse tipo de livro pesquisar antes, pois assim a leitura flui melhor.
Além disso, também é bom pesquisar o contexto histórico da época.
Com esses passos o livro pode ser muito bem aproveitado, porque tem uma fluidez muito gostosa. O enredo é interessante, apesar de comum; os personagens principais são cativantes e bem escritos; a história é bem encadeada, tudo o que acontece tem um motivo, revelado mais tarde; o livro é bem humorado, desde o prefácio.
Leia, você não vai se arrepender!
comentários(0)comente



Duda 11/01/2022

gosto de pensar que, numa versão atual, moreninha usaria all star vermelho por baixo do vestido e tocaria guitarra
sophi :) 26/01/2022minha estante
KAAKWKDJSKA SIM




Dedeia 09/01/2022

Bom!
Por ser um livro clássico escrito em 1844, tem um português muito complicado e extenso? maaas isso não impede o livro de ser um romance muito bem construído.
comentários(0)comente



Aninha52 05/01/2022

a mocinha que corrige o cafajeste, da "antiguidade"
Maldade obrigar adolescentes a ler esse tipo de livro :(

A história tem como tema central o amor entre Carolina e Augusto: idealizado, puro e platônico. O livro se passa durante um final de semana e gira em torno de uma aposta feita entre amigos. Augusto é aparentemente um namorador incorrigível, então Filipe o desafia a conquistar uma moça no feriado, mas sem se apaixonar. Se conseguisse, Filipe deveria escrever um romance contando os fatos, caso contrário Augusto faria isso.

O vocabulário é um pouco difícil mas nada que atrapalhe muito a fluidez da leitura. É um livro do século XIX, então não é possível julgar os costumes demonstrados com base na nossa cultura de hoje, mesmo assim fiquei incomodada com algumas coisas (a diferença de idade entre os protagonistas, por exemplo). Não entendi muito bem o que o autor quis passar (tlvz eu seja burra) mas sua intenção era retratar os costumes da alta sociedade da época, então para eles deve ter sido interessante acompanhar, como uma novela kjkjkk.

Foi o primeiro clássico da literatura brasielira que não me dei bem, mas se você não prestar muito atenção até pode se surpreender com o plot twist e se divertir um pouco.
comentários(0)comente



lifeofbeu 02/01/2022

Gostei tanto do livro quanto do filme. O filme tem basicamente todos os diálogos dentro do livro.
O livro em si pode parecer um pouco difícil de ser lido no início, porém depois vai ficando mais fácil o seu entendimento. Um livro curto que pode ser lido em uma semana ou dias pra quem tem costume, eu já demorei um mês, pois lia poucas páginas por dia.
Recomendo demais pra quem está começando a ler e quer ler clássicos brasileiros.
comentários(0)comente



aslan 31/12/2021

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
comentários(0)comente



Amanda 31/12/2021

Li pela escola
Só li esse livro por conta da escola, ent já n foi uma leitura tão gratificante. Mas no geral, eu até gostei, pensava que ia ser bem pior. N é o tipo de leitura que eu leio normalmente.
comentários(0)comente



Tramos194 30/12/2021

Eu ia dar duas estrelas mais eu gostei do plot twist, a história em si não me chamou muito atenção, além de ser muito lenta.
comentários(0)comente



luiza 29/12/2021

Muito legal e engraçado, achei tão estranho a Carolina ter a minha idade e já casar com um cara de 23, inclusive aquela cena que ela mostra as bonecas pro principal foi muito bizarra pra mim, mas relevei por causa da época que foi escrito.
comentários(0)comente



Camila.Moreira 29/12/2021

A Moreninha
Um romance "bobinho" e inocente. Com uma linguagem de época, um pouco difícil, mas rápido de ler já que é curtinho. Relembrou os tempos de escola.
comentários(0)comente



Polly 28/12/2021

Leitura rápida e gostosa, apesar de ter um vocabulário um tanto complicado. Um romance bem brincalhão eu poderia dizer.
comentários(0)comente



Maria_Flavia 25/12/2021

Gostei do livro, confesso que li por causa da escola. A linguagem da época dificulta um pouco, mas nada que atrapalhe.
No final gostei bastante da obra, principalmente porque ela foi uma das pioneiras do romantismo aqui no Brasil.
comentários(0)comente



Lizterária 24/12/2021

Cuidado com anacronismo...
Obra escrita por volta da metade do século XIX, é de se esperar a presença de aspectos sociais e culturais de uma época que não faz mais sentido atualmente.

É desconfortável a diferença de idade entre o casal principal e o período de escravidão ainda vigente, mas como dito no título da resenha, cuidado com anacronismo. Isso quer dizer que não faz sentido ler uma obra do século XIX com os olhos de uma sociedade e cultura do século XXI.

É preciso sim olhar as problemáticas, mas entender que o período, os aspectos culturais, sociais e linguísticos influenciam completamente na construção do livro.

Tirando todas essas questões, gostei do livro e da narrativa... Tinha grande espectativa de ler este livro e me foi entregue um romance bem mamão com açúcar que gosto bastante!
comentários(0)comente



Mary 13/12/2021

O único ponto problemático é a diferença de idade do Augusto e da d. Carolina mas a história é um romance leve, com um pouco de drama e apaixonante! Amei os plots twist que tiveram ao longo da trama. Sou apaixonadaa!
comentários(0)comente



977 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR