spoiler visualizarFelipeV.Santana 07/03/2023
Grande obra, grande enredo, grande escrita, grande TUDO.
Inexplicável. Vocês podem estar achando estranho as 4 estrelas, ao mesmo tempo em que favoritei. Vou explicar.
O livro é simplesmente inesquecível; inenarrável numa resenha como a minha, que sou apenas um leitor comum. O autor faz uma obra tão completa, mas tão completa, que se torna maçante às vezes. Pois é, kaka. O livro, por ser muito completo, traz fatos históricos e informações detalhadas a fim de contextualizar o cenário para que você tenha facilidade de imaginar a Paris daquele século o que, por muitas vezes, acaba sendo chato de entender.
Sobre a história, muitos alegam que fala sobre Jean Valjean, e realmente ele é, sem sombra de dúvidas, o personagem mais importante e ilustre do livro. Mas vale ressaltar também que o livro em si traz uma reflexão muito pertinente, que citarei mais tarde. O livro fala sobre vários personagens que, ou já são miseráveis, ou se tornaram miseráveis. Dentre eles temos uma prostituta, um ex-presidiário, criminosos etc. Ao longo da história, cada um deles se encontram de uma certa forma e, de certa forma, às vezes mesmo sem querer, acabam por se ajudar.
Ao longo da trama, Jean Valjean, um ex-presidiário e forçado das galés por roubar um pão, é perseguido pelo inspetor Javert (o antagonista da história), que o vê como um criminoso perigoso e implacável. Temos também Fantine, uma prostituta que oferece sua filha, Cosette a um casal para que eles a cuidassem, mas Cosette acaba sofrendo incansavelmente por eles. Praticamente sendo escravizada. Dentre outros personagens.
Sobre a reflexão, o livro aborda temas como amor, sacrifício, amizade e fé, mostrando como esses sentimentos podem ser fortes o suficiente para transformar a vida das pessoas e ajudá-las a enfrentar os desafios da existência. Também fala sobre a injustiça, perdão e como a miséria, na visão de Victor Hugo, pode ser o motivo dos males da sociedade. Fala sobre como uma pessoa miserável, para se socorrer de tal condição, utiliza meios, até mesmo criminosos ou sujos, para sua sobrevivência na sociedade.
Claro que tenho minhas divergências, mas não diminuiu em nada na minha experiência. O livro me fez sentir raiva, medo, alegria, tristeza e tudo o que eu poderia ser capaz de sentir. O final, então, nem se fala... As lágrimas nas páginas já contam a história por mim.