Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz




Resenhas - Os Miseráveis


2315 encontrados | exibindo 601 a 616
41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 |


Lucília 17/03/2023

Essa obra de fato tem que ser lida. Publicada em 1862, há mais de um século e meio, é atualíssima. A história e as reflexões do autor nos fazem sensibilizar, ter empatia pelos pobres miseráveis, bem como odiar certos deles. É bem verdade que o autor tem muitos momentos de aprofundamento de certos temas, deixando a história de lado para explorar por páginas e páginas um tema transversal a algum momento o que por vezes é um pouco cansativo, mas isso não tira o brilho dessa obra. Temos aqui personagens incríveis, reviravoltas e um protagonista que ganhou meu coração, Jean Valjean, herói de muitas faces. Eu queria muito terminar, agora quero reler algumas partes específicas e fazer muitas marcações, porque sim, acabei comprando o livro físico.
comentários(0)comente



Livinha 14/03/2023

Te amo, Victor Hugo, te amo ?
Ler ?Os Miseráveis? sempre fora um sonho muito distante. Tanto pela quantidade de páginas, quanto pela leitura densa. Cá estou eu, 6 semanas depois, finalizado a leitura dos meus sonhos. Mas vamos à resenha.

Uma obra de um narrador onisciente, trazendo em cena o indivíduo juntamente com o contexto histórico social da França da primeira metade do século XIX. Uma narrativa ondulante, frente a um lirismo romântico, que traz emoção a cada vírgula e a cada discurso. Você chora, se angustia, tem raiva (e chora de novo).

Victor Hugo disserta acerca do paradigma classicista da França pós Revolução Francesa, assim como a supremacia do legalismo sobre a justiça, encenada por Javert; bem como a diferenciação da ética kantiana (fazer o que deve ser feito) sob a ética utilitarista (fazer o que é melhor para a maior quantidade de pessoas) vivenciada por Jean Valgean.

Em ?Os Miseráveis?, Victor traz de volta o pensamento progressista: a humanidade encontra-se devorada pelas ?trevas? (que são alimentadas pela ignorância) e, consequentemente, aumenta a intensidade dos estresse de minorias/vulnerabilidades sociais. Só se sai das trevas a partir da ciência/ civilização/ revolução/ progresso. Nisto, o autor é MUITO crítico.


Não é um livro facil. Como bem sabemos, Victor traz longas digressões, como a Batalha de Waterloo e quando levou mais de 20 páginas para dissertar acerca do esgoto da França. Não é um livro para ler por dizer que leu. É um livro que, sendo bem aproveitado, vai mudar sua vida e a forma como você a vê. As memórias que a leitura do livro me ocasionou foram magníficas. As lições morais e o discurso que Victor Hugo trouxe sobre a caridade voluntária é EXÍMIA e muda completamente a forma de você olhar o outro. Você sai outra pessoa após lê-lo. Sou uma pessoa muito mais feliz comigo mesma e vejo as pessoas de outra forma após essa leitura.
comentários(0)comente



luca.quintero 13/03/2023

Os miseráveis
Foi uma leitura obrigatória, mas uma das melhores que já pude ter. simplesmente é extremamente bom. quem traduziu e adaptou essa obra tao clássica fez um trabalho incrível
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 13/03/2023

A história é passada na França durante o século XIX, os cenários são descritos com extrema riqueza de detalhes. O protagonista, Jean Valjean, é um homem comum que se vê obrigado a alimentar a sua família faminta e, para tanto, rouba um pão da vitrine de uma padaria. O jovem é condenado a cinco anos de prisão por furto e arrombamento.
O passado do rapaz era trágico: Jean ficou órfão de pai e de mãe quando ainda era criança, tendo sido criado por uma irmã mais velha que já tinha sete filhos. Assim que a irmã fica viúva, o irmão torna-se o arrimo da família.
Como tenta inúmeras vezes fugir da prisão e tem um notável histórico de mau comportamento, Valjean é condenado a trabalhos forçados por dezenove anos.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788544000007
comentários(0)comente



Nathalia859 12/03/2023

Quis muito ler essa história por causa do musical de 2012, mas é nítido que esse livro é só um resumo da história original.
O livro, para mim, não foi tão impactante ou emocionante quanto o filme. Não aprofunda muito as questões que são apresentadas.
Foi só um gostinho do que o calhamaço pode ser.
comentários(0)comente



rapha14 12/03/2023

É um livro maravilhoso. Tem umas partes que a narração é enrolada, mas em outras é bem legal ver tudo se conectar. O desenvolvimento dos personagens é perfeita, todos são muito bem construídos. A trajetória toda da história é incrível e eu senti mil emoções enquanto lia. Vou confessar que não me importei tanto assim com o romance da Cosette e do Marius, mas gostei muito de tudo num geral. Acho que o maior problema é essa enrolação na narração mesmo. Já tem dias que eu terminei e simplesmente não consigo parar de pensar nesse livro, ele é fantástico. Vale muito a pena ler, não deixe o tamanho dele te intimidar!
comentários(0)comente



Vinha 10/03/2023

O maior clássico da literatura de todos os tempos
Se não tivesse lido uma adaptação desse livro ainda na adolescência, talvez eu fosse uma pessoa bem pior do que sou hoje. E agora lendo o texto integral, pude ter uma experiência ainda mais intensa e revolucionária. Esse livro molda caráter e não à toa é, na minha opinião, o maior clássico da literatura de todos os tempos. Todos deveriam ler.
comentários(0)comente



daviduartefs 09/03/2023

Livro de muitas reviravoltas.
O livro mostra injustiças sociais que causam incômodo, mas o amor e a gratidão tornam um livro muito especial para mim.
comentários(0)comente



Isadora 07/03/2023

Uma versão dos miseráveis
Eu sempre quis ler a obra original, mas estava sem tempo então resolvi ler essa adaptação.
e ela é sensacional!!

mantém a essência de Victor Hugo, focando nas percepções e sentimentos dos personagens.
resumindo para facilitar a leitura mas sem deixar a linguagem banal e a história com brechas.

recomendo!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Abvntra 06/03/2023

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . .
comentários(0)comente



Niv 06/03/2023

Depois de anos, concluído
Demorou alguns anos, mas leitura finalizada.
O autor divaga muito em aspectos históricos as vezes, não me incomodou. Gostei muito da leitura, mas por ser densa e cansativa parei antes do final e demorou muito tempo pra eu voltar para esse livro (deu ressaca antes do fim).
Eu adorei o Jean Valjean e o Gavroche. Foram os personagens que mais gostei de acompanhar. E acho que senti mais raiva dos Thénardier do que do Javert durante toda a história. Acho que o Javert é uma figura bem clara do que é acreditar em um sistema de justiça que na verdade não é justo, mas é uma ideologia e ele é moldado para acreditar.
Praga.Enzo 21/03/2023minha estante
O meu tá completando aniversário aqui kkkk Não dei conta. Parei na metade. Quem sabe um dia volto?


Niv 21/03/2023minha estante
É sofrido, mas vale a pena




Mirela42 03/03/2023

Meudeusquetristeza
Foi a melhor obra que já li em toda a minha vida, eu simplesmente não tenho palavras pra descrever o quão incrível eu o achei. Estou tremendamente devastada por conta da obra.

(esse livro é perfeito pra quem gosta de entender um pouco mais sobre a asfixia social, eu realmente recomendo MUITO)
comentários(0)comente



CUNHA 03/03/2023

Apenas se apaixone pelos personagens
Agora sim o verdadeiro significado de clássico. Que experiência de leitura!! Você se conecta a todos os personagens, com suas dores, felicidades, ambições e dores, acompanhando eles na dolorida França da época e afim de entender o que é o ser humano, que nem todo mundo é bom e solidário e que mesmo sendo, ás vezes a vida machuca tanto que é preciso se virar para sobreviver. A minha única crítica é que muitas vezes o autor faz uma descrição de umas 250 páginas para algo que o leitor entenderia com 10, o que é beeem cansativo.
comentários(0)comente



amanda 03/03/2023

Não tenho palavras capazes de descrever o quão feliz estou por chegar no fim deste livro rs.

Foi uma jornada imensa, cheia de altos e baixos, mas que sem dúvidas valeu a pena.
Acompanhar a vida de Jean Valjean e de todas as pessoas que cruzaram seu caminho é uma experiência que só quem viveu sabe kkkkk
Minha personagem preferida é de longe a Fantine. Comecei o livro muito empolgada e seus desafios, sofrimentos e ingenuidade me marcaram de forma absurda. Gigante.
Depois Victor Hugo insiste em fazer muitos parênteses e digressões com histórias e descrições que se alongaram muito mais do que o necessário. Minha sorte é que eu sou completamente apaixonada por Paris, então pra mim foi mais tranquilo saber minúcias da cidade e seus costumes.
VH é muito prolixo, deixando evidente que o livro foi escrito em uma época em que as pessoas não tinham tanta pressa pras coisas rs. Mas mesmo assim a história é muito atual. Gavroche é outro personagem que me conquistou. Ele tem o espírito livre e esperto de muitos garotos que lutam pra sobreviver nas cidades e existem até hoje.
Marius e Cossette não me conquistaram muito, mas o final com Valjean deixou meu coração quentinho.

O livro com certeza exige bastante, não é fácil, mas a essência da história é incrível. Eu talvez recomende, pra quem não é de ler muito, a leitura de alguma versão reduzida, porque embora VH tenha seus devaneios, os miseráveis são incríveis e não podem ser esquecidos ?
comentários(0)comente



2315 encontrados | exibindo 601 a 616
41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 |