Thay262 08/04/2023minha estanteEu acho que todo mundo tem um pouco de Javert dentro de nós, alguém que julga os erros dos outros só porque não os cometeu em sua própria vida, que vê o outro como menos merecedor e vagabundo só porque tem uma história de vida e tomou caminho diferente, e não percebe que está errando ao julgar. Alguém que julga sem se colocar no lugar do outro.
Mas essa é a beleza de Os Miseráveis, faz agente reconsiderar muitas coisas. A beleza do livro é mostrar que as pessoas (várias delas) são resgatáveis quando agente olha pra elas com misericórdia como fez o Bispo de Digne com Jean!
E essa livro também me fez pensar que, ok que não somos responsáveis pelas escolhas individuais de cada um (realmente não somos), mas somos responsáveis quando vivemos numa sociedade que permite que mazelas e situações deploráveis aconteçam justamente com quem já está numa situação de vulnerabilidade (nesse caso, somos coniventes com uma sociedade que permite tais barbaridades justo com quem já está sofrendo).
Esse livro também mudou muito meu olhar!! Meu favorito!!