spoiler visualizarEmilli 13/06/2023
O que tem por trás do livro "Senhora" ??
O livro Senhora, escrito por José de Alencar, de 1875, é um romance considerado de época. Retratando bem, o tempo que os personagens viviam, em relação a sociedade daquela época, em seus costumes rotineiros e como se comportavam.
É compreender a obra, e entende-lá.
O romantista brasileiro, conta a história entre Aurélia e Seixas, onde nequele tempo erá algo muito normal, casamentos por conveniência, entre famílias, na qual muitas moças se casavam por acordos realizados, (dotes) para os pretendentes, contias que levariam as moças ao casamento.
Eram jogos de interesse, entre muitos da sociedade, e a classe sócial contava muito, até em relação aos casamentos.
Aurélia era uma moça bela, e desejada por muitos da sociedade, já experimentou o gosto de ser pobre, e rica, durante sua vida...
Ao receber a herança, na qual erá dada como sua, passou a ser vista deslumbrantemente na sociedade.
Com, contias em suas mãos, o poder visto por ela como sua felicidade, se tornou uma verdadeira armadilha, diante de suas mãos, com expressões frias, pausadas, e inflexível, que jaspeava sua beleza.
Seixas por sua vez, era um moço que tinha uma fisionomia nobre, quanto sedutora, belos traços, cuja alvura, realça a mácia barba castanha, e seus olhos rasgados e luminosos, que se enlevo de ternura e estreme de afetação, a boca vestida por um bigode elegante, que mostra seu molde gracioso.
Era filho de um empregado público e órfão aos dezoito anos. Aonde foi obrigado, a abandonar seus estudos na faculdade de São Paulo, pela impossibilidade em que sua mãe encontrou de continuar arcando com as dispesas.
Aurélia ao se apaixonar pelo moço, e dotada por sua riqueza, encontrou um modo de obte-lo, buscando ajuda de seu tutor/tio, Lemos, para alcança-lo, e realizar a proposta ao moço, que estária voltando de viajem.
Um jogo entre amores, e interesses, entre duas pessoas, de níveis sociais distintos, e diferentes de serem vistos em sociedade, da classe alta da época.
Contudo, Aurélia sempre joga na cara de Seixas que, o comprou, e que por tanto, não tem dignidade alguma, apesar de ama-lo, e ao mesmo tempo dar conselhos, e o ensinar a ser homem. Por mais que o despreze, e deixe claro, que foi comprado, ele devê exercer o papel de "marido" na frente de todos, cumprindo o acordo feito.
Séria o dinheiro capaz de acabar com uma paixão? Ou com o amor entre as pessoas?