Senhora

Senhora José de Alencar...




Resenhas - Senhora


1508 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



alicezzi 04/03/2023

Senhora || josé de alencar
Senhora de José de Alencar é um belo exemplo do romantismo no Brasil. Publicado em 1875, o romance mostra os salões de baile da alta classe do Rio de Janeiro naquela época. Além disso, foca na ascensão da nova estrela, há muito pouco descoberta: Aurélia Camargo.

Durante as mais de 300 páginas do livro, Alencar traz diversas vezes comparações para tentar detalhar e descrever a beleza de Aurélia. Herdeira de uma vasta herança, nasceu pobre e veio a adentrar no mundo luxuoso do Rio somente aos 17 anos, o que desperta todos os olhares por onde passa.

Ao mesmo tempo, Alencar dá foco à Fernando Seixas, trabalhador nem muito pobre, nem muito rico, que tem uma estranha afeição e intriga com Aurélia, na qual o leitor vai descobrindo aos poucos durante a leitura.

Achei o final bastante rápido e confesso que esperava... algo mais. No geral, o livro é ótimo, escrito claramente bem.

nota: 9/10
comentários(0)comente



Brenda 28/02/2023

Sobre dinheiro e amor
Aurélia, uma senhora, que passa de uma vida difícil como mulher, que desde cedo precisa assumir as responsabilidades da vida, como cuidadora da mãe e provedora da casa, passa pelo processo de ser salva pelo negócio chamada casamento. Afinal de contas era a possibilidade de uma mulher de garantir uma possibilidade de futuro.

Fernando, o homem a quem desejara, acaba por escolher outra noiva, em prol do que realmente parecia ser o melhor negócio.

A reviravolta se dá no momento em que Aurélia recebe herança inesperada, e com ela vem a ascensão social que merecia, logo, com seu futuro garantido, pôde então arranjar um casamento ao seu bel prazer.

Observo na história entre Aurélia e Fernando a disputa de poder escondida atrás das formalidades sociais. Em que as ações e escolhas são baseadas no que os outros irão pensar. Ainda assim, entre as farpas se esconde o sentimento de ambos. No final das contas eles se merecem.
comentários(0)comente



Bea 28/02/2023

Santo Áudio book
Depois de meses finalizei com áudio book, fim muito corrido, os dois se mereciam, se venderam ao dinheiro. Aquele cena do final não vou engolir tão cedo, homens e suas novelas romanescas. Outra coisa que me incomodou: linguagem. Clássicos brasileiros aparentemente são mais complicados de ler que ingleses ou portugueses.
comentários(0)comente



Loyde.Hellen 26/02/2023

O livro conta a história de Aurélia Camargo, que nos é apresentada como uma mulher muito bela, rica, decidida, enfim, senhora de si. Ela me lembrou longo no primeiro capítulo a Emma de Jane Austen, mas conforme a história segue vemos que não é bem assim.
Seu pai (Pedro Camargo), era filho ilegítimo de um rico fazendeiro e de Emília. Após a morte de seu pai, Aurélia e o restante de sua família passam por muitas dificuldades. Além disso, a protagonista sofre uma decepção amorosa pois o homem que ela ama e de quem estava noiva, a abandona para se casar com uma jovem rica.
Reviravoltas acontecem e ela torna-se a herdeira da fortuna de seu avô e uma das mulheres mais admiradas da sociedade. Então decide se casar e escolhe como marido Fernando, o noivo que a abandonou.
A história é bem interessante e bem construída, só tive um pouco de dificuldade com a linguagem. Já li alguns clássicos ingleses e achei a linguagem deles bem mais fácil. Por isso e também por que achei que o livro poderia ter tido um epílogo, não darei 5 estrelas.
comentários(0)comente



Sara.Duarte 25/02/2023

Um lovers to enemies to lovers brasileiro
Tinha lido esse livro no ensino médio mas não lembrava muito do enredo, então eu decidi reler
O livro é bom, apesar de em alguns momentos ser um pouco cansativo
Não amei mas gostei (tô sem criatividade nenhuma para escrever review kkkkkk)
comentários(0)comente



guireader 23/02/2023

Esse livro e esse final???
Senhora me surpreendeu e ainda sendo um clássico da literatura brasileira ( não tinha lido nenhum livro nesse estilo ainda) , com um começo diferenciado e final muito mais ainda.

Aurélia é uma moça rica que ganhou essa herança do avô que lhe deu antes de morrer para não se arrepender de no passado ter tratado sua mãe mal. Com essa fortuna, ela procura pretendentes à sua altura e dentre muitos escolhe Seixas, um moço bem refinado e com uma posição social aceitável. Ela o compra com um dote de 100 contos de réis, um preço bem caro na época.

Seu tutor, indo até ele e não falando quem ela é, pede que ele aceite a proposta de se casar com tal dama e ele aceita. Depois de saber quem é se sente revoltado, por ter namorado Aurélia no passado e ter-lhe deixado por não poder bancar seus luxos no tempo que era pobre, pois já era bem formosa (e como o próprio Seixas fala, ela nasceu para riqueza) , já confirmado o contrato, ele não pode fazer nada a não ser casar-se com ela.

Eles se casam e existe entre eles essa relação de casamento por conveniência, apesar de Aurélia o amando, Seixas aparentemente não retribuindo o sentimento dela. Passa-se um tempo que Aurélia humilha-o com "trocadilhos" e com palavras elegantes para não dar a entender o que se passa entre eles, até que um baile acontece e eles dançam e o sentimento do marido se acende aparentemente e depois disso, continuam como se nada tivesse acontecido nada, até que Seixas depois de trabalhar, junta o dote que Aurélia pagou e devolve- o a ela com um contrato para acabar o casamento. Acabando o ato, o homem se permite a amar-la de todo o coração como não podia antes, já que ela tinha comprado só seu corpo, mas não sua alma, seu coração.

Achei um pouco diferente até para livros dessa época, mas também além de já ter acontecido muito isso, acho que ainda hoje isso é perceptível na sociedade, muitos se casando para adquirir riquezas ou coisas parecidas mas não por amor.
Gostei muito, recomendo muito para ler, mas acho que a partir de uns 15/16 anos dependendo do vocabulário que a pessoa tenha, já que a leitura tem algumas palavras rebuscadas.
comentários(0)comente



jilua. 23/02/2023

O maioral. o mais clássico enemies to lovers. ?
simplesmente adorei toda a construção do livro. desde o contexto original dos personagens até a forma como eles se conhecem, a forma como naqueles dias as expectativas eram diferentes, e as pessoas se relacionavam de uma forma muito diferente também, e de como foi isso que levou a aurélia a bolar todo esse plano que ela cultivou desde que "nasceu de novo". simplesmente maravilhoso. admito que não esperava rir com um livro clássico como esse do josé de alencar, mas teve partes que me arrancaram sinceras risadas. e todo o enredo de enemies to lovers, de fingir uma relação, dos sentimentos conflitantes? e de como dá agonia ler tudo isso porque é óbvio que eles eram perfeitos um pro outro mas simplesmente complicaram tudo?? achei o final bem inteligente também, mas pra falar a verdade eu esperava um desenrolar diferente sobre esse acordo que os dois tinham feitos. a aurélia foi esperta, mas ela podia ter sido ainda mais sagaz, bastava só ela saber pegar o homem na mentira kkkkkkkkkkkkkkkkk mas falando sério, a resolução pra mim foi ótima, até melhor do que eu tava pensando, porque mostrou que o casamento deles realmente passou muito além de ser só um simples contrato de negócios. sério. adorei que tem vários quotes muito românticos, e vou até guardá-los!! muito bom mesmo, é uma leitura que recomendo demais, principalmente pros fãs aí de orgulho e preconceito e afins, porque a história é boa demais. meu único problema mesmo com a leitura foi a questão da gramática, pois ainda é a antiga e algumas vezes eu tive que me esforçar bastante pra não me perder nos diálogos e etc, gostaria MUITO que fizessem uma edição com um linguajar mais simples dessas obras, mesmo elas sendo retratadas em tempos antigos, mas acho que dava pra dar uma simplificada, às vezes se tornava bem cansativa de acompanhar mas unicamente pela escrita! a história prende em todos os sentidos, e fico feliz de não ter abandonado o livro pois me senti super satisfeita com esse enredo! adorei demais :))
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mariana 20/02/2023

Romance guerra fria
É um dos primeiros romances nacionais e clássicos que leio e que realmente gosto. Achei a escrita de José de Alencar bem mais desenvolta e envolvente do que a de Machado de Assis, menos rabuscada o que trás uma compreensão mais simples de certos termos já não usados na atualidade.
Enfim, apesar de ser um verdadeiro romance guerra fria, onde os dois são orgulhosos de mais para ceder mas se amam verdadeiramente. Achei que Fernando e Aurélia tem uma ótima química, apesar de não rolar realmente nada de mais, oq me frustrou bastante mas a tensão "romântica" entre eles compensa a falta de cenas mais íntimas. O final me deixou um pouco decepcionada, acho que levou praticamente o livro todo para um desfecho e esse quando veio levou duas páginas e ainda deixou um final em aberto, que deixa sim algo subentendido mas nada concreto. A leitura realmente me prendeu, gostei da maior parte mas esperava um pouco mais do enredo. Me sinto feliz/decepcionada mas não foi "ruim".
comentários(0)comente



Pollyana.Luiza 20/02/2023

Leitura inesquecível em memória de minha infância e atualmente, tenho 29 anos. Há quanto tempo, Senhora! ??
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



alynecordeiro 16/02/2023

Eu já li o Guarani e achei bom mas eu esperava mais senhora foi totalmente ao contrário eu esperava nada e entregou tudo é simplesmente perfeito do início ao fim a moça ela não é chato ou se importa com dinheiro ela é simplesmente uma pessoa em busca de um amor assim como o Fernando também
comentários(0)comente



Faby 10/02/2023

Aurélia era uma moça pobre
Não gosto muito de literatura brasileira mas, alguns livros são fundamentais. Também é indiscutível que a literatura brasileira é marcante.

Também não gosto muito de romance mas, esse livro não apresenta aquele romance meloso e as vezes chato. É um romance dramático.

Também é um livro que apresenta uma personagem forte. Uma mulher a frente de sua época.
Vingança, orgulho, sofrimento e amor são os pilares desse romance de Alencar.
comentários(0)comente



Elisa Coelho 05/02/2023

Livro de leitura fácil, a trama faz com que o leitor fique aguardando pelo próximo passo que Aurélia irá confabular. É um romance que fala muito de orgulho, e por isso acho que traz pontos do século XIX para o nosso tempo. Quando li pela primeira vez, aos 14 anos, não fui capaz de absorver a complexidade dos sentimentos que o autor nos apresenta. Mas hoje, uau. Amei! E o final me surpreendeu, confesso.
comentários(0)comente



1508 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR