spoiler visualizarAri 27/04/2021
O titulo poderia ser: O preço de um casamento.
Senhora uma obra escrita por José de Alencar, se passa no século XIX, um romance urbano que retrata o casamento por interesse.
A obra é dividida em quatro partes, a primeira parte tem o título de “O Preço do Casamento”, onde nos apresenta Aurélia Camargo, uma moça de 18 anos. Aurélia era órfã, tinha em sua companhia Firmina Mascarenhas, que sempre acompanhava Aurélia na sociedade. O avô de Aurélia ao morrer, deixou uma grande fortuna para ela. Aurélia, quando se encontrava em determinado baile, ela se questiona de seu destino. Pensa em se casar. Então escreve uma carta ao Sr. Lemos, para que ele arrumasse o casamento com Firmando Seixas, noivo de Adelaide Amaral. Seixas já tinha se comprometido a casa-se com Adelaide pelo dote de 30 contos de reis, mas Aurélia pedido a Lemos, que oferecesse 100 contos de reis. Com essa quantia, Seixa logo mudou de opinião. Mas a condição para o casamento, era que Seixas só poderia conhecer a noiva no dia do casamento. Seixas já conhecia Aurélia, mas não quis casar com ela por ela ser pobre, por isso que ela só que ser revelada no dia do casamento. Seixas só aceitou porque sua condição financeira era nada favorável e ainda ganhou um adiantamento de 30 contos de reis. O casamento é uma vingança pelo amor não correspondido.
Na segunda parte se chama “quitação. É contada a origem de Aurélia.
Na terceira parte se chama “posse”. Narra o cotidiano de Aurélia e Fenando depois de casados. Aqui há muito sarcasmo entre os dois durante as conversas. E sempre mostrando para a sociedade que eles são felizes, mas que durante a noite eles dormem em quartos separados.
Quarta parte se chama “Resgate”. Mostra os desejos de Aurélia e Fernando não realizados, isso se passa durante um baile, nesse evento, será mostrado grandes mudanças por parte de fenando em relação ao seu comportamento perante a sociedade e em relação aos seus sentimentos por Aurélia.
Por mais que tenha muitas palavras difíceis, a leitura é fluida, e a cada capítulo a história fica bem interessante, pois a história fica intercalando com o passado é o presente. Senhora é o melhor livro que li de José de Alencar, e recomendo a todos.
VAMOS VALORIZAR A LITERATURA BRASILEIRA.