collour 11/02/20243 vidas diferentesA história é um pouco mais infantil do que eu imaginava que seria quando peguei pra ler mas é legalzinha. Serve pra quem é novinho e tá descobrindo fantasia.
Alisa é uma adolescente de 15 anos mas se comporta como se tivesse menos mas a gente releva pelo plot. Ela era do mundo normal porém descobre que na verdade era do mundo meio-magico mas então tem um plot twist e na verdade mesmo ela é do mundo mágico.
A história perde o ritmo às vezes, fica mais interessante quando eles vão pro mundo mágico mas assim que a Alisa descobre que é princesa, nada mais acontece, parece que muda de tom, de uma aventura mágica, acaba virando uma historinha de "garota normal descobre que é princesa e precisa aprender a ser uma mas ela acha que ser princesa e gostar de coisas femininas a coisa mais brega do mundo"
Eu gostei dos personagens secundários mas deu pra ver que eles só estavam lá pra fazer a história andar pra protagonista.
O livro não é ruim mas como eu disse, eu não esperava que seria tão infantil assim.
Um detalhe que achei super interessante foi que o modo de fala entre os mundos é bem distinto. A Alisa no começo tem uma fala bem informal mas aí quando ela vai pro mundo mágico ela percebe que seguem as normas gramaticais e quase arcaicas, ela e os amigos acham super estranho mas adorei que quanto mais tempo ela passava nesse mundo, mais ela começava a falar como eles (tá longe de ser aquele português perfeito mas dá pra ver a mudança sutil) enquanto essa mudança não acontece com nenhum dos amigos dela.
É um detalhe pequeno mas que adorei, imagino que nos próximos livros isso seja mais notável