Quando me descobri negra

Quando me descobri negra Bianca Santana




Resenhas - Quando Me Descobri Negra


147 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 3 | 4 | 8 | 9 | 10


Karenina 05/07/2022

Se reconhecer é se libertar, se reconhecer é resistir.
A autora nos permitiu um livro de escrita simples e fácil. O que favorece a leitura rápida, mas não menos profunda. Principalmente quando se trata da camuflagem social e estrutural do racismo no cotidiano brasileiro. Que abrange a todos, indistintamente, seja na ação ou recepção/reação .
Seus contos e relatos, transmitem, esclarecem e conscientizam as formas de abordagem intimidadora, seja sutil ou incisiva, tanto na fala quanto nos atos, em percepção de vivência e realidade.
comentários(0)comente



Aninha 12/07/2022

Necessário!!!
"Quando me Descobri Negra" é um livro muito bom, importante, de linguagem simples e super rápido de ler. Recomendo esse livro para todos, vale a reflexão.
comentários(0)comente



Leka 20/07/2022

Totalmente necessário
Muitas pessoas não sabem realmente o que é racismo
Do que se trata
E esse livro
Mostrou
Como está nos mínimos detalhes.
Livro totalmente necessário
Que todas as pessoas deveriam ler.
comentários(0)comente



Nalbert 19/08/2022

Um livro que traga assuntos importantes e fala sobre o preconceito, principalmente do racismo, expressando histórias da própria autora e de outras pessoas, apesar de curto é um livro para se ler em alguns e absorver bem os relatos, muito bom.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Audry Santos 01/09/2022

Identificação
Um livro de realidades que pessoas pretas passam com frequência, algumas mais que o queríamos. Livro bem escrito e bom de ler, algumas páginas são com lágrimas nos olhos.
comentários(0)comente



giu 04/09/2022

liberdade de um mundo opressor
O livro "Quando me descobri negra" relata a realidade do preconceito racial ainda existente em nossa sociedade. A autora Bianca Santana, o separou em três partes - Do que vivi; Do que ouvi; e Do que pari; onde cada vez mais, a luta pelo racismo está presente.
Publicada pela Editora SESI-SP em 2015 e vencedora do prêmio Jabuti em 2016, a necessária obra, traz por meio de pequenos relatos a dor do preconceito e sua superação, dentre tanta opressão ainda há aceitação por meio do descobrimento pessoal como pessoa negra.
Durante a leitura, me surpreendi com o sentimentalismo e a profundidade dos fatos apresentados. Infelizmente, não contém muitas páginas, então quando você se dá conta, já está no fim desse pequeno ensinamento que durará a vida toda.
A maneira como as histórias, muitas vezes não tinham um fim explicito, me fez refletir muito sobre até onde vai a discriminação que os negros sofrem. O fato do livro ser muito forte, não me faria indica-lo a crianças. Mas ainda assim, o recomendarei eternamente. Muitos jovens e até mesmo adultos, merecem se descobrir negros e se libertar dos dizeres dessa sociedade opressora em que vivemos.
comentários(0)comente



Cris 20/09/2022

Um livro poderoso e que todos deveriam ler.

Bianca Santana traz por meio de seus relatos escritos com sutileza as experiências para escancarar o racismo vivido por muitos no dia a dia.
comentários(0)comente



Amanda Silva 21/09/2022

Quando me descobri negra...
Esse livro cheios de contos, resgata memórias que carregamos em nosso corpo, de nossas infâncias, das primeiras violências, das diversas violências, das nossas trajetórias enquanto pessoas negras, ao mesmo tempo, que mostra a força ancestral gravada em nosso corpo, antes mesmo da colonização.

Ler este livro é buscar o nosso eu, é relembrar nossas forças, é se identificar não só com a escritora, mas com nossas irmãs e irmão.

É possibilitar pensar sobre o futuro que estamos construindo. Para a gente, para os nossos.
comentários(0)comente



Thais 26/09/2022

Retratos
Bianca escreve relatos, histórias vividas por ela mesma, e por terceiros onde vemos o racismo nas suas mais variadas facetas, escancarado, velado, estrutural, institucional, a vítima as vezes nem percebe direito o que aconteceu. Muito profundo, uma leitura para refletir, será que eu já cometi um ato racista? Será que eu já sofri racismo e nem me dei conta do que realmente era?
comentários(0)comente



Gabrielly 30/09/2022

?????
"Você se lembra de quando foi racista com uma preta ou um preto? Não precisa contar pra ninguém. Só tente não repetir."
comentários(0)comente



Junior.Archanjo 05/10/2022

Forte e necessário
Da vivência de uma pessoa negra diretamente para outros corações negros. A dor, a surpresa e a realidade dessa sociedade racista que tanto nos machuca e perturba o cotidiano, principalmente nas coisas simples como os traços de cabelo e a ocupação de lugares comuns. Obrigado Bianca pelas reflexões
comentários(0)comente



Bianca 06/10/2022

Breve comentário
O livro é curtinho, e passa uma mensagem gigante! A construção da identidade racial no nosso país precisa deixar de ser marcada por uma trajetória de racismo velado e sim ser completa de referências negras positivas
comentários(0)comente



amordemay 12/10/2022

quando me descobri negra
eu acabei não marcando NADA da leitura aqui, pq o livro digital que me disponibilizaram tinha só 58 páginas, enquanto aqui aparecia com 104, então decidi ler tudo de uma vez só em voz alta.

o livro realmente nos mostra o racismo estrutural da nossa sociedade e na última página a autora traz o questionamento que cada um deveria trazer a si. eu sinto que entendi bem a mensagem presente no livro, mas acho que vou reler amanhã (no caso mais tarde hoje, provavelmente de tarde ou de noite), pra poder quinta-feira elaborar algo bom durante a aula, só por precaução.
comentários(0)comente



Arthenis0 27/10/2022

Abrindo os olhos
Reais relatos da autora e das pessoas negras me fizeram enxergar o quanto é impotante que mais pessoas leiam esses tipo de livro, se tiver um pouco de empatia verá o quanto nossa sociedade é cruel e não disfarça.
comentários(0)comente



147 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 3 | 4 | 8 | 9 | 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR