Tamires 16/11/2012
FÉRIAS – Marian Keyes
Rachel Walsh é uma irlandesa que mora em Nova York há oito anos, dividindo um apartamento com sua melhor amiga, Brigit. Não tendo um emprego dos sonhos, trabalha em um hotel, onde mais falta do que vai trabalhar.
Namora Luke Costello, o qual ainda não sabe se ama, e tem vergonha de seu estilo, não dando muita atenção a ele, quando estão em festas que tem gente famosa.
Ela vê sua vida virar de ponta cabeça, quando acorda em um hospital e descobre que teve uma overdose de tanto tomar remédios, (sim, ela fumava um pouco de cocaína, adorava estar bêbada e tomava muitos remédios). Seu namorado terminando com ela, perdendo o emprego e sendo obrigada a voltar para a Irlanda.
Sua irmã mais velha Margaret, foi para Nova York buscá-la para levá-la de volta a Irlanda onde seus pais a obrigaram a se internar em um centro de habilitação, o Claustro. Onde até então ela aceitou por achar que era um lugar onde tinha gente famosa, e um SPA para relaxar.
Até então Rachel jamais admitiu ter algum problemas com drogas, onde no centro também a maioria das pessoas também falavam que não tinha, e só estava lá para satisfazer a vontade de um ente querido. Ela ficou muito atormentada quando descobriu que o “claustro” não era nenhum SPA, e pior ainda que ela passaria por um vexame quando soube que iria ter que enfrentar um questionário respondido pelo seu ex-namorado na sessão de terapia em grupo(sua terapeuta Josephine era osso duro de roer). O pior foi quando descobriu que Luke (seu ex-namorado) e Brigit (sua ex melhor amiga), estavam no claustro para falar pessoalmente sobre sua dependência com drogas, na qual insistia que não tinha.
O tempo passou, Rachel foi enxergando que realmente tinha problemas com drogas, aceitou, odiou, tentou culpar sua família, mas enfim se aceitou. O tempo passou e ela conseguiu vencer sua dependência, conseguiu ter amor-próprio. Um ano se passou, quando resolveu voltar para Nova York para passar uma breve temporada, de três meses, pois irá começar a fazer psicologia na Irlanda. E conseguiu escrever uma carta para Luke, dizendo que estava na cidade, e gostaria de vê-lo.
Eles se encontraram em um cybercafé, onde ela ficou só na água, conversaram sobre tudo um pouco, ela pediu desculpas por ter causado tanto sofrimento a ele. Uma conversa “seca”,para ela, era muito estranho conversar como amiga, com um homem que foi seu por um tempo, descobrindo que o amava, e este amor tinha ficado no passado.
Assim, ela foi levando a vida, quando escuta alguns gritos no andar de baixo e sai para ver o que esta acontecendo, descobrindo que o próprio Luke esta brigando com um cara que não queria deixá-lo entrar. Quando ele a vê, grita de onde está que ainda é louco por ela, e que a ama mais que tudo.
O livro férias, é bastante extenso, com muitos detalhes, sendo atraente por a protagonista ser irmã de Claire, protagonista do livro melancia, assim eu já estava familiarizada na família Walsh. Um livro cansativo, mas que me deixou encantada por saber que pode existir um amor entre duas pessoas, mesmo passando o tempo, e sabendo dos defeitos uma da outra.