Delma Gama 04/01/2024
Santa Teresinha do Menino Jesus
O livro é uma autobiografia que demonstra a pequenez de Teresinha do Menino Jesus, uma jovem que perdeu a mãe cedo, sendo criada pelo pai. Por crescer em um lar católico e rodeada de irmãs carmelitas, ela se reconheceu na fé e buscou honrar os preceitos do evangelho. Decidida a se entregar a Cristo, santa Teresinha se empenhou para entrar no Mosteiro do Carmelo o quanto antes. Seus escritos apresentam a jornada de súplicas que ela fez aos mais diversos líderes religiosos para conquistar uma adesão antecipada. Até que obteve autorização, após súplica direta e talvez ousada ao Papa da época.
Apesar de não me reconhecer em certos dogmas católicos, senti conexão com muitas descrições da santa sobre fé em Deus, amor, Jesus e humildade. Foi possível notar que a vida simples da santa foi marcada de entrega, cautela para mitigar os pecados e inúmeras percepções tocantes. Dessas, devo citar o tato que ela possuía para se relacionar com suas irmãs carmelitas tratando-as bem mesmo quando elas a irritavam; ou sua disposição em assumir serviços desconcertantes, como o relato final sobre o cuidado que ela teve com uma enferma, demonstrando tamanho afinco e atenção, que me levou as lágrimas.
Também, me comove o fato da santa ter falecido tão jovem, aos 24 anos. Porém, me espanta ainda mais um momento que sedenta para se assemelhar a Cristo, ela lamenta por não ter sofrido mais, ao passo que se alegra pelos momentos que sofreu humilhação. Acredito que ninguém pode considerar isso se não estiver com a mente no Senhor. Dentre vários trechos da autobiografia que me trouxeram fortes reflexões ou importantes lembretes, muitos foram versículos bíblicos sabiamente interpretados pela santa. E uma vez que fui agraciada com essa leitura por indicação de um querido amigo, faço questão de fixar esse trecho aqui:
"Mas, às vezes, quando agrada a Jesus unir duas almas para sua glória, Ele permite que, de vez em quando, elas possam comunicar os pensamentos e estimular-se mutuamente a amar mais a Deus."