O Mito de Sísifo

O Mito de Sísifo Albert Camus




Resenhas - O Mito de Sísifo


358 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Luiz Henrique 21/09/2021

O mito de Sísifo
Livro para quem gosta de filosofia e já tem algum conhecimento básico. Eu gostei das reflexões mas senti a necessidade de ter feito algumas leituras prévias a essa para ter um entendimento mais amplo. Leitura densa mas agradável.
comentários(0)comente



DD 12/10/2021

Que livro meus amigos, que livro
"Assim, convencido da origem totalmente humana de tudo o que é humano, cego que deseja ver e que sabe que a noite não tem fim, ele está sempre em marcha. A rocha ainda rola."
comentários(0)comente



Stephany 25/12/2021

Demorei mais de dois anos para criar a coragem que me faltava para iniciar essa leitura, mas acredito que tenha feito ela no tempo correto. Uma obra simplesmente incrível.
comentários(0)comente



Elaine Messias 06/01/2022

Texto reflexivo
Se você terminou de ler a peste e o estrangeiro, está esperando um romance, não é o que acontece aqui. O livro é um texto de reflexão filosófica riquíssimo, que faz referência a grandes obras da literatura mundial. O ponto central do texto é o suicídio.
comentários(0)comente



Carol 18/01/2022

Absurdo e suicídio
Camus usa Sísifo para explicar a condição humana e a repetição diária do nosso comportamento, uma metáfora para a vida ?moderna? dos sistemas político-econômicos que despontavam na primeira metade do século passado.
Não espere uma leitura fácil, mas espere aprender bastante.
comentários(0)comente



Lays 19/01/2022

?Tenho tempo para me indignar??
Nesse livro o autor refuta váriaaaaas temáticas, achei bastante interessante.
Ele opina de uma forma bem inteligente porém com uma escrita muito sofisticada ao mesmo tempo que difícil.
Essa leitura poderia ser uma palestra, imaginei em vários parágrafos ele discutindo e refutando os assuntos citados ao longo da leitura com uma plateia.
comentários(0)comente



Gabriel.Larrubia 14/04/2022

Comecei a ler esse livro umas duas ou três vezes quando mais novo e em algum momento eu não entendia algum parágrafo e só desistia. Por favor não cometam esse erro se não entender algo só continua por favor.
comentários(0)comente



Côrtes 14/05/2022

Melhor livro para refletir
Estou completamente apaixonado por esse livro, no começo parece tudo meio exagerado, só que durante o decorrer do livro vc entende o pq de tal pensamento. Melhores capítulos são os três últimos que me deixaram refletindo até agora.
comentários(0)comente



Isabelle.Gomes 03/08/2022

valeu a pena..
não sei se entendi nem metade desse livro, mas o que entendi me ajudou absurdamente em alguns momentos.
comentários(0)comente



Taylor 23/08/2022

"Cenários desabarem é coisa que acontece."
Um livro espetacular. Ao tomar o suicídio como ponto de partida para a obra, Camus elabora uma filosofia ousada e inédita (pelo menos para mim): assumir o absurdo da condição humana, não recuar diante dele nem ceder às ilusões e artifícios criados para amenizar o tormento e viver a dolorosa liberdade que surge a partir dessa percepção.

A rotina interminável e mecânica em que vivemos também pode ser capaz de nos manter imersos no dia a dia sem qualquer dificuldade. Mas aí surge o momento em que o homem se percebe nesse contexto absurdo. É aí que o cenário desaba. O ator se divorcia do seu cenário. É aí que mora o absurdo. É diante disso que Camus elabora a sua filosofia.

A recusa às esperanças sem fundamento, às crenças sem evidências e a própria aceitação de que o conhecimento verdadeiro não pode chegar ao humano, pois os nossos sentidos são imperfeitos e a própria realidade é irredutível e não se curva à compreensão humana, é uma atitude de coragem. E é essa atitude que deve reger o tal Homem Absurdo.
comentários(0)comente



zabala 14/09/2022

genio
Albert Camus é um dos meus filósofos favoritos. Uma frase dele me marcou muito quando li O Mito de Sísifo. "Apenas o equilibrio entre a evidencia e o lirismo nos permite aceder, ao mesmo tempo, a emoção e a clareza"
Sobre ter uma distribuição dos sentidos para nao morrermos contemplando o absurdo através da arte, e tampouco deixar de romantizar a vida.
comentários(0)comente



Jônatas Iwata 29/09/2022

Talvez devido à sua própria influência mesmo, por bem ou por mal, é uma obra cujos temas já foram explorados em milhares de formas diferentes em outras mídias: o absurdo, a falta de sentido, o suicídio como solução... O Camus é definitivamente um bom comunicador e engaja, porém seu romance O Estrangeiro está quilômetros acima deste ensaio.
comentários(0)comente



Giovani 01/11/2022

Leitura necessária
Um dos melhores ensaios filosóficos que já li. A imagem de Sísifo não poderia ser mais ideal para a ideia que Camus tenta passar. A ideia do absurdo e as dificuldades da vida são trazidas nessa obra.

Mas Camus tenta nos trazer não a esperança, mas o alento ao sofrimento.

Vale a pena a leitura. Para fãs de Nietzsche ou dos existencialistas, é um prato cheio.
comentários(0)comente



Lara 06/12/2022

O absurdo existencial
Camus nos traz uma visão de que a existência humana é dolorosa, mas que a escolha pela vida deve prevalecer, pois o que é verdadeiro deve ser mantido. E isso envolve o conceito de absurdo, e a aceitação deste.

O mito de Sísifo realça essa concepção. Li em algum lugar uma frase que resume bem, que é "Para ele, sempre seremos incompletos e fraturados, e encarar essa incompletude é encarar o absurdo".

O livro em si, não foi fácil de ler, possui uma linguagem e linha de raciocínio difícil, mas se você buscar outras formas de apoio para entender, como vídeos de explicações, facilitará!
comentários(0)comente



Anna:) 25/12/2022

Um ensaio profundo sobre questões relacionadas ao suicídio, achei muito interessante as análises apresentadas no livro, me fizeram pensar em muitas coisas relacionadas a minha vida e ter uma visão diferente da morte
comentários(0)comente



358 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR