Catharina.Mattavel 08/06/2020O tanto que eu amo esse livroLaila, aos 14 anos, filha de um professor, é considerada uma das melhores alunas do colégio. Mariam, com 35, não esquece que sua vida foi marcada aos 15, quando é oferecida para casamento a um sapateiro de 45 anos, mesmo contra sua vontade, o pai concorda que é o melhor junto a suas esposas. Khaledi apresenta a histórias dessas duas mulheres que irão se entrelaçar. O que ambas tem em comum? O sofrimento por ser mulher no Afeganistão. O autor nos contextualiza a política, cultura e principalmente os direitos - ou a falta - de uma mulher nessa sociedade.
Mariam, já tão nova, sem opção, enfrenta um casamento repleto de silêncio e violência. Já adianto que as violências narradas contra Mariam, são as partes que mais necessitam de pausa para respirar e refletir sobre um contexto tão real e presente.
Laila tem uma família que acredita na educação e nos direitos humanos. Quando seus irmãos mais velhos são mandados para a guerra contra a União Soviética, a mãe de Laila se tranca no quarto e esquece de todo o mundo, inclusive da filha, pois não suporta a dor que está sentindo.
A guerra é o plano de fundo dessa obra, que mesmo em meio a tanta destruição de vidas e cidades, une as duas mulheres que formam uma amizade forte baseada em proteção. É principalmente a narrativa da sobrevivência em meio a um país que normaliza e institucionaliza a violência em mulheres de todas as formas possíveis. Exemplos são dados em várias cenas de forma explícita e dolorosa, com a situação político-social da região, e os conflitos entre as etnias e facções.
É um livro que te destrói de muitas formas principalmente por ser tão real. Há inúmeras Mariams por ai, que nasceram para servir o marido, serem violentadas e excluídas não só no oriente, como no ocidente. Mesmo que angustiante, é uma leitura absurdamente necessária para todos e todas entenderem uma parte do que acontece no mundo e o quanto o machismo e o patriarcado ainda causam mais mortes do que imaginamos. Apesar de ter lido há anos, segue sendo um dos meus favoritos.
site:
https://www.instagram.com/p/CAa6iL9jZ76/?hl=pt-br