A Cidade do Sol

A Cidade do Sol Khaled Hosseini




Resenhas - A Cidade Do Sol


2012 encontrados | exibindo 391 a 406
27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 |


Raina.Carrion 22/03/2023

Recomendei para minha prof de sociologia
Em primeiro lugar, vale destacar o modo como a narração em terceira pessoa apenas colaborou para a imersão na obra por causa da escrita envolvente e emocionante.
Não só o autor trabalhou todos os temas socias que propôs atrelados ao pano de fundo de fatos históricos, como introduzil com brilhantia costumes e até palavras com naturalidade de modo que todos conseguem entender.
Por fim, é um livro que passa várias pedidos de socorro, sendo sufocante de tão preciso e real.
comentários(0)comente



*Si* 20/03/2023

Do outro lado
Consegui! Que leitura difícil! Arrastei porque não conseguia lidar com tanto sofrimento. O cenário é o Afeganistão, um país devastado pelas guerras, pela opressão dos Talibãs, pela fome, pela pobreza, onde as mulheres vivem em condições de extrema submissão e violência legitimada.
Mariam vê sua vida mudar completamente aos 15 anos, quando a sua mãe morre e o pai a entrega em casamento para um sapateiro de Cabul. Sem maiores esperanças, ela aceita a vida que lhe cabe como esposa, e todos os deveres desse papel sem nunca ter sido abençoada com um filho. 
Laila é uma menina sonhadora, acredita que pode ser tudo o que quiser, sempre incentivada pelo pai. Ela alimenta a esperança de dias melhores, mas a vida nem sempre segue o rumo esperado.
O destino dessas duas mulheres será entrelaçado de forma surpreendente. A amizade cresce devagarinho. O afeto entre elas é a força de sobrevivência para ambas. E o que mais se pode esperar para os dias que parecem sempre iguais?
Uma trama construída de forma brilhante, com uma escrita poética que suaviza as dores, a crueldade, a realidade de tantas vidas que, apesar de todo sofrimento, ainda guardam uma pontinha de esperança. É lindo, simplesmente maravilhoso!
Fernanda.Mosconi 20/03/2023minha estante
Demorei muito pra conseguir ler esse livro. O sofrimento delas entrou em mim de tal forma que eu quase podia sentir, sabe?

Muito difícil mesmo. Se não me engano, demorei meses para terminar esse livro, porque eu não queria ver a Mariam sofrendo tanto.




Sareka 20/03/2023

Esse livro é surpreendente, faz a gente passar por milhares de sentimentos e ajuda a nos mostrar pelo menos um pouquinho sobre como foram todos os conflitos e guerras ocorridas no Afeganistão durante a guerra fria até o início do milênio.
comentários(0)comente



Paula 19/03/2023

Arrebatador, forte e emocionante...
Que história foi essa? Protagonistas inesquecíveis, que me ensinaram tanto e me emocionaram com suas vidas. Teve momentos que não conseguia avançar na leitura por conta de tanto sofrimento que essas mulheres passavam, mesmo assim queria saber onde tudo iria levar, se teria um momento de paz e esperança para Mariam e Laila. Com certeza uma das melhores leituras do ano até o momento.
comentários(0)comente



Annacap 17/03/2023

Um livro pra sentir - Revolta, Tristeza e MUITA Empatia.
É impossível ler ?A Cidade do Sol? e não ficar comovido (a).
O livro começa narrando a vida de uma adolescente, Marian, que junto com sua mãe, vive isolada da cidade. O motivo desse isolamento é o que leva a trama adiante até o final do livro: Marian, além de ser uma _Harami_, é mulher.

O cenário da história é a guerra do afeganistão; mas não se preocupe se não curte essa abordagem, pois o autor foca em exaltar as relações da mulher com o mundo, diante desse contexto catastrófico.

As personagens são fortes. Características muito bem descritas, atitudes coerentes com cada um deles. Isso não significa que gostaremos de todos: enquanto torcemos por alguns deles, outros queremos ver mortos. As relações são construídas de forma fluida e gradativa, o que eu considero um dos pontos altos.

Enfim, não consigo imaginar alguém lendo esse livro e não se emocionando com a história das personagens principais. Porém prepare-se, ?A Cidade do Sol? é capaz de estraçalhar intensamente seu coração. De uma forma boa, claro.
comentários(0)comente



Julia2289 17/03/2023

Maravilhoso
A forma como Mariam é uma menina corajosa e ter enfeitado aqui tudo é sim uma baita história de superação, não vou mentir para vocês vai ter momentos em que vocês iram passar raiva lendo mas, tenham em mente a onde a história é contada e o ano também. Sabemos que as mulheres nesses ambientes são extremamente injustiças até os dias atuais. Mas eu digo para vocês que vale muito a pena ler esse livro, ele é incrível.
comentários(0)comente



Dudi 13/03/2023

Livro da minha vida
Livro da minha vida. Lembro de ler ele muito nova e me marcou muito, pretendo reler ele com outros olhos.
Profundo e marcante
comentários(0)comente



Duda 13/03/2023

Me marcou eternamente
Sinceramente, não sei como começar a escrever minhas opiniões sobre esse livro. Nesse momento, acabei de terminar de ler e tive que me recompor por alguns minutos, pois não conseguia parar de chorar. Agora venho aqui tentar passar o que senti lendo essa obra prima, que se tornou um dos meus livros favoritas da vida.
Acho que, primeiro de tudo, devo destacar a força das protagonistas. Mulheres fortes, obstinadas, que apesar de todos os acontecimentos, todos as vezes que foram subjugadas, ainda persistiram e escolheram seu próprio destino. E que destino.
Muito importante salientar que o problema aqui não é religioso. Vamos desmistificar a religião islâmica como uma religão agressiva, prisioneira e impositiva. São grupos dentro dela que deturpam a religião, assim como acontece em tantas outras. Muito interessante perceber que o que permitiu tudo isso acontecer foram países de fora, que armaram grupos civis que fizeram com que o Afeganistão se tornasse uma grande praça de guerra e grupos radicais religiosos subissem ao poder e tirassem os direitos conquistados pelas mulheres.
O livro é incrível, passando por vários temas e sentimentos, como resistência, questões históricas, honra, irmandade, empatia, raiva, tristeza, felicidade. A história é impecável. Sendo muito honesta, acho que livros assim deveriam ser passados durante aulas na escola. Aprendi muito mais sobre a história do Afeganistão e toda a crise subsequente do que assistindo aulas monótonas de professoras de história e geografia. O nosso ensino é muito datado, antiquado.
No mais, não consigo falar mais sobre sem dar spoilers. Apenas leiam. Não irão se arrepender.
comentários(0)comente



SraBarcelos 12/03/2023

Olha
Conta a história de Marian, uma menina que foi fruto de um relacionamento extraconjugal, e sofre preconceitos devido a isso. Sua mãe morre de forma trágica e seu pai a faz casar com um homem bem mais velho, ela com 15 e ele beirando os 50. No começo é bem difícil, mas ela vai se adaptando. Ela engravida e seu esposo a trata como rainha, mas logo nas primeiras semanas ela perde o bebê e sua vida se torna um inferno graças aos abusos físicos e psicológicos do marido. Lilian uma menina, filha de um professor, tem dois irmãos que foram lutar na guerra e sua mãe está depressiva devido a isso, tem na amizade de Tariq um apoio, logo ela percebe que o que sente é mais que amizade. A história vai passando e o destino dessas mulheres se fundem.
Por minha falta de conhecimento sobre a história que se passava na época e naquele país eu não consegui muitas das vezes entender o contexto, mas em geral uma história sofrida, mostra claramente como as mulheres eram e ainda são tratadas.
comentários(0)comente



Izadora 09/03/2023

Uma vida muito sofrida de Mariam e Laila, mas que mostram a realidade das mulheres afegãs. O dever, a opressão, os sonhos mortos e amores literalmente ?expurgados?. O melhor que já li.
comentários(0)comente



Toiço Master 05/03/2023

A cidade do sol ... E das lágrimas.
Já li o caçador de pipas a alguns anos atrás e sabia que este livro seria uma história pesada, infelizmente o povo afegão sofreu e volta a sofrer só provando que extremismo só leva a morte desnecessária e a dinheiro concentrado no bolso de poucos.

A história é linda , não tem como não chorar e não se revoltar com o rumo que a vida de Mariam e Laila toma, uma história triste e linda ao mesmo tempo se resumindo a superação , amizade e fé.

Espero dias melhores ao povo do Afeganistão e que prosperem e sigam em frente sempre.
comentários(0)comente



Alana Paola 05/03/2023

Cabul destruindo meu coração
Li esse livro pela primeira vez em 2014 quando ainda estava no ensino médio. Eu favoritei ele e sempre comento como essa leitura mudou minha perspectiva do mundo. Eu vivia em uma realidade e esse livro me desbloqueou um novo modo de enxergar como as coisas são. Livros tem esse poder na nossa vida não é mesmo?
Eu o re-li neste mês com um grupo de leitura coletiva e este livro ainda me impacta de uma forma gigantesca.
Não sei se se é a realidade avassaladoramente triste que Cabul viveu na década de 80/90, ou se é a realidade das personagens que tanto me impacta, só sei que não há ninguém que lê esse livro e o termina da mesma forma.
Eu indico demais essa leitura, porém os gatilhos são muito pesados. Eu realmente tive que parar por uns instantes em vários momentos.
Mariam e Laila representam a história de tantas mulheres afegãs que lutam diariamente dentro de suas próprias casas e ainda aborda temas como o papel da mulher nessa sociedade e a crueldade de um regime totalitário que utiliza a fé como justificativa para as crueldades cometidas.
A importância que essas duas mulheres tiveram na vida uma da outra são abordados nesse livro de uma forma tao amarga. A relação de amor que elas criam nasce de uma realidade muito difícil. Eu senti essas personagens de forma muito intensa e o final desse livro dói uma vida inteira. Dois inícios de vida totalmente diferentes, porém que viram a necessidade de se apoiar uma a outra.
Depois de 9 anos, com muitas lagrimas envolvidas, este ainda é um dos meus livros favoritos.
comentários(0)comente



amandaox 04/03/2023

Creio que essa temática história seja uma das minhas favoritas dentro da literatura, sempre um misto de emoções ver mulheres tão fortes passarem por provações tão terríveis e ainda assim seguirem firmes e com tanta fé. Mariam e Laila, eternas
comentários(0)comente



Gaby 03/03/2023

História densa, envolvente. Nos remete ao Afeganistão com uma riqueza de detalhes. Junto com o livro deixe um lencinho. É de desaguar chorando.
comentários(0)comente



2012 encontrados | exibindo 391 a 406
27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 |