LeonardoGS89 24/12/2022Impactante e intenso do início ao fim!Uau que obra boa, forte, com um enredo doloroso, revoltante, emocionante, cheio de injustiças, tragédias, traumas, personagens extremamente marcantes. Somos transportados para um país tão remoto com costumes anacrônicos, um cenário de mulheres sem rostos, sem vozes, sem opiniões, sem escolhas. Mulheres que devem aceitar os destinos que lhes forem impostos, de modo resignado.
A referida obra retrata a vida de duas mulheres que tinham vidas diametralmente opostas, porém, por inúmeras tragédias, ambas personagens tem a vida cruzada e acabam sendo o apoio uma da outra.
Mariam e Laila ficarão gravadas nas minhas lembranças, não tem como não se apegar as personagens, torcer para ocorrer algum milagre, pra que elas fugissem, qualquer coisa, é muito difícil se manter indiferente a tudo que elas viveram e ao desfecho da estória.
Um "efeito colateral" da estória é o conhecimento da história do Afeganistão, seus lugares, suas religiões e sua cultura e através da obra conheci um pouco mais sobre a guerra do país, o surgimento do Taliba, apesar da obra ser ficcional (se é que pode chamar de ficção tudo que houve com Mariam e Laila, já que inúmeras mulheres no país passaram por algo semelhante), porém, é relatado muitos fatos históricos.