Thamyres Andrade 27/01/2017Conto pra passar o tempoLembro que uma professora de Português me indicava bastante os contos do Fernando Sabino. Mas eu nunca tive curiosidade ou vontade de ler. Eis que chegou o dia.
"O bom ladrão" é uma espécie de recontação de "Dom Casmurro". Inspirado no clássico de Machado de Assis, um novo universo com outros personagens e enredo foi criado.
Nesse conto nos são apresentados Isabel e Dimas, aparentemente um casal como outro qualquer. Até que o marido começa a observar o compartamento de sua mulher e percebe que ela é cleptomaníaca. Buscando, sem sucesso, formas de convencê-la a deixar de furtar objetos de bares, lojas e casas de amigos, ele resolve tomar uma atitude drástica.
Se eu disser mais que isso, acabo soltando algum spoiler, porque o livro é bem curtinho.
As cenas são descritas em primeira pessoa, pelo marido, e isso causa a mesma impressão que Machado de Assis conseguiu com sua obra. Da mesma forma que foram levantados questionamentos acerca da fidelidade de Capitu no casamento com Bentinho, nessa história nos perguntamos se Dimas não está exagerando ou vendo coisas a respeito de Isabel.
Achei os personagens muito bem construídos e as passagens bem trabalhadas. Apesar de possuir poucos capítulos, o autor conseguiu conduzir magistralmente o leitor pro abismo da dúvida e realmente, no fim, nos perguntamos: Quem estava certo??