Yasmin.Caminata 14/09/2024
Não espere purpurina ou glamour
Gosto de livros densos, mas para isso, preciso que minha mente esteja tranquila para enteder e captar toda a essência que uma escrita profunda remete.
Nunca assisti o musical, não pesquisei sobre a história do livro. Tudo o que sabia sobre Wicked era baseado em um vídeo de uma youtuber que acompanho, vídeo esse que falava do espetáculo da Broadway.
Criei expectativas sonhadoras com o livro que me remetiam a uma nosgalgia do Mundo de Oz que todos conhecemos por conta do clássico filme de 1939. E então, comecei a ler.
A quebra de expctativas foi instantânea, mas não significa que foi algo ruim, pelo contrário. Na primeira página do livro eu já tinha entendido que a magia pertencia ao musical e ao filme e que, as próximas 480 páginas na minha mão, seriam de reflexão, política, paralelos e uma leitura demorada e completamente densa.
Wicked é um livro que retrata de uma maneira "mágica" e fictícia assuntos que podemos refletir na nossa sociedade, na nossa realidade.
Não é feito para crianças, nem mesmo para adultos de idade. É um livro escrito para quem vai saber ler, para quem estará disposto a aprofundar as entrelinhas, a filosofar.
Não espere o glamour de um filme cheio de cores e encantos, um musical de classificação indicativa para crianças.
Espere reflexões sobre o surgimento de uma vilania, espere por uma nova perspectiva do Mágico Mundo de Oz e seus persagens mais famosos.
Espere por reviravoltas e grandes surpresas.
Na verdade, não espere, leia.