Júlio César

Júlio César William Shakespeare




Resenhas - Júlio César


164 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 3 | 4 | 9 | 10 | 11


@aprendilendo_ 18/07/2021

Resenha de "Júlio César"
Com Júlio César em plena ascensão e cada vez mais próximo de tomar o poder da república Romana, um grupo de senadores, liderados por Caio Cássio e Marco Bruto, decide trair e assassinar o eminente político e líder militar. A partir disso, desencadeia-se uma guerra civil nunca vista entre os partidários de César, chamados Triúnviros e os Liberatores, em prol do mantimento da república. Publicada pela primeira vez em 1599 e escrita por William Shakespeare, “Júlio César” é a mais famosa peça romana do autor inglês e é considerada uma de suas grandes criações.

Em primeiro plano, com uma ótima estética textual, característica das escritas de Shakespeare, a obra consegue, desde as primeiras páginas, construir uma narrativa envolvente, a qual imerge o leitor em um cenário conturbado e prestes a eclodir em tragédias e guerras. Nesse sentido, com uma perene sensação de urgência em cada diálogo e ação dos personagens, a história se desenvolve de forma fluida e em momento nenhum cansa o leitor ou tem o seu ritmo de acontecimentos diminuído. Como consequência, antes da metade do livro, estamos completamente concentrados na história e curiosos para saber os futuros passos de cada personagem.

Em um segundo momento, sobre os personagens, há aqui uma boa complexidade de motivações. Nesse contexto, apresenta-se, muito bem, tanto os ideais republicanos, quanto o pensamento em prol de César. Por conseguinte, somos expostos à uma boa profundidade nos motivos dos lados em guerra, o que auxilia na conexão do leitor com cada personagem. No entanto, talvez o maior defeito da obra é que, por conta do tom de urgência e das cenas serem sempre muito céleres, o livro não tem tempo de aprofundar as relações e as personalidades de alguns sujeitos e isso acaba por fazer falta na contextualização dos fatos. Dessa forma, o livro sai-se muito bem ao entregar uma leitura prazerosa, a qual gera boas reflexões, mas peca ao não aprofundar devidamente contextos anteriores aos ocorridos na obra.

“Júlio César”, de Shakespeare, é uma leitura fluida e envolvente, a qual, em poucas páginas, consegue imergir o leitor em um momento conturbado e épico da história humana.
Nota: 9,1

Instagram: @aprendilendo_
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bruna Peixoto 03/05/2021

A peça mostra a força da retórica e da adulação como armas para convencer os tolos e letrados ocultando as piores intenções do coração.
comentários(0)comente



Gabriela 18/04/2021

Até tu, Brutus?
Repleto de conflitos políticos, invejas, conspirações e guerras, "A tragédia de Júlio César" faz jus à grandeza de César e à história da política romana.

Júlio foi um dos maiores nomes políticos da antiga república de Roma, o que lhe deu vários aliados, mas também muitos inimigos. Alguns desses, Brutus e Cássio, não eram na visão de César seus inimigos. Por isso, ao assassinarem o líder, deve ter causado grande espanto em César, ainda mais Brutus que era seu filho bastardo. Donde surge a magnifica frase: "Até, tu Brutus?". Brutus é também uma figura incrível, visto que sempre perseguiu os legados republicanos, e conspirou contra César pois acreditava estar salvando a república.

Shakespeare ilustra a tragédia com grande maestria poética e retoma fatos reais da época, como o fato de César sempre se referir a ele na 3ª pessoa nas cartas que escrevia, pois engrandecia seus feitos e conquistas.

Apesar de Júlio ser o protagonista chave, que aparece até depois da morte, como um espectro, a peça continua retratando as batalhas travadas por Brutus, Cássio e seus inimigos, que vingaram a morte de César na peça.

Para quem se deleita pela historia romana, essa tragédia é uma indispensável ambrosia dos deuses!
comentários(0)comente



raquel 19/03/2021

frio
achei que me emocionaria, principalmente por ter me surpreendido com peças anteriores, mas o apego à historia em si travou as relações entre os personagens.
comentários(0)comente



Alice 15/03/2021

Confesso que tinha medo de ler por ser Shakespeare, mas me surpreendeu positivamente. O livro é bem curto e não é nem um pouco cansativo. Gostei bastante, definitivamente me deixou curiosa pra ler mais de Shakespeare
terebintina 15/03/2021minha estante
Shakespeare é tudo pra mim ? Sonho de uma noite de verão, Noite de Reis e a A Megera Domada são incríveis! Vale a leitura ? e tem filmes também, são ótimos




Sammy 11/03/2021

? ???????? ?? ????? ?ú??? ?????
A admiração de Dante por Brutus não é privilégio dele.

"Este foi o mais nobre dos romanos.
Todos os conjurados, fora ele,
Agiram contra César por inveja;
Só ele, com honesta consciência
E pelo bem comum, juntou-se ao bando.
Nobremente viveu, e os elementos
De tal forma em seu ser se equilibravam
Que a Natureza bem podia erguer-se
E proclamar ao mundo: "Eis um homem!"."
comentários(0)comente



Isabelle 22/02/2021

É a terceira obra que leio de Shakespeare, mas não sinto que chegou aos pés de Macbeth ou Romeu e Julieta, na minha opinião. Entretanto, foi uma leitura diferente e é sempre um prazer sair da zona de conforto desse modo. Acho que o que mais gostei nessa peça é o fato de que ela não é sobre Júlio César em si, mas sim sobre os "traidores", principalmente Bruto e Cássio. É interessante ver pelo lado oposto quando se fala em momentos históricos clássicos, por mais que sejam somente suposições e interpretações. Enfim, Shakespeare é Shakespeare, recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mashed Potato 01/02/2021

Adorei a trama cheia de jogos políticos e dos discursos poderosos usados pra mudar a opinião do povo romano

Também gostei muito das falas marcantes e enfáticas, principalmente as do Cássio, Bruto e Antônio
comentários(0)comente



Ana Lícia 27/01/2021

O poder da oratória e seus manipuladores
Projetinho de "Lendo Shakespeare" está caminhando bem. \O/

Peguei Júlio César e li em um dia. Leitura muito rápida, cativante. Eu não conseguia largar o livro. Super envolvida no jogo de traição e manipulação dos personagens.

O mais interessante desta peça, que tive a impressão que os políticos de hoje leram. Porque é muita referência do nosso cenário. Haha
A diferença é que na peça temos oratórias excelentes. E hoje temos... Hum. Como definir? Não sou capaz.
Claro que há exceções.

Uma sinopse rápida da história, na resenha do blog aprofundarei mais.
Bruto, Cássio e outros conspiradores querem eliminar Júlio César, pois, acreditam que não fará bem para o povo se for coroado, eles tramam e matam César.
"Até tu, Bruto?"

Depois da morte de Júlio chega seu amigo e aliado Marco Antônio, que pergunta o porquê de matarem César. Bruto tenta trazer ele para seu lado, explicando seus motivos. Que ele não tinha provas, mas tinha convicção que César seria um tirano.

Enfim, decidem fazer um discurso para plebe, Bruto explicará porque foi preciso matar César. Em seguida entra Marco Antônio Fazendo um discurso também. E aí, meus amigos, está a maravilha desta peça para mim. A oratória destes dois personagens é fantástica.

Bruto conseguirá convencer a Plebe que agiu certo, e salvou Roma. E todos: Vivam Bruto! Sensato! Maravilhoso! Fado!

Mas aí vem Marco Antônio, com sua retórica incrível, poética e inteligente. Perfeito! E faz toda a plebe se virar contra Bruto e seus aliados. Assim começa uma revolta, e os plebeus saem querendo matar todos os conspiradores para vingar César.

Vejam o poder da oratória.

Os plebeus são influenciáveis? Sim.
Fazem coisas horríveis em nome de políticos? Também.
Semelhança com a política atual? Rum. Esse povo está lendo Shakespeare, não é possível.

Manipulação, traições, patriotismo e vingança. Uma intriga política dramática e viciante.

Eu gostei muito da leitura. Confesso que amei os personagens Bruto, Antônio e Cássio. ?????

"Pois eu próprio caí, vocês caíram
Caímos todos nós nesse momento."
comentários(0)comente



Gabriel 27/12/2020

Não me encantou
Entendo a importância histórica mas após a morte do Cesar a obra não me encantou
comentários(0)comente



164 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 3 | 4 | 9 | 10 | 11