Francine.Ferreira 18/11/2021
Verdades insuportáveis
Svetlana conta a história de diversas mulheres nesse livro, na verdade, ela da voz para essas mulheres contarem suas histórias. O livro é composto de relatos de mulheres que sobreviveram a guerras.
Foram 6 meses para eu conseguir terminar este livro, é extremamente difícil de digerir cada relato, cada experiência dessas mulheres. A guerra é contada de um forma diferente do que estamos acostumados, de que um lado bombardeou o outro, de que um lado foi o vencedor, de que muitos homens lutaram e foram condecorados. Aqui, a história é contada por um olhar feminino, um olhar mais sensível a guerra e não a lados.
Elas dizem o quanto queriam ir para a guerra, o quanto tinham vontade de defender seu país e foram de cabeça erguida, para todas a funções, pois é, elas não eram só as que cuidavam dos feriados, elas também eram as que matavam os adversários. E além disso, elas eram usadas, seu corpo era usado, seu coração era usado e, depois da guera, eram esquecidas, afinal, que homem quer uma mulher "acabada" que vivem na guerra, que atirou, que se feriu, que se apaixonou? Que família quer uma filha que voltou da guerra? Muitas delas acabam sozinhas, apenas com as lembranças, com os traumas.
É difícil definir em palavras a obra, é difícil ler a obra, é triste demais! é angustiante demais! é torturante demais! Mas é bonito ver o espaço que essas mulheres alcançaram ao lutar e ao conseguir falar, ao conseguirem ultrapassar traumas e falarem sobre os piores ou melhores dias das suas vidas...
Enfim, obrigada Svetlana por ir atrás dessas mulheres, por ser sensível e obrigada a todas, pelos relatos, pela força! As pessoas podem não dizer, mas vocês fazem parte da história, vocês também são responsáveis pelo mundo ser o que ele é hoje.