A guerra não tem rosto de mulher

A guerra não tem rosto de mulher Svetlana Aleksiévitch




Resenhas - A Guerra Não Tem Rosto De Mulher


593 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



qudakness 28/08/2021

livro extremamente forte, não é pra poucos
?Havia conosco uma operadora de rádio que tivera um filho havia pouco tempo. A criança estava com fome? Pedia o peito. Mas a própria mãe estava passando fome, não tinha leite, e a criança chorava. Se os cachorros escutassem, todos nós morreríamos. O comandante tomou a decisão? Ninguém se animava a transmitir a ordem para a mãe, mas ela mesma adivinhou. Foi baixando a criança enroladinha para a água e segurou ali por um longo tempo? A criança não gritou mais? E nós não conseguíamos levantar os olhos. Nem para a mãe, nem uns para os outros??
comentários(0)comente



Ana Camps 02/09/2021

Um dos melhores livros que eu li
A leitura foi difícil porque eu nunca tinha visto uma guerra ser contada sem foco no heroísmo. A leitura não é leve. O que vale aqui são sentimentos reais.

Apesar de ter tido tantos pesadelos durante esse tempo de leitura, foi um dos melhores livros que eu já li.
comentários(0)comente



Flá Costa 12/09/2021

Um retrato
Eu não fazia ideia de metade das informações que esse livro trouxe e imaginar pelo que passaram aquelas mulheres foi assombroso. De verdade, a cada relato, mais chocada eu ficava pensando na idade delas, de onde vinham aqueles pensamentos tão patriotas, como viveram depois?

Mas confesso que lá pela metade do livro já estava cansada deles, pois me soavam repetitivo, como se eu estivesse lendo a mesma história pela décima vez.
comentários(0)comente



Tamy 16/09/2021

MEU DEUS, O SURTO
Meu primeiro livro do ano de 2021. Não decepcionou.
Um livro visceral, forte, chocante... Em muitos momentos foram necessárias pausas, pois muitos dos relatos são detalhados de forma sanguinária, e mostra tudo o que o ser humano é capaz de fazer, em específico as mulheres. Julgadas por sua delicadeza, nesta obra, é claro o quanto as mulheres estão dispostas a fazer por sobrevivência em momentos extremos.
comentários(0)comente



Gabi 16/09/2021

"Tenho pena de quem vai ler esse livro, e também de quem não vai ler??

Em 'A Guerra Não Tem Rosto de Mulher' Svetlana Aleksiévitch faz mais do que contar a realidade de mulheres que lutaram na guerra, (seja no exército diretamente ou em todas as outras áreas onde elas lutaram tanto quanto) Svetlana dá a essas mulheres a voz que elas não tiveram quando voltaram para seus lares e foram esquecidas, deixadas de lado, ignoradas, silenciadas. A leitura não é fácil, eu lia só um pouquinho cada dia e mesmo assim já ficava tão triste, é revoltante ler as coisas que aconteciam ou como elas eram tratadas. Recomendo muito essa leitura, mas fique com os lencinhos do lado.

"Sabe o que pensávamos na guerra? Sonhávamos: ?Bom, rapazes, se sairmos vivos? Como serão felizes as pessoas depois da guerra! Como será feliz, como será
bonita a vida. Essas pessoas que tanto sofreram vão ter pena umas das outras. Vão
amar. Serão outras pessoas?. Não tínhamos dúvida. Nem um tiquinho. Meu bem? As pessoas se odeiam tanto quanto antes. Matam de novo. Isso
para mim é o mais incompreensível."
comentários(0)comente



Lara 17/09/2021

Foi uma experiência de leitura diferente de todas ao reviver o passado dessas mulheres russas que lutaram na guerra e que ninguém comenta. Uma parte que me chamou atenção foram as vezes em que elas mencionam que quando estavam na linha de frente, seus colegas homens as protegiam e as cuidavam, porém quando a guerra acabou, não compartilharam a vitória com elas. É como se suas vozes fossem silenciadas por muito tempo e por conta de muitos fatores.
comentários(0)comente



Tuyl 19/09/2021

Um livro de difícil leitura, arrastada, talvez por ser apenas de depoimentos, mas muito bom e fundamental.
comentários(0)comente



Maitê 19/09/2021

não sei por onde começar
foi um livro difícil. levei quase 4 meses para termina-lo e acho que nunca terei palavras o suficientes pra explicar todos os sentimentos que ele me causou. todos os livros da aleksievitch são como terapias de empatia, você precisa entender o lado da pessoa contando o relato, ELA passou pelo trauma e seu dever é não julgar. parece fácil mas nem em todas as situações você consegue se policiar e para mim isso é o mais genial da autora. recomendo demais, qualquer livro dela é um aprendizado.
comentários(0)comente



Quel 23/09/2021

Difícil de Terminar
Foi uma leitura difícil, quanto mais eu avançava mais difícil parecia ficar..

"[...] Vi que a mãe caiu, e entendi, sou médica... Eu entendi que o coração dela se partiu"
comentários(0)comente



laxxal 30/09/2021

Esse tipo de história sempre impressiona e choca muito, é difícil ver os limites que o ser humano chega e o que ele é capaz de fazer.

Eu nunca tinha visto a guerra contada pela perspectiva das mulheres em combate e também não fazia ideia de que existiam trens inteiros com todos vagões cheios somente de mulheres que se voluntariavam para lutar, nunca tinha parado para pensar na quantidade de famílias que eram formadas só pela mãe e os filhos e muitas das vezes a mulher era obrigada a segurar seu filho com um braço e atirar em um nazista com o outro.

Os relatos nesse livro mostram a força admirável daquelas mulheres, era cada detalhe feito e pensado para os homens que fazia ser muito mais complicado para elas, mas elas se adaptavam, davam um jeito e ainda superavam qualquer expectativa.

Foi possível ver bem de perto como aconteciam as relações entre as pessoas, desde entre familiares, até militares e inimigos, como em muitas vezes elas enxergavam um ferido russo e um ferido nazista apenas como duas pessoas feridas que precisavam de ajuda, existia um grande dilema, mas era possível enxergar humanidade naquelas ações, elas próprias se questionavam e refletiam muito sobre isso.
Em diversos momentos as mulheres que estão contando as histórias e a própria autora falam do amor, da entrega e da grandeza dessas mulheres, é tudo muito impressionante.

Foram gerações muito patriotas, as pessoas queriam ir para o front da guerra, falavam que lutariam pela pátria, que foram ensinadas sobre a pátria pelos pais, escola e universidade, então participar daquilo com todas as forças.

É um livro bem denso e pesado, mas indispensável para entender a história.
comentários(0)comente



Sara.Villalba 01/10/2021

Uma leitura importante.
?Após a guerra, as pessoas que tanto sofreram vão ter pena uma das outras. Vão amar. Serão outras pessoas [...] Meu bem, as pessoas se odeiam tanto quanto antes. Matam de novo. Isso é incompreensível?.

Entender a guerra sob a perspectiva das mulheres deixa claro que para elas não faltou força nem coragem, como a maior parte da população da época acreditava que faltaria. Mas por causa desse estigma, a guerra que elas enfrentaram não foi apenas contra a Alemanha; ao voltar para a casa uma luta igualmente terrível ocorreu, além das memórias difíceis que as acompanhavam, houve uma forte rejeição social sofrida porque ?guerra não é para mulheres?.

Foi um livro difícil de ler. Várias páginas li com um nó na garganta e com a maior confusão do porque algo tão desumano aconteceu. E aconteceu de verdade.
comentários(0)comente



gimellomiranda 02/10/2021

Demorei muito muito muito tempo pra ler, porque as histórias são tristes e o tema é pesado, mas achei o livro muito bom. O trabalho da autora de reunir tantos relatos, com tanta sensibilidade, é impecável.
comentários(0)comente



tacizera 07/10/2021

Seria uma leitura extremamente fluída se não fosse pelo tema, a maior parte dos relatos são de cortar o coração, é destruídor saber que a realidade era tão horrível
comentários(0)comente



Biaaa. 10/10/2021

Excepcional
É uma leitura impressionante! O quanto a história omite personagens femininas e toda sua influência. Amo a forma de contar uma história impactante, a autora traz relatos, não de grandes e reconhecidos "heróis", mas de pessoas comuns e que com certeza fizeram a diferença. Simplesmente vale a pena ler tudo dessa escritora. Já é o segundo livro que leio e já quero a obra completa.
comentários(0)comente



593 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR