Ruchelli.Parisi 05/02/2022EmocionanteA guerra não tem rosto de mulher, de Svetlana Aleksiévitch.
O livro vai nos levar a segunda guerra mundial, mas escrita e vivida por mulheres. A autora reuniu relatos verdadeiros de mulheres que foram é lutaram lado a lado com os homens.
O que me surpreendeu nesse livro foi a quantidade de mulheres jovens (adolescentes) que se alistaram e foram para o front, mas não só como enfermeiras ou cozinheiras, e aqui também não tiro os méritos das profissões.... mas elas iam como soldados, se vestiam com roupas masculinas, até mesmo peças íntimas masculinas eram dadas à elas, pois o governo as viam como homens soldados.
São relatos em sua grande maioria emocionantes,- acho que por conta disso demorei um pouco pra ler. E depois de ter passado por toda a guerra como heroínas, elas se calaram...
"Quero falar...Falar! Desabafar! Finalmente querem nos escutar também."
São mulheres fortes e corajosas, que nunca haviam colocado a mão em uma arma, mas que anulavam seus medos e iam.... "Não conseguia imaginar que iria matar alguém, só queria ir para o front e pronto."
E lá no meio da guerra se viam sozinhas...
"Eu só lembro o que aconteceu comigo. A minha guerra. Há muita gente ao seu redor mas você está sempre sozinha..."
Foi meu primeiro contato com a autora, e confesso que amei a escrita... ela nos trás e faz viver os sentimentos da alma dessas mulheres maravilhosas, humanas - "Entre a realidade e nós existem os nossos sentimentos"
"Escuto quando elas falam... Escuto quando estão caladas... Tanto as palavras quanto o silêncio são texto para mim."
Recomendo essa leitura, para quem gosta de aprender um pouco mais sobre o que aconteceu de fato na guerra, sem máscaras.