luizrantunes 22/08/2024
Uma leitura elementar, meu caro leitor
Este livro foi uma grata surpresa, indicado por uma amiga aqui do Skoob (obrigado, Larissa!). Li com expectativas baixas, e não digo isso de forma negativa. Achei que encontraria algo datado e, por se tratar do primeiro livro da ordem cronológica, segui com cautela.
Logo no início, fui cativado pelo texto envolvente, com trechos que fazem refletir. Mas afinal, não era um romance policial? Sim! E enxergar a história através da ótica do Dr. Watson torna tudo ainda mais leve, embora eu tenha sentido falta de um pouco mais de sarcasmo desse narrador em certas situações.
Eu já conhecia a astúcia do maior detetive de todos os tempos por meio do cinema e de outras mídias, mas estar na pele de seu companheiro Watson no livro é uma experiência única. Compartilhamos do mesmo espanto e admiração pela genialidade de Mr. Holmes a cada tirada e solução ao longo do caso. Ah! E antes que eu me esqueça, Sherlock Holmes faz tudo parecer fácil demais, citando até mesmo uma cadeia de sequências lógicas que soam muito convenientes para a época. Mas eu consigo perdoar isso, ok?!
Quanto ao caso, é bem maluco, mas concreto. Consegui entender, respeitar as motivações e ainda me compadecer com tudo o que aconteceu até chegar ao desfecho. Tenho certeza de que não sou o único a pensar assim. Recomendo muito a leitura com expectativas baixas, para que, assim como eu, você possa desfrutar de uma experiência prazerosa e surpreendente.