spoiler visualizarIsabela Cortizo 17/02/2021
O caso mais sombrio e misterioso (resumo)
A família Baskerville vem sendo assombrada a centenas de anos por um cão diabólico. Diz a lenda que o cão anda pela charneca ao redor da casa do Solar Baskerville durante a noite.
Após a morte do Sr. Charles Baskerville, o último morto pelo cão, um amigo e médico da família procurou Holmes para ajudar no caso da morte de Charles, para evitar que isso acontecesse com o novo alvo, o Sr. Henry Baskerville, que era o "único" herdeiro. Assim, Dr. Mortimer contou a Holmes e Watson as poucas pistas que tinha e a lenda do cão dos Baskervilles.
Homes decidiu mandar Watson para o Solar, acompanhando Henry. Ao longo dos dias Watson enviava cartas a seu amigo para lhe atualizar dos acontecimentos. Sherlock, em Londres, fez uma investigação e descobriu que uma pessoa os seguia desde o início, primeiro em Londres e agora tinha ido para a região do Solar. Seguindo pistas, ele descobriu que Sr. Stapleton, que se passava por amigo e funcionário da família, na verdade era um Baskerville que queria a herança da família, então, após descobrir sobre a lenda, comprou um cão feroz e selvagem para matar Sr. Charles e agora o Sr. Henry.
Com suas descobertas, Sherlock foi até a região do Solar para investigar mais de perto. Ao encontrar Watson lá, ele planejou pegar Stapleton em ação, sem contar a Henry seu plano. Assim, Sr. Baskerville foi se encontrar com Stapleton e ao sair de sua casa o cão foi atrás dele, mas como Watson e Holmes estavam preparados, eles mataram o cão que iria atacá-lo.
No final, com o caso resolvido, Stapleton conseguiu fugir, estando fora de alcance e de qualquer ameaça, e os dois amigos voltaram para Londres para desvendar novos casos.