mariioliva 16/02/2012
O Cão dos Baskervilles
Livro: O Cão dos Baskervilles – Uma aventura de Sherlock Holmes
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Editora: Martin Claret
Ano: 1902
Número de Páginas: 155
“Se você dá algum valor à sua vida, afaste-se do pântano.”
O Cão dos Baskervilles é um dos maiores sucessos de Sir Arthur Conan Doyle, com seus famosos personagens, o detetive Sherlock Holmes e o Dr. Watson. A história se desenrola na Mansão dos Basrkervilles, situada nas charnecas interioranas inglesas, próxima aos pântanos de Dartmoor que há quinhentos anos abriga a família de mesmo nome.
Desde a morte de Hugo Baskerville, famoso pela sua crueldade, principalmente com moças jovens, por um suposto cão diabólico, criou-se a lenda de que este mesmo cão negro fantasmagórico, com fogo saindo pelos olhos e pela boca, assombra a família, matando cada um dos seus membros. O penúltimo deles, Sir Charles Baskerville, tinha o costume de passear todas as noites antes de dormir pela Alameda de Teixos em frente à mansão. Certa noite, durante sua caminhada, não retornou ao lar, e pela manhã foi encontrado morto próximo a onde costumava ir. Por não haver sinais de violência no corpo de Sir Charles, e por sofrer de problemas cardíacos, acreditaram que sofreu um infarto.
Porém pelo modo como o corpo foi encontrado, por seu amigo, o Dr. Mortimer, e também as pegadas de um grande animal próximas ao morto, chegou-se a conclusão que o famoso cão estava de volta e havia assustado Sir Charles a tal ponto, que o levou a óbito. Devido a isso, o último dos descendentes dos Baskervilles, Sir Henry, assustado com a situação e se sentindo ameaçado, decide contratar o mais famoso dos detetives para resolver mistérios como esse: Sherlock Holmes!
A fama do personagem Sherlock Holmes superou a de seu criador, Sir Arthur. Eminentemente cerebral, Holmes é capaz de, visualizando apenas um cartão de visitas, pela dedução, traçar o perfil completo de seu dono, fornecendo dados que causam surpresa e admiração. O modo como ele soluciona casos como esse é impressionante (tive que me segurar para não soltar spoylers). O Cão dos Baskervilles como romance policial é considerado um dos mais perfeitos do gênero. Existem mais de 20 filmes sobre essa história, de diversos países. Simplesmente adoro esse livro, tenho desde 2004 e já perdi as contas de quantas vezes li, recomendo sem pensar duas vezes! Meu favorito! Boa leitura!
Para mais resenhas literárias, acesse: www.amadoslivros.blogspot.com