Isso me traz alegria

Isso me traz alegria Marie Kondo




Resenhas - Isso me traz alegria


64 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Lissa.Araujo 04/06/2019

Um manual explicativo
Prefiro o outro livro "A Mágica da Arrumação", porque nele você consegue entender melhor a organização e entende tudo o que está por trás de manter um ambiente organizado e ele te empolga em começar pra ontem.
É óbvio que esse livro também traz um pouco de todo o conceito, mas ele serve mais de manual pra quem já leu o outro, entendeu todo o sentimento e agora só quer entender melhor a prática e como fazer.
Ainda assim vale a pena pelas ilustrações e ajuda muito naqueles momentos em que você se perde e não sabe o que fazer, mas como um guia de consulta e não pra ler o livro inteiro direto.
comentários(0)comente



Conchego das Letras 29/06/2016

Resenha Completa
Tem pouco mais de um mês que uma das administradoras do blog pediu que eu escolhesse o livro da parceria para resenhar. Quando vi a sinopse de Isso me traz Alegria, da Marie Kondo, não pensei duas vezes. A resenha só não saiu antes porque o livro demorou um pouquinho pra chegar.rs.

Antes da sinopse, vamos conhecer um pouco da autora. Marie Kondo é uma japonesa de pouco mais de 30 anos, autora de A Mágica da Arrumação e já entrou na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo. Também, ela vendeu mais de 2 milhões de cópias do primeiro livro.

Segundo a pequena biografia que encontrei na internet, hoje Marie é uma consultora de arrumação, com lista de espera para atendimento personalizado. Vou contar um pequeno segredo, quando estava na faculdade eu fiquei desempregada e encarei a tarefa de ser “personal organizer”. As pessoas me pagavam para arrumar seus armários, cozinhas, banheiros e salas. Não fiquei rica, mas entre o primeiro e o último cliente eu aprendi muitas, muitas coisas. Nada do que a Marie ensina em seus livros, preciso assumir, só aperfeiçoei minha mania de organização! ;)

Não li o primeiro livro da autora, logo, caí de paraquedas no que alguns seguidores chamam de Master Class da arrumação. Então é isso, essa continuação de A Mágica da Arrumação traz dicas mais precisas e explicadas do que já foi apresentado.

Já que isso é uma análise e uma resenha, vamos às minhas opiniões pessoais?
O método é baseado na cultura japonesa, na experiência de vida da autora e em sua criação. Admiro a cultura japonesa? Sim, mas não é a minha cara.
Eu tenho TOC - Transtorno Obsessivo-Compulsivo - e mesmo que muitas das dicas que a autora dá, como organização por cor, tamanho e forma, possam parecer coisa de quem tem o problema, juro que quando li a dica de tirar os rótulos dos produtos que ficam no armário do banheiro para que ele fique mais bonito e arrumado, EU QUASE ENFARTEI!
Não concordei com muitos títulos de capítulos. Entendo a explicação de cada capítulo e o porquê daquele título, mas tem como aceitar facilmente: “Arrumar é um ato de confrontar a si mesmo”, “Imagine o estilo de vida perfeito a partir de uma fotografia” ou ainda “Conselhos para quem não consegue abrir mão de livros”?
Como o título do livro diz, Marie reforça a ideia de usar a emoção para guardar ou se livrar de peças, objetos e coisas. Pessoalmente concordo, não quero na minha casa nada que não me traga boas recordações ou energias, mas nem só de felicidade podemos viver. Vai dizer que você pode se livrar daquele vaso feio que sua sogra te deu no aniversário de um ano de casamento? Daquele enfeite de centro de mesa que sua cunhada, que não te conhece direito e tem gosto duvidoso (porque não bate com o seu) te deu de aniversário?
Uma coisa que não entendi no livro foi: não organize cômodos, organize objetos. Ao invés de organizar quarto, sala, cozinha e banheiro, precisamos nos preocupar em organizar roupas, livros e outros objetos, porque eles ficam espalhados pela casa. Desculpe Marie, mas minhas roupas ficam ou no meu quarto ou na área de serviço. Não tenho roupas na sala ou na cozinha, assim como não tenho pratos na minha gaveta de calcinhas. Então me preocupo com locais sim. Minhas escovas de cabelo ficam todas no banheiro – infelizmente expostas e não protegidas de poeira, como sei ser o certo.

Lembram lá em cima quando eu falei que Kondo é japonesa e usa sua experiência de vida para criar o método? O melhor exemplo é esse aqui: livre-se de bilhetes de amigos de colégio, de ex-namorados, dos seus trabalhos de quando era criança. Nada disso é importante, eles já cumpriram suas funções. Eu concordo? Em termos. Porque sim, eles cumpriram sua função, deram-nos alegrias. Só que nada impede que nos tragam novas alegrias, que sejam úteis em novos momentos de nossas vidas – isso dito por uma pessoa que doa seus livros, suas roupas, suas bijus e suas joias; que acredita que energia deve circular e por isso essas doações são necessárias.

Antes de encerrar minha resenha, vou deixar uma dica que gostei muito: Não empilhe. A gente tem mania de empilhar coisas (sentimentos, pessoas). Isso dificulta encontrar o que queremos ou precisamos. Então deixe tudo visível. Arrume de uma maneira que não seja necessário empilhar coisas e objetos (pessoas e sentimentos).

A grande questão agora é: Tia Bel, você indica esse livro? Sim, eu indico, afinal de contas deve ser extremamente útil aprender a dobrar roupas de modo que elas parem em pé sozinhas. Não segui praticamente nenhuma dica dele, mas é muito útil para começar a nos entender, a olhar para nós.

Tive sorte, uma mãe e uma avó que me ensinaram a ser organizada desde que nasci. Mesmo que eu seja uma coisa chata de tão mimada!

Amei a diagramação, as folhas claras e as letras grandes, assim como os gráficos. Nota 10 para essas partes.

Ah! Antes de dizer “Tchau amigos!”, tem a dica de desarrumar e arrumar a bolsa todo santo dia. Duas coisas Marie: quem troca de bolsa todo dia ou com alguma regularidade já faz isso. Quem usa organizador de bolsa não precisa fazer isso todo dia.

Agora sim, Tchau amigos, até a próxima.

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2016/06/marie-kondo-isso-me-traz-alegria.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



raqbarbosa 31/01/2019

o primeiro livro é otimo, esse ja foi desnecessario
comentários(0)comente



Jess 23/12/2017

Mudança de hábitos = mudança de vida
Há pouco tempo, li A mágica da arrumação e senti minha mente explodir! Vivo numa família que não costuma organizar nada e muitas vezes se estressa por isso. Eu cresci assim, aprendi assim: não tem problema tudo fora do lugar. Um dia, não sei como, descobri a Marie Kondo e resolvi ler o livro que já mencionei. Tudo era tão novo para mim e eu fiquei tão empolgada! Hora da ação, segui suas dicas e passo-a-passo e, MEU DEUS, foi a melhor coisa que me aconteceu! Hoje sou tão feliz com o modo como organizo meus pertences, o cuidado que lhes dedico, a gratidão por possuir cada um deles, a facilidade de descartar o que não me traz alegria!
Hoje busco organizar todo o ambiente da casa e tenho sido paciente enquanto espera do momento em que a minha arrumação vai contagiar os meus familiares. Se não contagiar, tudo bem também, pois eu já não sou mais a mesma e sinto prazer em organizar tudo por aqui! :)

comentários(0)comente



Nalini 25/07/2017

Melhor livro na área
Talvez por já haver lido vários livros sobre o assunto algumas coisas me pareceram repetitivas. O que me agradou foi a forma como ela valoriza o que será descartado, o que traz uma luz diferente para o que será guardado.
Achei algumas partes repetitiva, faladas em vários capítulos.
comentários(0)comente



Raquel Comunale 04/07/2017

O livro é bem curto e caiu num momento perfeito na minha vida. Eu já vinha criando o hábito de "Arrumar 1 armário/gaveta" semanalmente mas me sentia bastante desmotivada pois a sensação era de arrumar um armário e desarrumar outro. Com esse livro consegui avaliar a técnica da autora e pensar em como adaptar para o meu dia-a-dia.

Abaixo tem o seguinte:
# Explicação resumida do método KonMari
# Dicas pra colocar em prática
# Planilha com checklist de itens

O método
Marie Kondo aborda nesse livro o Método KonMari, desenvolvido por ela. Basicamente esse método consiste em seis leis básicas:
1. Comprometa-se a arrumar - é uma mudança de mindset, manter as coisas organizadas depois de definir aonde cada coisa deve ficar facilita muito
2. Imagine o estilo de vida ideal - desenhe, use imagens ilustrativa, descreva qual é o seu ideal
3. Em primeiro lugar, termine o descarte - é importante decidir o que você não quer mais e o que você não abre mão
4. Organize por categoria, não por localização - ao invés de arrumar um cômodo opte por arrumar suas roupas, livros, objetos pessoais, etc
5. Siga a ordem correta - no caso ela utilizar a ordem de Roupas, Livros, Papelada, komono (itens dos mais diversos tipos) e itens de valor sentimental
6. Pergunte a si mesmo se isso lhe traz alegria - mantenha apenas o que você considera fonte de alegria na sua vida

Como colocar em prática?
O método sugere que a organização de cada categoria seja feita na ordem descrita abaixo.
Dentro cada categoria tem diversas subcategorias listadas entre parênteses.
1) Roupas (camisas, saias, calças, vestidos, meias, roupas íntimas, sapatos, acessórios, óculos, bolsas)
2) Livros (lidos que gostei, lidos que não gostei, na fila de leitura, abandonados, acadêmicos)
3) Papeis Diversos (faturas, cadernos, convites, cartões/folhetos de propaganda, blocos de nota, garantias, manuais)
4) Komono (a categoria mais difícil e pessoal, vai de cosméticos a produtos de lavanderia), o ideal é definir as categorias e subcategorias de acordo com a necessidade)
5) Itens sentimentais (coleções diversas, cartas, fotografias, diários, bichos de pelúcia)

Então, por exemplo:
SE você decide começar pela Categoria Roupas e Subcategoria Camisas
ENTÃO deve definir na sua agenda uma data/hora para a análise de todos os itens desse tipo
ENTÃO deve reunir TODOS os itens desse tipo e decidir o que você quer manter ou se desfazer
ENTÃO é necessário definir o "Lugar Oficial das Camisas"
ENTÃO deve dobrar as camisas da maneira mais adequada visando a otimização do espaço

Aqui (https://docs.google.com/spreadsheets/d/1V0SUULx99_V4i9DcO6IDUFGUU7ihqaMp8IZ5oZwo6vI/edit?usp=sharing) tem uma planilha com um checklist modelo.
Se alguma categoria/subcategoria não fizer sentido basta ajustar ou excluir :D

site: http://desencontre.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Aline164 05/02/2017

Li primeiro "A mágica da arrumação", da mesma autora, porque fiquei curiosa e também porque preciso organizar principalmente meus livros e DVDs.

Fiquei surpresa porque os dois livros da Marie Kondo realmente me ajudaram a refletir sobre a "inutilidade" de mantermos muitas coisas que nunca ou quase nunca usamos em vez de dar atenção às coisas que importam e que "nos trazem alegria". Além disso, a arrumação do espaço físico provavelmente exerce a função psicológica de queremos arrumar nossa própria vida, caso ela esteja um caos ou diferente do que gostaríamos.

O livro é bem fácil e rápido de ler e pode trazer transformações benéficas para o dia a dia (desde que terminei de ler o outro livro, tenho conseguido manter minhas gavetas de meias e roupas bem organizadas), além de estar conseguindo abrir mão de objetos que já não têm mais valor/ sentido na minha vida.

Um trecho do livro que faz muito sentido para mim:

"Colocar a casa em ordem é colocar a vida em ordem e se preparar para o próximo passo. Quando você lida de modo adequado com a fase atual de sua vida, a próxima acontecerá naturalmente."

comentários(0)comente



Aninha 01/02/2017

Para as Donas de Casa de Plantão!
Resenha com fotos > http://www.byanak.com.br/2017/01/livro-isso-me-traz-alegria-marie-kondo.html

Isso Me Traz Alegria é um livro para as donas de casa de plantão ou para você que mora só e precisa de um mãozinha na arrumação da sua casa. Á autora dá dicas preciosas de como arrumar cada cantinho da casa, e quando falo cada cantinho, é cada cantinho mesmo: gavetas do guarda roupa, do armário, como guardar alimentos, organização dos livros, onde e como guardar produtos de cabelo, como dobrar cada peça de roupa, guardar itens de valor sentimental entre outros, achei o livro super completo, é um livro gostoso de ler, todo ilustrado, curti demais o livro, sou do tipo que gosta de ter um devido lugar para cada coisa, curti demais o livro, acho um bom presente para você dar para sua amiga que está perto de casar, ou á uma mãe avó, acho um jeito gostoso de cuidar do seu lar, está mega indicado!!

site: http://www.byanak.com.br/2017/01/livro-isso-me-traz-alegria-marie-kondo.html
comentários(0)comente



MILA 31/01/2017

Me ajudou muito
Um guia ilustrado da mágica da arrumação era o que faltava para sanar todas as minhas dúvidas.

Quem aprendeu o método KonMari em A Mágica da Arrumação, terá a oportunidade de expandir a técnica atravez deste livro.

Um guia ilustrado era tudo que faltava, porque por mais que tenha entendido A Mágica da Arrumação, por vezes eu não conseguia visualizar corretamente como dobrar a roupa, ou a melhor maneira de arrumar outro objeto, lembro que cheguei a fazer pesquisas na internet.

Resenha completa no Blog Daily of Books Mila

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Fabíola 22/12/2016

Isso me traz alegria
Já havia adorado o primeiro livro A mágica da arrumação e realmente minha vida mudou com a aplicação do método KonMari. Passei a escolher melhor meus objetos, a entender meu estilo, a viver com mais harmonia no dia a dia. Isso tudo me levou ao minimalismo.
.
.
A organização proposta por Marie Kondo ultrapassou o que eu imaginava. Já havia tentado manter ordem em casa, mas sempre voltava a ficar desorganizada em algum momento. Aí compreendi que a desordem externa refletia a interna.
.
.
Esse segundo livro trouxe diversos complementos através de desenhos de como proceder em cada segmento, vivências da escritora que por sinal deram tons inusitados ao livro, como amor, amizade, confiança, equilíbrio ; dicas úteis de como armazenar, descartar e reciclar...E na verdade o que mais me encantou foi entender o quanto a energia que dispomos está impressa em tudo.
.
.
Entender a importância da organização em nossa casa refletirá muito além...
.
.
"Isso me traz alegria " realmente me deixou animada e feliz.
Como é bom sentar para apreciar um bom vinho e poder olhar o que me traz alegria .
.
.
Enfim amei .
.
.
Recomendo com certeza .

.
.
.
E acredite não é apenas mais um livro de organização, Marie Kondo com sua escrita conseguiu iluminar meu coração. Desejo que o seu também seja.
.
comentários(0)comente



Marcio 27/11/2016

Boas idéias
Assim como no livro anterior, a autora explica os seus métodos para organização.
É preciso pegar a idéia em sua essência e adaptar à nossa realidade.
comentários(0)comente



Mariana Fialho 12/11/2016

Resenha: Isso Me Traz Alegria
Esse livro é um amorzinho. A aparência, claro (como eu já havia falado), mas também a escrita da autora. Parece que ela conversa com você, sabe? De um modo simples e direto, sem falar dos muitos ensinamentos que a gente recebe ao longo da leitura. Ela também fala de histórias de clientes (sem citar nomes, claro), o que nos faz perceber que não estamos sozinhos nesse "mundo de bagunça".

Eu acho que esse livro ainda não tem tanta utilidade pra mim por eu não morar sozinha. Não posso chegar mudando tudo de lugar por aqui. Mas os conselhos pra vida e a seção sobre quarto e roupas foram úteis pra mim. Gente, eu tinha uma dificuldade enorme pra dobrar roupas decentemente! Os tutorias ilustrados são tão fofos e simples, me ajudaram demais.

A autora fez capítulos com um tamanho razoável, e todos são divididos com lições e tópicos, o que torna tudo bem mais leve.

Ah, os conselhos pra vida que falei antes: ela dá muitas dicas e diz tanta coisa que vive passando pela nossa cabeça! Acho que é a experiência no trabalho direto com pessoas.

Enfim, não vou dizer que é um livro favorito, mas eu gostei muito da experiência de ler um gênero totalmente diferente do que estou acostumada, principalmente por o livro ser tão amorzinho. ❤

-------------------------------------------
Para mais informações e (muitas) fotos, visite o link abaixo. *--*

site: http://coisinhasaleatorias.blogspot.com.br/2016/08/resenha-isso-me-traz-alegria.html
comentários(0)comente



Heloisa Motoki 02/10/2016

Detalhes!
O livro complementa com detalhes os conceitos do livro anterior, só vale a leitura para quem quer se aprofundar no assunto.
comentários(0)comente



Claudio 27/08/2016

Isso Me Traz Alegria
Isso Me Traz Alegria, segundo livro da Marie Kondo é como um complemento ao primeiro livro da autora, A Mágica da Arrumação. A diferença do primeiro para o segundo livro é que no segundo ela expande detalhadamente seu método para todos os comodos da casa, sala, cozinha, banheiro e etc. O primeiro deixava a impressão(pelo menos pra mim) que era focado no quarto, nesse a autora revisa cômodo por cômodo e dá dicas de como organizar/arrumar itens diversos, que chama de “Komono”, como CDS, remédios, toalhas, bichos de pelúcia, além é claro de falar dos itens essenciais como roupas.
Ela começa o livro dando um “resumo” do primeiro e de como é seu método, porém, acho importante ler a mágica da arrumação(é muito mais importante saber como descartar, o que descartar, entender o método do que só ver como faz). Mais uma vez Marie Kondo mostra que seu método tem a ver com os sentimentos e só devemos manter o que realmente nos traz alegria e a partir daí segue para como organizar sua casa e seus itens pessoais.
Se você achou que faltou energia para terminar de arrumar certo cômodo da sua casa, se sentiu duvida para arrumar certo item, Isso Me Traz Alegria pode ser o que você para terminar de arrumar sua casa, se mesmo com ele você não conseguir arrumar nada ou ter uma “recaída”, leia de novo o primeiro livro. Como a própria autora diz “Se não sentir qualquer alegria ao segurá-lo[sobre o próprio livro, A Mágica da Arumação], prefiro que o jogue fora.”
comentários(0)comente



64 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR