alice 01/11/2021not gonna lie.ok, acabei de fechar o livro e realmente não sei o que dizer a respeito. muitas ideias conflitantes e um sentimento estranho no fundo.
antes de tudo, é um livro lindo, tranquilo de ler, apesar de trazer alguns gatilhos relacionados a questões familiares, porém o livro em si é um amorzinho, não é um romance, não é um mistério, não é um drama, é uma história simples e crua que parece estar ali pra você, e só pra você. e ela pode ser pra apenas te fazer sorrir, ou se distrair um pouco, porque esse livro é feito pra ser engolido, realmente. você nem percebe e já tá nas duzentas e poucas págs.
mas além disso, é um YA que dialoga muito com você, principalmente se estiver nessa faixa etária. você presencia crescimento dos personagens, não só a respeito de si mesmos, mas um com o outro.
me incomodei pela forma que algumas coisas foram resolvidas, mas por ser ficção a gente engole algumas coincidências. o tal "segredo" também achei bastante óbvio, mas a forma como ele se desenrolou não me decepcionou.
frances é a melhor personagem YA que eu já conheci, ela tem seus defeitos mas me identifico tanto com ela. o aled é um amor, também com seus defeitos, mas sempre aprendendo a superar eles. a mãe da frances eu não preciso nem falar.
acho que o que tanto me incomodou, no fim, na história foi que ela é muito otimista, e tudo deu certo. o problema é que na vida real não é assim. as coisas se resolvem tão bem assim só fechando os olhos, ou lendo um bom livro.