O talentoso Ripley

O talentoso Ripley Patricia Highsmith




Resenhas - O Talentoso Ripley


331 encontrados | exibindo 301 a 316
1 | 2 | 3 | 4 | 21 | 22 | 23


luke 08/12/2020

Amo romances policiais mais esse se superou. Nesss livro conhecemos Tom Ripley que é a mandado para a Itália a pedido do Sr Greenleaf, afim de Tom trazer de volta o filho dele , Dickie de volta para casa. Acontece que nem tudo sai como o esperado. Nunca me peguei torcendo pro vilão, agente sabe que o Ripley não vale nada mais é impossível não se pegar torcendo para ele. Recomendo muito o livro
comentários(0)comente



Andre.S 25/10/2020

Suspense em seu melhor
Classico do suspense, havia assistido a versão cinematográfica, o que me levou a ler o livro. Não consegui parar de ler. Agora quero ler os demais da mesma série e outros da autora.
comentários(0)comente



Denise 26/08/2020

Excelente!
Assisti ao filme há muitos anos e fiquei muito impressionada com a história. Sequer sabia que havia um livro. Ainda bem que depois, por acaso, o descobri. Que livro!
Tom Ripley é um psicopata e sua mente, sua personalidade e sua inteligência são explorados de forma muito magistral na história. É um personagem muito bem construído. Não é daquelas que você ama ou odeia, é daqueles que intriga, que faz você querer saber mais.
Vale cada página lida. Creio que meus parâmetros para livros policiais e/ou de psicopatas atingiram um novo patamar.
comentários(0)comente



daniele 24/05/2020

Impecável
Livro incrível, suspense e nervosismo até o último minuto/página! Escrita impecável, faz você se conectar e torcer até pelos vilões... amei!
comentários(0)comente



KoneBeel 21/05/2020

Eu não exatamente gostei da história porque ainda me é um tanto incômodo ver a psicopatia do Tom, mas achei o livro mt bem construído.
comentários(0)comente



Thalita 17/04/2020

O Talentoso Ripley
Os primeiros 2 ou 3 capitulos são um pouco tediosos e vc começa a achar que nada vai acontecer. E de repente uma reviravolta enorme! Eu sabia sobre esta história apenas o que vi na sinopse, portanto a reviravolta foi totalmente inesperada mesmo. A partir dai o livro fica ótimo, não consegui largar. Interessante a forma como a autora retrata Ripley, apesar de tudo que ele fez e faz não há uma aura de "pessoa horrível" ao redor do personagem.
comentários(0)comente



Julia Dutra @abibliotecadebabel 12/04/2020

Seguindo o projeto de ler os abandonados, hoje volto à Patricia Highsmith, com O Talentoso Ripley. Sem nada saber sobre enredo e gênero, comecei o livro em algum momento de 2017 e lá o larguei na página cento e vinte seis.

Como justificativa para o abandono, trago a falta de percepção às sutilezas que a autora agrega à construção do caráter do personagem principal. A desatenção levou-me a achar inesperada certa ruptura no enredo. Um tipo de plot twist despropositado.

Hoje, à luz de uma segunda leitura, percebo o equívoco e surpreendo-me por ter conseguido não ir até o final dessas páginas.

Neste thriller psicológico/romance policial dividido em trinta capítulos, conhecemos de perto as aventuras e os pensamentos de Tom Ripley, um jovem especialista em falsificações, contabilidade e pequenos golpes.

Já nas primeiras páginas nos são reveladas algumas das artimanhas de nosso anti herói, que parte para uma pequena cidade na Itália às custas de um milionário, a fim de convencer seu filho, Dickie Greenleaf, a retornar aos Estados Unidos. E é na pacata Mongibello que acompanhamos aproximação entre Tom e Dickie e as consequências inesperadas dessa amizade.

Publicado em 1955, o livro aborda a homossexualidade implicitamente, trazendo à tona os desdobramentos físicos e psicológicos da temática na vida dos personagens.

No fim das contas, apesar de nos depararmos com um protagonista cínico, manipulador e, por vezes, perverso, não conseguimos deixar de torcer por seu sucesso - um dos efeitos da manipulação psicológica com sucesso realizada por Highsmith.

Além de protagonizar este livro, Tom Ripley segue suas desventuras em Ripley Subterrâneo (1970), O Jogo de Ripley (1974), O Garoto de que seguiu Ripley (1980) e Ripley debaixo d’água (1991).

Recomendo fortemente a leitura.
comentários(0)comente



Paulo Sousa 02/04/2020

Livro lido - O talentoso Ripley, de Highsmith
Lista #1001livrosparalerantesdemorrer ?
Título lido: O talentoso Ripley
Título original: The Talented Mr. Ripley
Autor: Patrícia Highsmith
Tradução: Álvaro Hattnher
Lançamento: 1955
Esta edição: Companhia das Letras, 2000
Páginas: 313
Classificação: 3.5/5
?????????????
"Era o fim de Dickie Greenleaf. Odiava tornar-se Thomas Ripley novamente, odiava ser um ninguém, odiava ter que adotar seus velhos hábitos de novo, e sentir que as pessoas desprezavam e ficavam entediadas com ele a menos que fizesse algum show para elas, como um palhaço, odiava sentir-se incompetente e incapaz de fazer qualquer coisa consigo mesmo, a não ser entreter as pessoas por alguns minutos. Odiava voltar a si próprio, com a mesma intensidade que odiaria ter que vestir um terno velho, manchado e amarrotado, que não fora bom nem quando era novo? (Posição no Kindle 2906/62%).
.
?Adorava possuir coisas, não montes delas, mas algumas escolhidas a dedo e das quais não se separava. Elas conferiam auto-estima a um homem. Não se tratava de ostentação, mas de qualidade, e do amor à qualidade. As coisas que possuía lembravam-no de que ele existia, e faziam com que gostasse de sua existência? (Posição no Kindle 3833/82%).
.
Um bom romance policial, em O talentoso Ripley, adentramos na mente desvairada e cheia de meandros de Thomas Ripley, um americano acostumado a aplicar pequenos golpes com os quais consegue algum dinheiro. Dono de uma capacidade incomum de incorporar persongens, a habilidade de falsificar assinaturas e possuidor de uma inteligência sagaz e ambiciosa, Ripley quer mais que alguns trocados, mas tem de viver com o constante receio de ser preso pelas falcatruas que comete.
.
Procurado por um rico empresário que o confunde com um dos melhores amigos de seu filho que se embrenhara pela Europa, convence Ripley a viajar para o Velho Continente a fim de convencer Dickie a voltar para os Estados Unidos e assumir os negócios da família. Ripley vê a oportunidade de mudar de vida, mas não sem deixar de se comprometer com o pedido do velho Greenleaf. A chegada de Ripley ao local onde Dickie está - a Itália - aparentemente infecunda, acaba por levá-lo a tomar decisões que acabariam desembocando em crimes e num intrincado jogo de troca de personalidades. Ripley, ora assume a vida de Dickie, mas, à medida que a situação vai ficando mais e mais complexa, percebe que seu desejo de ser alguém, o levou longe demais...
.
O livro, muito mais que um romance policial, é também um primoroso retrato da personalidade multiforme de Ripley. Como se estivéssemos na cabeça do personagem, leva o leitor a nutrir um tipo de simpatia pelo personagem, sabidamente indecoroso e desonesto, mas a cujo charme é difícil resistir. As complexidades morais, filosóficas e psicológicas de Ripley, trazidas pela pena de Highsmith no livro, faz o leitor se deparar com a sensação de ser natural estar torcendo para o sucesso de Ripley, um zé-ninguém que deveria ter a chance de poder realizar seus sonhos, dificultados pela sua pobreza. E ora nos defrontarmos com todo o asco, a vileza e o cinismo de um personagem que busca justificar seus atos hodiendos e sua personalidade explosiva - matando e mentindo, com sonhos até mesmo pueris e bonitos.
.
Foi bom rever a Veneza tão detalhada pelo olhar do Comissário Brunetti de Donna Leon, onde Ripley vive a falsa vida de Dickie. Foi bom ler Ripley que, soube depois, são na verdade cinco livros, justificável pelo tamanho do personagem. Acredito que será bom assistir ao filme, o que farei em breve. Vale!
comentários(0)comente



Steph.Mostav 08/03/2020

A talentosa Highsmith
Livro de março do clube, um romance policial. E que romance policial! Patricia Highsmith merece toda a fama que tem, porque a mulher tem talento de sobra. O protagonista que dá nome ao título é ao mesmo tempo oprimido pela origem e condição humilde e ambicioso o bastante para buscar por mais, muito frágil psicologicamente e, talvez por isso, muito astuto e capaz de elaborar planos complexos e analisar tudo ao seu redor.

Entre muitos temas, O talentoso Ripley trata de privilégios a que somente certas camadas sociais tem acesso e o quanto isso sempre pareceu (e é) injusto para Ripley, que vivia no limite da pobreza. A escrita de Highsmith é sem floreios, mas sem deixar de lado a análise psicológica que é fundamental para entender um personagem com tantas nuances quanto Ripley. Com isso, o livro permanece ágil e sustenta uma tensão constante durante vários capítulos, mas também permite que o leitor sinta toda a carga emocional em cenas de angústia, pequenas felicidades ou reflexões a respeito da reação de outras pessoas ao comportamento de Ripley e de como ele se sente com relação a elas. Ainda assim, o livro nunca se torna excessivamente expositivo ou entediante e a leitura é bem rápida para um texto de razoável densidade.

O mais intenso, impactante e "duradouro" (entre muitas aspas) relacionamento de Ripley é com Dickie e a paixão que o protagonista sente por ele é evidente, apesar de nunca explicitada, a ponto de não só desejá-lo como amigo ou amante, mas também querer adotar sua vida, seus hábitos, suas roupas, seu círculo social e, naturalmente, seu dinheiro. A opressão que Ripley sente por ser lgbt, ainda que mais sutil comparada à qual ele passa por ser de uma classe social baixa, é presente em vários momentos no texto e explica muito sobre seu comportamento reprimido.

O talentoso Ripley tem uma coleção de personagens detestáveis com poucas características redimíveis, e isso pra mim é um ponto mais que positivo - criar uma história interessante ao redor de gente extremamente babaca não é qualquer um que consiga. Muito bom!
comentários(0)comente



Katia 31/12/2017

Comecei a ler Highsmith esse ano e estou apaixonada. Ripley é assassino, criminoso, dissimulado...mas foi impossível não torcer por ele! Eu fiquei o tempo todo assim: ah, não...não é possível que ele vai fazer isso...não, isso não. Daí ele vai lá e faz... Mas o melhor é como ele escapa da polícia, pois aí eu ficava assim: ah não, não acredito que vão pegar ele...Delícia de livro. E a mulher faz não sei o que com as palavras que por vezes me senti tão Ripley que me assustei...
comentários(0)comente



Richard.Jaty 08/07/2017

Muito boa a leitura
Ripley é inteligente mas tem uma capacidade enorme pra mentir,Tom é inteligente porém parece ter algum distúrbio mental pois tem prazer em ser outra pessoa.
Li o livro em duas semanas e meia
comentários(0)comente



Ana 27/06/2017

De tirar o fôlego
Patricia Highsmith nos coloca na intimidade de Tom Ripley, que graças a um casaco emprestado, é confundido com um amigo de Dickie Greenleaf, filho de um milionário que a todo o custo, quer que o filho volte para a casa, sem sucesso. Tom consegue se imiscuir na vida de Dickie, causando uma proximidade perigosa e tênue, que afetará a vida de todos à sua volta. Impossível não fazer comparações entre os filmes e o livro, claro, embora comparar livro e filme para mim, seja uma injustiça. Mas indiferente de qual seja a mídia, é sem dúvida uma obra obrigatória para quem ama suspense.
comentários(0)comente



Laís 27/01/2017

Convencido de que Tom Ripley era amigo de seu filho Dickie, Herbert, em um ato completamente desesperado, oferece a Tom uma viagem com todas as despesas pagas à Itália, na esperança de que o mesmo convença seu filho a voltar para os EUA e finalmente assumir os negócios da família.

Mas Dickie, que sempre buscou o conforto de uma vida tranquila, nem considera a hipótese de voltar pra casa.

Os dias passam e os laços de amizade entre os dois se desenvolvem, até que Marge, amiga de Dickie, começa a apontar algumas características meio “peculiares” no novo amigo Tom – ele é o famoso “chiclete”: não desgruda, é manipulador e às vezes “duas caras”.

Dickie passa a observar então que Tom não é aquele colega alto astral que pensou e, aos poucos, começa a se afastar – mas ai já é tarde demais. Ripley está completamente obcecado pelo novo amigo e não pretende abrir mão disso tão facilmente.

Tom Ripley é um dos melhores personagens que já li. Um vilão manipulador e completamente paranoico, Ripley possui uma autoestima tão danificada que, sob qualquer ameaça de rejeição, ele passa a agir de forma inesperada. Ele sabe o que quer e não vai medir nenhum esforço pra alcançar o que deseja. E, se você se meter no caminho dele e o pior acontecer, a culpa é totalmente sua.

Mas o livro em si não me agradou completamente. Em minha opinião, faltaram emoção e ação nessa história. Os personagens são bem construídos, o cenário em que se passam as cenas são perfeitamente detalhados, porém faltou suspense e adrenalina, o que caberia redondamente na premissa.

A autora optou por trazer como foco a questão psicológica do personagem, o que, claro, da outro tom ao livro e o torna terrivelmente interessante, porém de fato um pouco cansativo. Minha opinião.

Também senti que o crime não foi investigado de forma real, o que não bateu com a grandeza de Tom Ripley. Então, resumindo: um personagem excelente, digo de um clássico, porém com cenas simples e que beiravam a irrealidade, de bobas. A investigação deixa escapar detalhes óbvios e coisas importantes são ignoradas. É quase como se a autora estivesse realmente torcendo pela vitória de Ripley (vai ver estava mesmo).

Entretanto, não é um livro nem de longe ruim. Ele sustenta o mistério até o fim e prende o leitor de forma que as páginas vão voando de tão delicia que é o texto de Patricia Highsmith.


Fernando Lafaiete 28/01/2017minha estante
Só vejo elogias sobre este livro. Da Patricia Highmith eu só li o Carol e não curti muito; achei bem cansativo. Mas pela sua resenha, acho que vou gostar mais deste livro.




Felipe.Oliveira 04/08/2016

Malandro talentoso
Ripley nada mais é do que um malandro com sorte e talento, aproveitou-se da situação do Sr. Greenleaf para ter uma boa vida na Europa, mas quando seus planos vão por água abaixo por motivos de intriga e preconceito um crime irá leva-lo a outro de forma que só sua capacidade de raciocínio rápido o poderá tirar das enrascadas ao qual se meterá pelo dinheiro.
comentários(0)comente



331 encontrados | exibindo 301 a 316
1 | 2 | 3 | 4 | 21 | 22 | 23


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR