ANDER CELES 08/09/2023
Um começo difícil, mas depois vai.
Quando comecei a ler este livro, achei que não ia gostar, que seria mais um "Me Chame pelo seu nome", que é um queridinho de muita gente, mas eu detesto. Justamente pela linguagem exageradamente rebuscada e pelo excesso de descrição desnecessária. E o começo do livro é bem nisso, vc não entende muito bem o que está acontecendo, pq as coisas não são apresentadas, elas já começam com todo o background rolando sem dar muitos detalhes de quem é o Ripley e o que está acontecendo. Mas vc vai entendendo aos poucos.
Bom, como já disse, o começo do livro é um pouco difícil, justamente por não narrar muitos acontecimentos, e mais pensamentos do Ripley. Aí, depois de umas 100 páginas, as coisas estão muito bem estruturadas, e vc consegue aproveitar melhor o livro. O estilo segue o mesmo, bem descritivo e bem dentro dos pensamentos do Ripley, mas vc entende o que está acontecendo.
Bom, o Ripley é aquele tipo de anti-herói (ou vilão mesmo seria a palavra?) que vc se pega torcendo por ele o tempo todo. Porque ele não parece ser mal, ele justifica as ações dele, ele mesmo se arrepende de as ter cometido, então vc acaba simpatizando por ele. Claro que é justamente essa a característica de um sociopata, porque apesar de se arrepender de suas ações, ele não sente por conta da vida das outras pessoas, mas sim porque deixará de fazer coisas com essas pessoas, ou porque ter matado essas pessoas dificultou a sua vida.
Enfim, à partir da página 100, mais ou menos, o livro ganha fôlego, e no seu terço final vc fica vidrado na história, lê super rápido, pq quer saber como o Ripley vai se livrar de mais uma. E o tempo todo vc fica na mente dele, que o tempo todo imagina que será pego, fica calculando todas as possibilidades e todas as saídas.
Agora, me lembrando do filme, ele termina de forma diferente ao livro. Talvez tenha sido adaptado mais do que o primeiro livro ou tenha criado mais para a história. E em breve lerei o segundo livro, e espero que os demais livros também sejam publicados por aqui.