Brasil: Nunca Mais

Brasil: Nunca Mais Dom Paulo Evaristo Arns
James Wright




Resenhas - Brasil: Nunca Mais


67 encontrados | exibindo 61 a 67
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Bil Montanha 12/12/2011

Desumanização
Fazer uma resenha desta obra merece um destaque e atenção especial, pois não estamos lendo um livro fictício. Estamos revirando um passado por muitos anos escondido do mundo

Acho interessante separar em três partes:


Primeiramente Paulo Evaristo deixa bem claro do que se trata o livro, o que foi o projeto e como foi produzido este relato, citando o conceito, história, exemplos de castigos e vítimas da Tortura.

Já no início dos depoimentos, utilizando sempre de trechos extraídos dos relatórios oficiais, detalha exatamente os tipos mais comuns de torturas, como se portavam nas diferentes idades e gêneros mostrando sem censura o nível de crueldade utilizado. Após ficar em choque com determinados atos desumanos, Evaristo explica como se deu ao surgimento do Autoritarismo no Brasil.


Na segunda parte, existe uma preocupação em apontar o que aconteceu no Brasil com a formação do Estado Autoritário. Uma repressão contra tudo e todos contrários ao novo regime. Acho válido destacar algo que me marcou, criado numa sociedade democrática, a subversão do direito.


Para finalizar, o autor mostra o pior dos piores casos/lugares de torturas; Finalizando com aqueles que tiveram sua história contada por terceiros por morrerem durante a prisão.



Ouço muitas pessoas falarem bem da época da ditadura. Em que havia respeito e o país funcionava. Deixando minha opinião política / econômica um pouco de lado, já se imaginou ficar inibido, sujeito às torturas desumanas por se expressar?
Que, após certo período de uma extensiva prática da tortura, o torturador perde noção do censo humano?

É caro leitor...
A história prevalecerá como o melhor modo de aprender com o passado.
comentários(0)comente



Paulo Montini 11/09/2010

A nova geração...
acessando a net, certo dia me deparo com um arquivo PDF de uma instituição norte-americana (se não me engano, uma bilioteca de universidade) e em sua lista, constava um arquivo guardado em nome da ONG Brasil nunca mais.


Fiquei estupefado: quem diria, como os tempos mudaram... Na época que li este livro, uma das primeiras observações feitas pelos responsávei era o alerta de que não adiantava caçar os arquivos que estavam sendo denunciados, pois estes tinham sido microfilmados e enviados para fora do Brasil. seu esconderijo, era secreto. Isso mexia com minha imaginação.


Pensava como devia ser difícil conviver num trabalho em que tudo, mais cedo ou mais tarde, poderia terminar em morte. Agora, com a nova geração, a democratização reestabelecida, tudo havia se tornado público, a CIA ja tinha dado a lista de quem foi treinado por ela (para desespero dos torturadores); a anistia internacional ja estava praticamente parada, e por aí vai.


Este livro marcou a minha visão de mundo, e me permitiu ver que, nem sempre o estado age de forma correta.

ainda vejo muros pixados com inscrições: Marighela Vive!
comentários(0)comente



Carolina Veiga 21/08/2010

Tortura
Se qualquer um acredita que a tortura ou a pena de morte são os modos corretos de se "educar ou re-educar" um cidadão, ou ainda de "formar uma sociedade mais justa", ou mesmo que o período do Governo Militar foi o mais próspero que o Brasil já vivenciou, deve ler este livro.

Os relatos são impressionantes. A crueldade para com as pessoas que lutaram para que hoje tenhamos nossa liberdade são dignas de repúdios, assim como os mercenários que as aplicavam/sentenciavam.

Brasil Autoritário Nunca Mais.
Donaldo 30/12/2015minha estante
Seria legal termos o relato das vítimas da Esquerda nesta mesma época.




Gle 03/06/2010

Brasil, nunca mais
Apresenta uma coletanea de depoimentos emocionantes feitos por pessoas
que foram torturadas na epoca da ditadura militar.
comentários(0)comente



Natalia Alencar 10/12/2009

Brasil: Nunca Mais
Esse eu abandonei porque precisava terminar metade da leitura obrigatória pra Fuvest. Não é ruim, apesar de ter achado a leitura cansativa. Pretendo retomar.
comentários(0)comente



ClaudiaS 07/05/2009

Chorei o livro inteiro!
Triste mas precisa ser lido por todos principalmente pelos jovens que não sabem o que eram aquela época de repressão!
Sem dúvidas me deu uma nova visão política.
Apesar do choro recomendo a leitura
comentários(0)comente



Jéssica Amorim 16/01/2009

Aquele Brasil Nunca Mais mesmo.....................
É preciso conhecer o país que vivemos, e saber o que aconteceu conosco para entender o presente e não deixar que tempos como os da ditadura militar voltem jamais. Li para um trabalho na faculdade mas vale para qualquer pessoa que queria saber um pouco mais sobre os bastidores de um dos piores períodos do Brasil.
comentários(0)comente



67 encontrados | exibindo 61 a 67
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR