spoiler visualizarKézia 19/11/2011
Superando a dor!
"O Chamado Selvagem é uma das primeiras obras de Jack London, e é considerada uma de suas obras-primas. A maioria de suas histórias foram inspiradas em muitas aventuras vividas pelo próprio London. Em o Chamado Selvagem ele se baseou na experiência que teve na corrida de ouro de Klondike, e retrata de uma forma muito real como eram as vidas dos cães naquela época.
Buck, um cão São Bernardo, viva em uma grande casa no ensolarado vale Santa Casa, ele não era o único animal da casa, mas era ele quem reinava em todo o lugar, ali ele nascera e vivera durante quatro anos de sua vida, caçava com os filhos do juiz (seu dono), escoltava as suas filhas, carregava os netos do juiz as costas, e outras travessuras que lhe desse vontade, durante esses anos vivera como um aristocrata satisfeito.
Então veio a descoberta do Klondike, onde o ouro arrastou homens de todo o mundo para o Norte gelado, e Manuel o ajudante do jardineiro precisa de dinheiro para sustentar a casa e pagar as suas dividas, e quando menos Buck percebeu, Manuel o sequestrou e o vendeu.
A partir daí Buck passa a conhecer a dor, pois o seu orgulho forte e dominante, não lhe permite ser maltratado, mas a força dos homens parecia prevalecer sobre ele, então foi arrastado e surrado até o seu próximo algoz, rigou a conhecer a força do porrete, a quem aprendeu a temer.
Ficou um determinado tempo no canil até que fora comprado por dois homens que o levou para um acampamento onde tinham vários outros cães, a quem alguns Buck passou a gostar e respeitar, e outros a odiar, aprendeu a puxar trenós juntamente com outros cães e passou a trabalhar para seus donos. Mas Buck não ficaria muito tempo em seu lugar quente a qual estava acostumado, além de sua vida ser tirada, ele é levado para um lugar selvagem e hostil a qual nunca esteve, as terras geladas do Norte.
Porém Buck ver em tudo uma oportunidade, logo se adapta ao lugar e passa a labutar todos os dias juntamente com seus companheiros, com vontade e guarra, mas a seu orgulho de aristocrata nunca fora esquecida, ele luta para ser o melhor em tudo, e tomar seu lugar que é de direito, o cão alfa.
Logo Buck e os outros cães são vendidos e os novos donos são até piores que os anteriores. Buck está cansado, faminto, e ferido, e não se importa mais com as pancadas que pode receber, mas sua sorte é mudada, é resgatado por um homem bom, a quem Buck, passará a ter um amor infinito.
Em O Chamado Selvagem (publicado pela Editora Dracaena), somos apresentados a Buck, e a forma como a vida dele muda de uma hora para outra.
London escreve de forma simplista e bela, e narra de uma forma amorosa, angustiante e até mesmo nostálgica as duras batalhas que Buck teve que enfrentar com o maltrato que sofria e o desamor que os humanos lhe mostravam, transmite a necessidade latente de um cão que precisa de um dono fiel e que lhe passe amor e segurança, mas que tem uma coragem e força para vencer suas desventuras, superar a dor, e se transformar em algo muito além de um simples cão.
Ressalta de maneira lírica a força bruta de Buck, a sua verdadeira natureza selvagem despertada, reavivada nas terras frias, a velha vida a muitas eras esquecidas, os velhos truques de sua hereditariedade, até se tornar o que sempre foi, um cão lobo entre os lobos.
Jack London me surpreendeu, ao contar uma história em que o protagonista é um cão, mas que podemos muito bem trazer várias lições para a nossa própria vida, nunca tinha lido nada do autor, o livro é excelente, e confesso que estou ansiosa para ler a próxima obra dele Caninos Brancos, que deve ser tão surpreendente quanto a jornada de Buck! Super Recomendo!
http://ofantasticomundodaarte.blogspot.com