A Catedral do Mar

A Catedral do Mar Ildefonso Falcones




Resenhas - A catedral do mar


61 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Biblioteca Álvaro Guerra 21/10/2024

Uma belíssima catedral construída pelo povo e para o povo na Barcelona do fim da Idade Média é o cenário de uma apaixonante história de intriga e coragem, violência e amor, ambição e devotamento. Neste romance, história e ficção se unem intimamente, para retratar o claro-escuro e as contradições do fim do período medieval.


site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788532522085
comentários(0)comente



Fátima 15/02/2012

Prepare-se para ler uma estória incrível, inesperada e inspiradora.
comentários(0)comente



Eduardo 19/04/2012

Bom
Boa leitura. Uma história medieval com muitos desencontros e enredos, mas não me empolgou.
comentários(0)comente



Naia 09/01/2013

EXCELENTE ROMANCE HISTÓRICO
Este é um excelente romance histórico que retrata a Idade Média espanhola, focando, principalmente a cidade de Barcelona e abordando, com riqueza de detalhes, usos e costumes, relações comerciais, o papel da mulher, relações de vassalagem, conflito de poder ente monarquia e igraja, inquisição espanhola, relações sociais... Enfim, é um romance muito rico que relaciona a vida de um homem, Arnau Estanyol e a construção da Igraja Santa Maria del Mar, desde que era uma criança atá sua vida adulta. Recomendo!
comentários(0)comente



San... 09/02/2013

A história se inicia por volta do ano de 1320, terminando no ano de 1384, em Barcelona. O Autor utilizou-de alguns fatos históricos na construção de sua belissima criação. Teceu um personagem principal forte, iluminado, carismático. Viajei nessa leitura, passando da construção de uma catedral, aos anos da peste e à inquisição da igreja católica. Conheci os costumes de uma época dificil e pude compreender os meandros das leis praticadas com relação às mulheres, aos judeus, aos nobres e plebeus. Uma longa narrativa, recheada de pureza, de esforços hercúleos, de vinganças, de tramas indigestas, de inveja, de decepções e dor. Mas, acima de tudo, uma história de paciência, abnegação, altruismo, amor, amizade e honra. Me senti orfã ao final do livro, com toda certeza. Muito bom. Recomendo.
comentários(0)comente



Márcio 30/12/2022

Bom
Gostei do livro, não é excelente, mas é bom, dá um panorama da idade média na Espanha, mais especificamente em Barcelona e a relação entre nobres e plebeus, entre igreja e cambistas.
comentários(0)comente



Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 29/11/2016

Fantástico
Sétimo e último livro do nosso itinerário pela literatura Espanhola, A Catedral do Mar, livro de estreia do barcelonês Ildefonso Falcones, é um romance intenso e uma verdadeira aula de História sobre a Idade Média. Com uma ampla diversidade de temas como a questão religiosa e a injustiça social no período, este é um livro intenso e épico que narra a vida conturbada de Arnau, desde os trágicos acontecimentos de sua concepção até os diversos desafios que a vida e a busca pela sobrevivência lhe impuseram. Um livro sobre fé, intrigas e injustiças, que fala da luta pela liberdade em um mundo marcado pela servidão e exploração dos camponeses que garantiam os privilégios de uma nobreza soberba e cruel.
Confiram a resenha completa.
http://conhecertudoemais.blogspot.com/2016/11/a-catedral-do-mar-ildefonso-falcones.html

site: http://conhecertudoemais.blogspot.com/2016/11/a-catedral-do-mar-ildefonso-falcones.html
comentários(0)comente



Kymhy 24/04/2018

A Catedral do Mar - Ildefonso Falcones
Através dos olhos de um pai e, mais tarde, de seu filho veremos como era Barcelona durante a Idade Média, suas disparidades e o sonho que representava para todos que buscavam a liberdade.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-a-catedral-do-mar-ildefonso-falcones/
Joelma 24/04/2018minha estante
Adorei esse livro




Karini.Couto 07/12/2018

Catedral do Mar é um daqueles livros que nos trás uma receita já conhecida e cheia de clichês, mas aqueles clichês que costumamos amar.



A história se passa no início do século XIV misturando fatos reais como o final da época medieval, nos trazendo uma construção de cenário crível e muito bem detalhada. Somos transportados à essa época e conhecemos Aranau. Temos um cenário marcado por muitos conflitos de guerra e muitas tragédias marcantes, além de detalhes sobre a vida de cada personagem que surge e engrandece a trama. Em certo ponto a leitura me incomodou um pouco por trazer excesso de detalhes e faltar aquela coisa mais poética que costumo ler.. A trama segue seu rumo com a construção da Igreja de Santa Maria do Mar e com ela a vida de Arnau sendo desenrolada.


Essa história foi dividida em quatro partes; servos da terra, servos da nobreza, servos da paixão e servos do destino.


Eu gostei muito do personagem Arnau, ele é desses personagens que amamos de cara, seu jeito, caráter, atitudes, tudo nele encanta. Ele é um personagem que apesar de ser bondosos, generoso e etc. vive uma situação conturbada desde o seu nascimento já que como filho de um servo, o senhor feudal faz questão de obrigar que se cumpra tudo "que tem direito", uma dessas coisas é o direito de dormir com a noiva antes mesmo do marido, algo que choca, revolta e dá vontade de entrar na história e dar uma lição nesse senhor. Esse enredo é muito rico em retratar toda a época da aristocracia em todo seu auge de poder e exploração.. Ou seja o lado que muitas vezes não é retratado com tanta veracidade ou "paixão" em dizer a verdade.


Bom, poderia ficar aqui dando detalhes e falando e falando. Mas acho melhor vocês conferirem por si. Além do livro, como visto na capa do mesmo, temos a série da Netflix. Então não tem desculpas para conferir essa história incrível em muitos sentidos.


Beijos.
comentários(0)comente



Francisco 29/12/2021

Li este livro porque achei parecido com Os Pilares da Terra, de Ken Follett.
Embora, naturalmente, Ildefonso Falcones possua estilo diferente de Follett, o livro é agradável e quem gosta de romance histórico penso que gostará.

A Catedral do Mar conta a história de Arnau Estanyol e tem como contexto histórico a construção da igreja dedicada a Virgem Maria na Barcelona da Idade Média.

Rico em detalhes da época, dos costumes, das leis, da inquisição, a narrativa tem algumas reviravoltas surpreendentes.
comentários(0)comente



Renata 13/03/2019

Vale a pena cada página
Esse é um livro para quem gosta de História Medieval, Arquitetura, e intrigas, muitas intrigas!
Ao mesmo tempo em que o autor faz duras críticas aos diversos aspectos da vida cultural, política, econômica e religiosa da época, também nos insere de tal forma nessa realidade que é como se não estivéssemos em nenhum outro lugar, em nenhum outro tempo.
Ao longo do livro pude amar e odiar diversas vezes alguns dos personagens, pois são, acima de tudo, humanos, se valendo de defeitos e falhas.
Enfim, uma leitura deliciosa, que valeu a pena cada página e ainda vai render muitas reflexões.
comentários(0)comente



Rosana 10/06/2019

Livro excelente! Romance histórico no melhor "estilo Ken Follet" ! Daqueles que a gente começa a ler e não consegue parar. Misturando realidade com ficção, o livro passeia pela História da Espanha sob a inquisição. Tendo como pano de fundo a construção real da Catedral de N. S. do Mar pelo povo, a história trata também da perseguição aos judeus, dos costumes patriarcais e feudais, da escravidão e da opressão por parte da coroa e da igreja. Fiquei fã do autor e já vou partir pra outro livro dele!
comentários(0)comente



Cheiro de Livro 08/07/2019

A Catedral do Mar
“Catedral do Mar” (tradução de Cristina Cavalcanti) é desses livros que passam anos na minha estante e quando finalmente eu pego para ler fico me recriminando por ter demorado tanto. Eu devi ter desconfiado que era um bom livro para mim, ganhei em várias vezes de presente.

A obra de Ildefonso Falcone pode levar ao engano de se tratar de uma história sobre a construção da Catedral de Santa Maria do Mar em Barcelona, a construção até está ao longo da narrativa, mas esse é um livro sobre a Espanha medieval, as relações entre nobres e camponeses, sobre as cidades e sua organização. Falcone conta a história de Arnau Estanyol, filho de um camponês que foge para Barcelona, e tem a vida ligada a sua devoção a Nossa Senhora do Mar e a construção da Catedral. A religião é fundamental na narrativa uma vez que a Inquisição e seus horrores têm lugar privilegiado nesse livro.

“A Catedral do Mar” fala bem menos sobre arquitetura e construção do que o clássico “Os Pilares da Terra”, aqui a Catedral é mais pano e fundo para que Falcone fale sobre devoção, a força da igreja e as estruturas sociais medievais. Para tornar tudo isso interessante nós seguimos um clássico herói literário. Arnau é um bom e correto, isso faz o seu sucesso e, de certa forma, sua ruína. Todas as suas atitudes são movidas pelos melhores princípios, sempre.

O livro é envolvente mesmo com todas as pausas para explicar como funciona a estrutura social da época ou as eternas guerras feitas pelos mais diversos Reis. É impossível não torcer por Arnau e suas paixões. Mesmo nos momentos em que ele se vinga você tende a concordar com suas atitudes.

Não vou estragar as reviravoltas da história, vou apenas dizer que são muitas e bem legais. “A Catedral do Mar” e suas mais de 500 páginas vale muito a leitura. Agora vou assistir a adaptação que tem no Netflix.

site: https://cheirodelivro.com/a-catedral-do-mar/
comentários(0)comente



Guy 19/07/2019

Edificação popular catalã: fé e fortaleza contra o poder
Trata-se da saga da família Estanyol, mostrando as injustiças e atrocidades cometidas pelos senhores da nobreza, aliada a cúpula podre da igreja católica e os Inquisidores, além do confronto de interesses de reis e da judiaria. Uma estória catalã aliada a construção de uma igreja pelo povo e para o povo. Literalmente as voltas que o mundo dá e quem busca batalhar com a força do trabalho, fé e honradez, demorará, mas conseguirá alcançar uma vida melhor.
comentários(0)comente



Virgílio César 18/11/2020

Li este livro apenas por que vi uma resenha informando que o autor era o Ken Follett da espanha (meu autor preferido). Não me arrependi. É bem parecido, mas Ildefonso Falcones tem um estilo próprio e muito agradável. A série da Netflix eu achei muito fraca, sem passar toda a emoção do livro. Posso garantir que quem gosta do Ken Follett vai gostar deste autor.
comentários(0)comente



61 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR