Lis 23/02/2020Cansativo mas compensaQuando comecei a ler, um amigo disse que apenas o Inferno era legal e os outros livros eram chatos. Li tudo e acho que cada um tem sua graça e seu ponto forte:
- o Inferno conta um monte de fofoca do tempo de Dante (e quem não gosta de uma fofoca?).
- o Purgatório tem um pouco mais de fofocas e é muito criativo, achei interessante o link com os Jardins do Éden
- o Paraíso tem muitas discussões teológicas e doutrinas católicas, mostrando que Dante estudou bastante os filósofos teológicos para harmonizar a teoria com as alegorias de seu livro.
Um ponto comum a todos os livros e que chama a atenção é o estudo de Dante para redigir os livros. Tem muita astronomia, mitologia, história, geografia, teologia, política e até física. Creio que isso, a simetria dos cantos em doce estilo novo, a extensão da obra e os muitos anos que Dante dedicou a está trilogia rendem a fama e o caráter épico do livro. E realmente merece, é uma obra de arte!
Se seu livro não for uma edição com comentários, fica muito difícil acompanhar os detalhes e entender as metáforas e citações. Usei o excelente site https://www.stelle.com.br/ para melhor complementar a leitura, com suas notas explicativas canto a canto. Uma pena que o site não foi concluído...