Purgatorio

Purgatorio Dante Alighieri




Resenhas - A Divina Comédia


584 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Tha 18/04/2020

É tudo isso que falam sim!
Nunca fui uma leitora de poemas ou poesia. Não entendo muito dos Mitos, da Grécia Antiga, de Platão, Aristóteles ou Roma. Não tenho nem 10% do conhecimento necessário para este livro. Mas não consegui largá-lo em momento algum. IMPRESSIONANTE! Dante criou tanto uma história de maneira fantástica utilizando a terza rima (os primeiros e terceiros versos rimam com o segundo verso predecessor), junto à um universo celestial que se torna cada vez mais crível.

Dos três grandes locais (Inferno, Purgatório e Paraíso), eu preferi muito mais o primeiro. Ali ele mostra cenários, debates e histórias junto as suas respectivas punições que são muito realistas. Indo para os outros locais, tem debate muito filosóficos e teologicas (ainda mais no Paraíso) que demandam certo acompanhamento. Então quando o primeiro foca tanto nos indivíduos, nas localidades, no caminhar gradativo por esses espaços, os outros dois focam-se mais em debates e conversações. Isso não diminuiu em nada a qualidade do livro, muitas vezes o enriquecendo, contudo eu esperei que seria mais parecido com a forma como o Inferno foi elaborado.

É possível aprender demais com esse livro. E é normal você não entender muitas coisas que ele quer dizer. É digno de releituras e leituras de apoio para entender melhor tudo o que se passava. Se antes, o leitor não curte histórias da Grécia antiga, é capaz de passar a ser uma nova obsessão pelo tanto que é passado.

LIVRO RIQUÍSSIMO! Indico à todos que leiam com tempo e paciência, curtindo a leitura, parando para pesquisar, anotando e marcando tudo que for lindo e prazeroso.
comentários(0)comente



Cesar.Perito 16/04/2020

Incrível
Clássico da literatura. Uma Obra incrível de Dante, que se passa antes da Renascença, por volta de 1300.
Nesta Obra, que inclui o Inferno, Purgatório e Paraíso, Dante passa por eles e vê suas penas e sofrimentos aos pecados cometidos, atribuindo a estes pecados, nomes importantes da época.
Nesta edição, muito boa por sinal, possui notas que nos situam do contexto histórico e quem foram tais pessoas, o que nos absorve muito mais na leitura.
comentários(0)comente



Lenonvedder 13/04/2020

Obra prima da literatura
Acredito que de toda literatura mundial e de todos os tempos, esse é um dos livros mais difíceis de ler.
Termino ele apenas entendendo a estrutura da obra. Quem sabe um dia eu releia e entenda muito mais.
Não deixa de ser um livro bom por causa da complexidade. Muita criatividade e audácia escrever tudo em forma e poesia.
comentários(0)comente



André 12/04/2020

O livro conta a história de Dante q foi levado para o outro mundo para visitar o inferno, purgatório e o céu, lá ele passa por todos os níveis desses 3 lugares e vai encontrando por eles vários personagens e descobrindo o motivo deles estarem naquele lugar...
comentários(0)comente



AlyssonUDK 07/04/2020

Assumo que o livro tem sua devida importante para literatura mundial, mas com uma narração lenta, arrastada e muito difícil de compreensão, não é um livro para todos, àqueles que decidirem se aventurar nessa história deverá ter uma base de conhecimento prévio sobre a vida do autor, enfim a comédia é um livro para poucos
comentários(0)comente



Marcelo.Silva 24/03/2020

Adaptação de A Divina Comédia
Um livro que serve para instigar leitores a pegar o original para ler. Trata-se de uma obra bem resumida, mas que consegue mostrar que existe uma profundidade muito maior no original. O que mais gostei ao longo da leitura foi a forma tranquila com que pude relacionar a obra de Dante com o platonismo e o aristotelismo. Fica muito evidente como os medievais, principalmente Agostinho de Hipona e Tomas de Aquino, fundamentaram os seus dogmas cristãos nas concepções gregas de Platão e Aristóteles. Quem leu "As coisas do céu" e a "Metafísica" de Aristóteles vai se identificar com muito com as descrições Dante Alighieri. Esse livro pode ser um bom início para crianças do Fundamental I e começo do Fundamental II; mas não impede que um adulto leia e se deleite.
comentários(0)comente



Vivian Belchior 26/02/2020

Marcante
Apesar de eu não ter entendido algumas coisas ler a divina comédia foi uma ótima experiencia.
comentários(0)comente



RickBragaHQ 24/02/2020

Maravilhoso começo dessa grande obra
comentários(0)comente



Lis 23/02/2020

Cansativo mas compensa
Quando comecei a ler, um amigo disse que apenas o Inferno era legal e os outros livros eram chatos. Li tudo e acho que cada um tem sua graça e seu ponto forte:
- o Inferno conta um monte de fofoca do tempo de Dante (e quem não gosta de uma fofoca?).
- o Purgatório tem um pouco mais de fofocas e é muito criativo, achei interessante o link com os Jardins do Éden
- o Paraíso tem muitas discussões teológicas e doutrinas católicas, mostrando que Dante estudou bastante os filósofos teológicos para harmonizar a teoria com as alegorias de seu livro.

Um ponto comum a todos os livros e que chama a atenção é o estudo de Dante para redigir os livros. Tem muita astronomia, mitologia, história, geografia, teologia, política e até física. Creio que isso, a simetria dos cantos em doce estilo novo, a extensão da obra e os muitos anos que Dante dedicou a está trilogia rendem a fama e o caráter épico do livro. E realmente merece, é uma obra de arte!

Se seu livro não for uma edição com comentários, fica muito difícil acompanhar os detalhes e entender as metáforas e citações. Usei o excelente site https://www.stelle.com.br/ para melhor complementar a leitura, com suas notas explicativas canto a canto. Uma pena que o site não foi concluído...
comentários(0)comente



Lari 17/02/2020

A obra de arte de Dante Alighieri
Há muito o que deve ser dito sobre esse livro e, ainda assim, não há palavras suficientemente expressivas para tal.
Dante criou um universo alegórico que muito retrata a sua contemporaneidade, somando a isso paixão e religião. Com tão pouca informação, já nota-se a exuberância dessa leitura.
Muito do que foi Dante perdeu-se ao longo do tempo, fator que só torna tudo mais misterioso e deixa perguntas em aberto, como: Beatrice guiou-o somente pelo Paraíso porque estava com ele só nos momentos bons ou porque era pura demais para presenciar o Inferno e o Purgatório?; um momento, talvez o mais importante seja questionar, quem em sua totalidade foi Beatrice.
Dante e a Divina Comédia merecem um estudo minimalista de todos nós, porque suas imensidões não possuem limite, tal que, o autor desenvolveu uma rima própria que só torna a leitura ainda melhor.
Devo avisá-los, o livro é uma poesia, na verdade, dividido em três partes, que consistem na jornada de Dante, Inferno, Purgatório e Paraíso e nada de fácil se vem com essa leitura, apesar de ser recompensadora e inspiradora.
Como já disse, o Alighieri faz menção à várias alegorias e entendê-las é um desafio, mas se me perguntarem se recomendo, responderei com o meu limite do sim tendendo ao infinito.
comentários(0)comente



Bolachilds 16/02/2020

O mais difícil
Dos três livros da divina comédia, este foi o mais difícil de absorver.
comentários(0)comente



veronnicalouise 07/02/2020

Quero mais
A vontade de ler esse livro veio de um anime que eu amo: Cavaleiros do zodíaco, o inferno da saga de Hades teve uma base na Divina Comédia e fiquei curiosa pra saber a origem exata das referências e fazer um link com CDZ. Porém como ainda estou retomando o hábito da leitura e o livro é muito antigo eu comprei uma edição bem adaptada, só que primeiro vou falar da história depois vou retomar comentários sobre a edição.

O que me surpreendeu foi o fato de o protagonista também ser o narrador e o autor, o que me faz pensar que o autor pode ter tido uma experiência de quase morte (teorias à parte hehe). Outro ponto interessante são os guias, Virgílio e Beatriz lúcidos, sábios e firmes, o que me faz perguntar o que ele fazia naquele lugar horrível no começo do livro e que acaba sendo uma ponte para a apresentação diversas personalidades históricas na obra. Ora sofrendo suas punições por conta de seus pecados na terra no inferno/purgatório ora desfrutando de bons feitos em vida no céu, me fazendo pensar que acreditando ou não em inferno ou céu que essas passagens poderiam servir de lição para muita gente.

Consegui fazer vários links com cavaleiros do zodíaco, as prisões, barqueiros, talvez os juízes mas só que por conta da adaptação o livro ficou bastante compactada PARA O MEU GOSTO, saliento isso porque no começo tem um texto de uma página contando a importância das adaptações e concordo plenamente, por isso mesmo tendo achado com pouca informação eu gostei por ser acessível e podendo ser recomendado pra qualquer leigo assim dando a maior chance de a pessoa gostar e criar o hábito de ler o que me deixa feliz.

E em suma é bem possível que eu leia essa história em outra edição menos condensada porque essa me deu um gostinho de quero mais, espero que eu tenha exposto minhas impressões sobre esse livro uma boa forma.

Boa leitura :3
comentários(0)comente



Paulo 11/12/2019

Deixai aqui toda esperança, vós que entrais
Li este livro pouco depois de terminar "Inferno", de Dan Brown, pois nele a obra de Dante Alighieri é citada sucessivas vezes e isso me impulsionou a ler este clássico fundador da literatura italiana, A Divina Comédia. Às vezes acho que eu deveria ter lido Dante antes de Dan, todavia a ordem dos fatores não altera o produto. Eu busquei entender o melhor de ambas as obras e gostei delas.

A trajetória de Dante pelo Inferno, Purgatório e Paraíso é repleto de descrições e referências a acontecimentos da época e pessoas daquele período histórico. Para alguém da nossa geração, creio ser quase impossível ler este livro sem que ele tenha notas de rodapé explicando alguns dos termos e personagens que vão aparecendo ao longo do caminho de Dante e o seu guia Virgílio. A versão que eu li tem várias notas, felizmente.

Eu optei por ler o livro em prosa, pois achei que seria mais fácil de entender do que se tivesse sido original em versos - eu nao quis ler esta obra com o olhar estético e histórico, eu deixo isso para os críticos e historiadores. Além disso, admito até ter me entediado em alguns cantos, pelas excessivas descrições e referências, principalmente no Paraíso. O que é uma pena para mim, por achar chato quando o livro apresenta o núcleo de suas ideias, quando Dante questiona tudo o quanto vê nos nove céus e é respondido por Beatriz.

Enfim, eu estava lendo um pouco a respeito da repercussão desta obra na época em que foi lançada. Houve quem amou e quem odiou, o que é normal. Mas A Divina Comédia influenciou obras de arte e literaturas dos séculos seguintes e até mesmo a mentalidade de alguns cristãos da época, e pela sua grandeza que eu dou nota máxima na avaliação. As citações a respeito desta obra estão presentes em vários outros autores, como Machado de Assis; meus próximos livros serão A Comédia Humana, do escritor francês e observador da sociedade: Balzac. O título da obra de Balzac é claramente uma alusão ao título de Dante (inicialmente chamado apenas de Comédia).

comentários(0)comente



Marco 30/10/2019

Divina comedia
Não é um livro de fácil leitura, mas admirável por sua construção e narrativa. Tenho na versão bilíngue e graças a ele aprendi alguma coisa de italiano.
comentários(0)comente



584 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR