CooltureNews 19/09/2013
Coolture News
Não encontro palavras para começar a falar sobre este livro. Surpreendente é uma palavra que encaixaria bem só para começar.
Este não é um livro comum de mistério ou assassinato. É um romance noir onde temos uma mulher fria que possui apenas um objetivo: vingança. Ao acompanharmos seu rastro de sangue nos surpreendemos com a profundidade de sua personalidade e de sua conduta, não permitindo que inocentes levem a culpa por seus crimes, e usando de diversos estratagemas para leva a cabo seus planos de assassinato. Ao mesmo tempo temos um detetive, que assim como o leitor, pouco ou nada sabe sobre a mulher e suas motivações, mas intui e a persegue por crimes aparentemente sem ligação.
Para um livro tão pequeno, somos brindados com uma história palpável, realista, com personagens de características únicas que não parecem ter nada em comum. Cornell Woolrich nos apresenta três dimensões dos fatos: um prólogo que nos prepara para o próximo passo da noiva; a concretização dos planos de vingança; e por fim, a visão do detetive em sua busca pela misteriosa mulher que vive mudando de forma.
O modo como a narrativa vai se desenrolando nos deixa perplexos, principalmente pela criatividade marcante das cenas e em como aos poucos, vamos caminhando para o final com sinais sutis que revelam um desfecho inesperado, mas sólido e definitivo.
Este é um daqueles livros que servem tanto para apresentar um novo leitor ao gênero dos romances policiais, como para nos mostrar outras dimensões desse estilo narrativo. Desde o principio somos envolvidos numa trama complexa e densa, criamos empatia com os dois lados da moeda, a assassina e o detetive, e terminamos condoídos com a condição humana. Um livro que surpreende do principio ao fim, e que ainda te deixa a sensação sombria da vingança, que martiriza, condena e destrói.
site: www.coolturenews.com.br