História da sua vida e outros contos

História da sua vida e outros contos Ted Chiang




Resenhas - História da sua Vida e Outros Contos


161 encontrados | exibindo 136 a 151
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 10 | 11


Beta 13/03/2020

Incrível... Sinceramente, todo o livro deveria se tornar filmes... Tem muito pra roteiros de "Black Mirror"... Gostei principalmente dos últimos dois contos... Me tocaram bastante...
comentários(0)comente



cecilia.gonzaga.1 13/04/2020

Contos incríveis
comentários(0)comente



Matheus 15/04/2020

Contos incríveis de ficção científica
Ted Chiang utiliza da sua escrita para discutir ciência e filosofia sem desprezar nenhum dos assuntos. História da sua vida é o ponto alto da coletânea.
comentários(0)comente



TyyylerXCX 24/05/2020

Pare e leia esse livro agora !
Queria que todas as pessoas do mundo parassem para ler esse livro.

Gente isso aqui é um diamante! Cada um dos contos são fantásticos (quase todos kkkk), a narrativa é simplesmente surreal de boa.

Eu não sou capaz de descrever o quanto esse livro é bom.
comentários(0)comente



Alê Guimarães 08/06/2020

Contos que misturam ciência e filosofia
Cheguei ao livro através do filme A chegada e encontrei alguns contos bem interessantes e até melhores que o que dá nome ao livro. O inferno é a ausência de Deus foi o que mais impactou.
comentários(0)comente



Carol T.S. 27/06/2020

Um pequeno magnifico
É possível se apaixonar a primeira vista?
Por pessoas, não sei. Mas por livros, com certeza. Se ao bater o olho já tinha surgido um interesse, ler o início do conto em que se baseia o filme me deu a certeza de que eu estava com algo especial nas minhas mãos. E assim foi. Cada conto, curtos, merecem uma reflexão a parte. Os amantes da ficção científica vão se deliciar.
comentários(0)comente



Davenir - Diário de Anarres 30/06/2020

Ficção muito além do filme!
"História da Sua Vida e outros contos" é uma coletânea que ficou conhecida pelo conto "História da Sua Vida" que serviu de base para o filme "A Chegada" de 2016, mas o livro faz muito mais que isso: nos entrega uma coleção muito coesa, que mostra um autor que usa a ciência para fazer ficção viajando pelo fantástico com muita criatividade. As influências de Philip K. Dick e Borges, são presentes mas numa escrita bem diferente.

"A torre da Babilônia" abre o livro com um conto que acompanha a história de Hillalum que foi convocado para trabalhar na torre da Babilônia e narra todo o seu caminho até o topo da torre que ainda não foi concluída. O olhar científico do autor esmiúça os aspectos técnicos da torre, como se estivesse especulando tecnologias possíveis para a mítica torre. Além disso também fala do aspecto social ao contar como vive o povo que trabalha e habita por lá. O final é digno de um Borges, mas bem menos prolixo.

"Entenda" conta a história de Leon: um paciente com graves lesões no cérebro tratado com um hormônio K (experimental). A droga faz Leon recobrar as funções cerebrais perdidas, mas também ativa uma inteligência muito acima do comum. Começa uma caçada para fugir das autoridades que querem prendê-lo para testes e para encontrar possíveis superdotados com a mesma droga. O conto daqueles que o faz aprender ciência, divertindo o leitor com inteligencia e tensão até o último momento.

"Divisão por zero" conta a história de Renee e Carl. Renee é uma matemática que descobre uma fórmula que invalidaria praticamente todos os axiomas da sua área, o que a deixa arrasada. O conto é narrado por Carl que não consegue ajudar a sua esposa a lidar com tudo isso, alternando entre os momentos em que conheceu ela e quando ele a traz de volta de uma clínica. Conto dramático que mescla bem a ciência e a situação do casal.

"História da sua vida" conta sobre a Dra. Louise Banks, uma linguista convocada para estabelecer contato com alienígenas. O conto alterna entre as descobertas de Banks com momentos dela com sua filha em vários momentos aleatórios. As revelações de Banks começam a se interligar com suas lembranças. Temos uma narrativa que é um deleite para quem gosta de linguística, intercalada pelas lembranças e a curiosidade que despertam em relação a trama linear de descoberta da protagonista.

"Setenta e duas letras" conta a história de Robert Stratton que estuda nomenclatura na Inglaterra vitoriana. Chiang volta a trabalhar com um olhar científico apurado sobre temas mitológicos. Aqui, é a existência de Golens na Inglaterra do século XVIII. Quase como um mundo Steampunk mas ao invés de termos uma Revolução Industrial movida por máquinas à vapor avançadas, é tomada pela técnica de reanimar construtos com palavras escritas num papel. Contudo, Stratton quer dar um passo além escrevendo nomes em óvulos femininos para animar seres humanos completos. O que é muito debatido durante todo o conto, desde as implicações sociais até as possibilidades técnicas e científicas de fazê-lo. O conto reserva uma pequena parte para a ação, mas o grosso do conto é o debate as intrigas sobre o uso dos golens.

"A evolução da ciência humana" narra como a ciência é feita no próximo milênio, na forma de um artigo científico. De fato, esse conto foi solicitado por uma revista deste tipo que queria especulações sobre como a ciência seria feita. Chiang faz nesse conto, o mais curto da coleção, - na verdade o único conto curto do livro - é imaginar uma raça de metahumanos que desenvolveu a ciência a um ponto em que humanos normais não conseguem mais acompanhar seus avanços, restando poucas opções para nós.

"O inferno é a ausência de Deus" conta a história de Neil Sparks, que trava uma luta para tentar amar a Deus depois que lhe é tirado tudo. A narrativa faz uma óbvia referência ao livro de Jó. Nesse mundo as passagens dos anjos entre os planos, deixam rastros de destruição e/ou bençãos para os que ficam perto destes eventos. A ordem desses eventos é completamente aleatória para a percepção humana e existe uma angústia para explicar as razões. As vezes é possível, avistar o inferno, onde muitos dos que morreram são identificados, e o que se revela confunde ainda mais as pessoas acabando com qualquer tentativa de estabelecer um padrão que encaixe a doutrina religiosa. Nesta versão do Livro de Jó, Chiang traz um final macabro, mas segundo o próprio, mais corajoso.

"Gostando do que vê: um documentário" o conto é narrado como se fosse um documentário, com depoimentos alternados sobre o uso de uma técnica que induz as pessoas a não se sentirem mais atraídas por um rosto bonito, a caliagnosia, ou cali para os íntimos. Chiang usa personagens de diversos tipos, de professores, especialistas, adolescentes e políticos que expõe seus argumentos ou dramas pessoas com o uso da tecnologia.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2020/06/resenha-137-historia-da-sua-vida-e.html
comentários(0)comente



Diego Nogueira 17/08/2020

Poderia ser melhor....
Esse é o raro caso em que o filme é melhor do que o livro. Contos cansativos e desinteressantes.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



José Vinícius 31/07/2021

Perfeito.
Uma coletânea de contos incrível. É ficção científica com dose de fantasia, mas são contos que te tocam profundamente dentro do que se propõe a contar. Especialmente o conto que dá título ao livro, que inspirou o filme A Chegada. O filme passa um pouco do sentimento introspectivo que há no conto, mas fortalece o lado "científico" da coisa, enquanto que nos contos esse lado é voltado para outra área do conhecimento ? e aí o forte do livro se encontra em mesclar com inteligência esses conceitos com a situação do personagem dentro de si, muito parecido com o que vi em Duna.
comentários(0)comente



Fernandohorse 20/11/2021

Sensacional
Ficção de uma maneira diferente, mais profunda, cheia de significados nas entrelinhas. Muito interessante a abordagem dos personagens principais serem uma linguista e um físico, afinal, são as ciências básicas para entender nosso mundo, nosso universo, nossa história: não adianta resolver todas as questões com a matemática se não pudermos comunicar isso às demais pessoas e vice-versa.

Ah! A espinha dorsal do roteiro do filme está aí, mas cabe dizer que o roteiro de A Chegada é sensacional, alterando e ampliando a história nos pontos-chave para torná-la ainda mais incrível.
comentários(0)comente



GabrielxxGarcia 11/12/2021

Sensacional!
Cada conto é uma viagem diferente, e cada viagem me deixou pensativo, me fez questionar uma porrada de coisas e abriu meus olhos para coisas novas. Virei fã do autor, o que é uma pena já que o cara escreve um livro a cada 10 anos.
comentários(0)comente



Paulo 17/12/2021

A Chegada
Um dos meus filmes preferidos é A Chegada de Denis Villeneuve, com isso em mente fui atrás do conto que deu origem ao filme.
Achei os contos bem cansativos e fracos.
O conto História da sua vida que deu origem ao filme é inferior ao filme, mas ele é bom.
comentários(0)comente



Janaina.Veloso 07/01/2022

Sempre fascinante!
Releituras são sempre temerárias pra mim. Alguns livros no entanto só melhoram com a prática, os contos de TED CHIANG tem por excelência essa definição.
A capacidade do autor em convencer o leitor de que os mundos e situações mais insólitas pode ser viáveis é fascinante, tudo isso pra trazer um olhar sobre questões que precisam de reflexão e questionamento.
comentários(0)comente



Thalles 28/06/2022

Sci-fi hard com filosofia pesada.
Esse livro é realmente muito bom. A maioria dos contos são muito interessantes; alguns pela complexidade dos detalhes apresentados, outros pelo assunto inesperado, mas ainda assim bem legais, e, claro, o principal de todos, que deu origem a um dos melhores filmes Sci-fi da história do cinema.
Vale a indicação.
comentários(0)comente



161 encontrados | exibindo 136 a 151
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 10 | 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR