História da sua vida e outros contos

História da sua vida e outros contos Ted Chiang




Resenhas - História da sua Vida e Outros Contos


161 encontrados | exibindo 151 a 161
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 11


Nardo 03/07/2022

Ótima Experiência
Eu posso passar horas falando da genialidade e profundidade individual que cada conto tem, claro que alguns são bem medianos e outros em menos de 15 páginas conseguem te surpreender.
Apesar de tudo isso o livro e cheio de lições de moral mais que manjadas, porém ele ganha ponto na forma que são desenvolvidas, já nisso os contos, em um todo, consegue exalar sua inteligência, sua força e ousadia.
comentários(0)comente



Melo 30/07/2022

Sofri pra terminar.
O cara é um gênio da ficção científica: sim. Não dá pra tirar esse mérito. Mas a escrita é tão apática, fria e técnica que torna a leitura tediosa e lenta. Tinham detalhes técnicos que eu precisava ler mais de uma vez pra conseguir conectar, e eu gosto do gênero, mas às vezes parecia que eu estava lendo um manual.

Quis ler principalmente pelo conto que inspirou o filme Arrival, que é um dos meus sci-fi favoritos, e até que o conto é bom, mas até ele ficou tedioso em alguns pontos.

Não curti.
comentários(0)comente



Dani 16/02/2023

Leitura apaixonante.
O livro é composto por vários contos, todos muito bem escritos e surpreendentes.
O meu conto favorito foi História de sua vida. Já tinha assistido o filme (A Chegada), e o livro não decepcionou.
A história é incrível, muito bem elaborada e aborda a Teoria de Sapir-Whorf, sobre o Determinismo Linguístico.
Os outros contos também são muito bons, histórias inteligentes e personagens complexos.
Adorei!
comentários(0)comente



Valclecia.Morgana 16/03/2023

Livro bem parado
O livro é composto por oito contos. Os mais interessantes ao meu vê são o que dá nome ao título. História da sua vida, A torre da Babilônia e O inferno é a ausência de Deus. Mas de resto o livro é bem chato, até mesmo os que eu achei melhores foram leituras bem demoradas. Na maior parte do tempo eu não conseguia ficar focada nos contos, tendo que reler várias vezes o mesmo trecho. Eles não prenderam a minha atenção.
comentários(0)comente



Jardiano 27/07/2023

Ótimos contos
Ted Chiang realmente surpreende com seus contos, seu nível de criatividade alinhado com o conhecimento técnico sobre assuntos complexos torna a leitura desses livros leve e o mesmo tempo provoca no leitor uma série de reflexões como desde coisas cotidianas como lidar com a aparência das pessoas até em coisas até o momento inimagináveis como por exemplo em como seria a reação da sociedade ao descobrir que existem formas de vida que não pertencem à Terra.

Gostei muito dos contos, em especial o conto "Entenda" e a sútil perda de humanidade do personagem ao longo da história, mas praticamente em todos os contos haverão momentos em que você irá refletir sobre o paralelo em que determinadas histórias fizeram ou estão fazendo sentido em determinados contextos do mundo real.
comentários(0)comente



andre96g 23/01/2024

Ótimo para curar uma ressaca literária
Adorei o livro. Admito que comecei lendo pois queria ler o conto que inspirou a chegada. No entanto pata minha surpresa, estw foi apenas um dentre vários contos que adorei.
Realmente aa vezes da uma cansada pelas explicações técnicas mas é possível relevar e passar por cima. E no fim elas são interessantes oara a reflexão.
O fato de no fim do ter uma explicação oara de onde veio cada um dos contos é. Ótimo.

Enfim, super recomendo
comentários(0)comente



Iago.Marques 27/01/2024

Uma aula de ficção científica
Todos os contos são simplesmente incríveis, e os mais especiais são: história da sua vida (obviamente) e o divisão por zero. É impressionante como Ted Chiang consegue brincar com conceitos tão complexos e torná-la os principais motores de histórias impressionantes. Uma verdadeira aula de como se fazer ficção científica, longe do tradicional, técnico sem ser cansativo, com revira voltas e acontecimentos impressionantes. Vale demais a leitura
comentários(0)comente



Pablo Paz 14/03/2024

O inferno é a ausência de Deus
O inferno é a ausência de Deus

Para mim, leitor comum, esse autor é uma mistura de Julio Verne com Machado de Assis. A riqueza e a clareza na exposição, mais do que explicação, de teorias abstratas com caracterizações precisas de Verne; mais a elegância da escrita e a verve filosófica do narrador distante e resignado de Machado. São oito contos, todos publicados em revistas SCI-FI e agora reunidos em livro.

O mais famoso deles, que leva o título da obra, trata da estória duma linguista, contratada pelo Estado para aprender a língua de um povo alienígena que aporta na Terra. Nessa troca de aprendizagens, os alienígenas, ao aprenderem a nossa língua, também aprendem a pensar e a sentir como nós, humanos, a ponto de um deles afeiçoar-se da linguista e do arqueólogo. A linguista, ao aprender a linguagem deles, também começa a pensar e a ver o mundo como eles; e uma característica da linguagem deles é conseguir ver o próprio futuro, através de sonhos e/ou déjà-vus. Inicialmente, ela acha que está tendo surtos psicóticos, devido ao excesso de trabalho, porém todas essas experiências oníricas são passagens que ela viverá no futuro, incluso tragédias. Numa HQ de super-heróis maniqueístas como os da Marvel ou da DC, isto seria uma espécie de superpoder, mas aqui é só uma nova língua que ela aprendeu com os alienígenas: é assim que eles 'falam' e 'pensam' e apreendem o mundo: vendo o futuro, isto é, a 'história da sua [própria] vida', como sugere o título do conto.

Resumindo assim, parece simples, e até chato, mas a forma como ele narra e explica a relação de distanciamento, aproximação e alteridade entre o alienígena e a linguista é digna de um bom antropólogo. Até virou um filme lindíssimo chamado "A Chegada", lançado em 2016. Também há outro conto chamado 'O inferno é a ausência de Deus' cuja temática é bem conhecida para quem gosta de filosofia e religião: não há como não reconhecer o filósofo cristão Santo Agostinho e o seu famoso 'o mau é a ausência de Deus'. (Para quem não sabe, Santo Agostinho é um autor apreciado e respeitado desde há muito tempo na China.)

Na maioria dos contos, talvez por sua origem chinesa (tendo uma língua tonal como língua materna) e formação em ciências da computação, o autor demonstra certo fascínio pela linguagem - humana, científica, filosófica, religiosa, matemática, computacional. Cada conto é uma obra-prima em si mesmo. Ficção científica de primeira e sem clichês. Até comprei o segundo livro dele - 'Expiração' - lançado pela mesma editora.

Uma curiosidade que notei nas estatísticas do Skoob: é o primeiro livro de SCI-FI que tem mais leitores do sexo feminino do que do masculino. Acho que é porque o livro trata de temas 'duros', ou 'masculinos', com uma leveza 'feminina' na forma de narrar.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 09/04/2024

Ted chiang se define como '' um escritor ocasional'' ; trabalha como ''um escritor ocasional''; trabalha como redator técnico de informática e confessa ter poucas ideias para histórias -seu prestígio no cenário da ficção científica hard , em que uma idéia científica é examinada em todas as suas implicações ao mesmo tempo em que serve de força geradora para ação ,Chiang se coloca sempre um passo a frente do leitor , respondendo a todas as dúvidas antes mesmo de serem claramente formuladas

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788551000786
comentários(0)comente



Michael147 07/09/2024

Muito bom
Gostei das maiorais dos contos, são muito bem construídas e escritos. Cada um tendo um universo totalmente diferente e único
comentários(0)comente



Emilia Yumi 22/09/2024

História da sua vida...
O livro é composta por 8 contos de ficção de Ted Chiang. Cada um levando um tema pressuposto até as últimas consequências como: se pudesse ser construído uma torre tão alta que alcançasse os reinos dos céus, o que as pessoas encontrariam por lá? E se a inteligência de uma pessoa fosse aumentada, a ponto de entender tudo... Haveria necessidade de entender mais?.... Os melhores na minha opinião foram: ENTENDA, HISTÓRIA DA SUA VIDA (aquele que inspirou o filme A CHEGADA), e o último: GOSTANDO DO QUE VÊ: UM DOCUMENTÁRIO. Acho que quem gostou do filme A CHEGADA, vai gostar dessa coletânea de contos de ficção. Boa leitura!! ;)"
comentários(0)comente



161 encontrados | exibindo 151 a 161
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR