livrosepixels 13/01/2017Um livro de contos que... é sobrecarregado de ciência.História da Sua Vida e Outros Contos é a primeira coletânea do autor a ser lançada no Brasil. O livro reúne os principais contos já publicados por Ted Chiang nos Estados Unidos, e a edição também traz notas sobre cada uma das histórias, além de uma linha do tempo da publicação de cada uma.
Todas elas exploram algum conceito científico, seja inteligência artificial, manipulação biológica, alienígenas ou mesmo equações matemáticas. O primeiro conto, A Torre da Babilônia, talvez seja o único que mais se distancia de uma narrativa de ficção científica, pendendo mais para o lado fantástico e profético.
Também está presente no livro o conto que inspirou o filme A Chegada, e é um dos textos mais longos também presentes. Apesar de muitos dos contos serem extensos, o autor já declarou que não pretende escrever romances pois, segundo ele, histórias muito longas são obstáculos para leitores poderem absorver tudo o que a trama pode introduzir. Sendo assim, prefere trabalhar com contos, onde a trama caminha apenas em uma direção, não existindo problemas secundários.
“Qual é o papel dos cientistas humanos em uma era em que as fronteiras da investigação científica se deslocaram para além da compreensão humana?”
O autor escreve com pouca frequência, mas quase sempre seu trabalho ganha prêmios e chama a atenção pela fidelidade à ciência que aborda. Contos como Gostando do que vê: um documentário, explora de forma minuciosa o conceito de bloqueios de estímulos cerebrais, afetando assim algumas percepções que temos, como por exemplo, saber diferenciar a beleza das coisas.
Todas as histórias do autor apresentam uma trama bem desenvolvida e bastante complexa, mas todas com lógica reconhecida. O interessante do livro é que as tramas desenvolvidas são bastante originais, fugindo de conhecidos clichês, o que sem dúvida é muito gratificante, pois todas as histórias tem potencial em surpreender o leitor com seus conceitos.
MINHA OPINIÃO
Desde muito pequeno eu sou apaixonado por ficção científica e todo filme que envolve robótica, mutação genética, alta tecnologia e alienígenas me chamam a atenção. Foi o que ocorreu quando eu vi o trailer do filme A Chegada (Arrival). E o primeiro contato foi o suficiente. Meu desejo se tornou maior ainda após eu saber que o filme foi baseado em um conto, que para minha surpresa, estava sendo lançado no Brasil em uma coletânea de sci-fi.
Logo que comecei a ler os contos, notei uma peculiaridade na escrita do autor. Cada um deles apresenta um enredo bem construído, com profundidade de pensamento e, principalmente, amplo envolvimento da ciência, seja ela matemática, física, linguística, etc. Então observei que não eram contos simples, mas que demandavam do leitor uma atenção redobrada e pelo menos um conhecimento mais enfático em alguns conceitos científicos. Foi por este motivo, inclusive, que alguns gostei menos que de outros.
“Ele desejou que Javé desse um sinal, para que os homens soubessem que sua empreitada era aprovada; do contrário, como podiam permanecer em um lugar que oferecia tão pouca guarida ao espírito?”
Cada texto do autor traz uma visão filosófica sobre algo do dia a dia ou de uma forma de pensar. Não são contos onde tem aquele começo, meio e fim como nas histórias convencionais. Em algumas das histórias presentes no livro, o final é abrupto, sem uma ‘solução aparente’, mas isso casa com a ideia de que nem tudo na vida apresentará uma resposta. Em alguns momentos se parecem com fragmentos de histórias maiores, porém, tão bem construídas que fazem total sentido. Esses finais abruptos, inclusive, despertam o leitor para tirar suas próprias conclusões sobre o que leu e entendeu. São histórias bastante originais, segundo pude notar, e vagamente me lembravam de alguma outra coisa que eu já conhecesse. Nem mesmo o conto sobre a visita alienígena se parece com algo que eu já tivesse visto. Contos como por exemplo Gostando do que vê: um documentário mostrava até que ponto a ciência poderia interferir na vida social, no sentido de evitar que as pessoas fizessem julgamentos baseados na aparência, ao criar uma droga que inibisse a capacidade cerebral de reconhecer o que era feio e o que era bonito. O conto Entenda, por sua vez, explora os limites da inteligência humana e imagina o que ocorreria se uma pessoa atingisse o ápice cerebral, encontrando razões e explicações para absolutamente tudo.
De todos os contos, os dois que eu mais gostei foram A Torre da Babilônia e História da sua vida. No primeiro conto mencionado, a humanidade está no ápice de suas conquistas, tendo ela construído por muitos anos uma torre que toca o céu. Os humanos finalmente tinham uma forma de encontrar Deus, de subir ao céu e conhecer os segredos divinos. Mas a mensagem principal do conto é se de fato o ser humano deveria querer conhecer mais além do que lhe é conhecido, se estamos preparados para as consequências que a nossa curiosidade pode causar. A forma como o conto termina dá a entender que as respostas nem sempre serão como esperamos, mas que mesmo assim, é possível por meio delas conhecer novos horizontes e evoluir cada vez mais.
“Talvez os homens não tivessem sido feitos para viver em tal lugar. Se a própria natureza os restringia de se aproximar demais do céu, talvez devessem permanecer na terra.”
História da sua vida é o conto que inspirou o filme A Chegada, e foi um dos que eu mais gostei de ler devido ao tema. Ele narra o contato entre humanos e alienígenas e como o mundo reage diante disso, em saber que não estamos sozinhos no universo. Apesar de narrar o contato entre as duas forma de vida, não é uma história sobre os alienígenas; é uma história com alienígenas, pois o foco do conto está na reação dos personagens envolvidos com essa nova forma de vida, e como o a percepção de vida deles muda.
Nele, a linguista Dra. Banks foi recrutada pelo exército para tentar se comunicar com os alienígenas. A narrativa vai acompanhando os passos da doutora descrevendo a forma como os visitantes construíram sua linguagem, totalmente diferente de tudo que conhecemos, e mostram como essa forma de vida é tão peculiar quanto poderíamos imaginar. O principal do conto é mostrar que conforme a nossa percepção sobre essa nova forma de vida ia aumentando, cada vez mais a realidade da personagem ficava confusa. Isso porque as leis matemáticas e físicas dos alienígenas não são iguais as leis utilizadas pelos humanos. Não somente a anatomia dos aliens é diferente, como a noção que eles têm de tempo e espaço.
“E se a experiência de conhecer o futuro mudasse uma pessoa? E se evocasse um sentido de urgência, um sentido de obrigação de agir do modo que sabia que agiria?”
Em todos os contos pude notar que o autor foge dos conhecidos clichês. Não é a toa que seus textos já foram bastante premiados ao longo dos anos, e que História da sua vida tenha proporcionado um filme tão bem falado que, para muitos, já se tornou um dos mais importantes filmes de sci-fi dos últimos anos. E é uma pena saber que o autor não escreva com frequência.
Fiquei bastante satisfeito com o livro e creio que é uma ótima indicação para quem gosta de sci-fi bem construído, pautado e que foge dos clichês já conhecidos na literatura. Foi uma experiência muito boa e espero poder ler outros contos do autor em breve, e, principalmente, torcer que outras adaptações cinematográficas sejam feitas. Como eu disse, as histórias pautam pela originalidade e as reflexões que cada uma proporciona são sem dúvida de grande mérito.
Quer ver mais resenhas? Acesse o blog Resenhando Sonhos ;)
site:
http://resenhandosonhos.com/historia-da-sua-vida-e-outros-contos-ted-chiang/