1808

1808 Laurentino Gomes




Resenhas - 1808


975 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Fernanda 21/12/2010

Eu não queria que esse livro acabasse, eu sou completamente apaixonada por livros históricos, demorei 13 dias para ler esse livro, por dois motivos , o primeiro porque eu raramente tenho tempo de ler, mas o principal é que quando gosto de um livro gosto de ler devagar.
Numa linguagem simples, descomplicada, o autor nos remete a 200 anos atrás , com ricos detalhes , para mim um livro que me acrescentou muito conhecimento.
Um livro MARAVILHOSO.
comentários(0)comente



Alessandra Leandro 04/07/2020

Para quem quer conhecer a nossa história!
Livro muito interessante sobre a vinda da família real ao Brasil e o acontecimento da abertura dos portos. Alguns historiadores, amigos meus, comentam que a forma do Laurentino Gomes fazer história não é a correta, porém não impede de ter informações curiosas e interessantes. Com este livro, conhecemos detalhes que não aprendemos na escola. Esse livro é excelente para curiosos e estudiosos!
comentários(0)comente



vivi 23/06/2020

dom joão reafirmando suas origens a partir do momento que diz que só foi registrado 1 banho dele no brasil
comentários(0)comente



Marcus 15/06/2020

Um livro para entender de forma simples a história.
Este livro, diferente da maioria dos livros de história, não é maçante e prolongado. Com seus capítulos de tamanhos medianos, lotados de detalhes relevantes, a história é muito bem contada, fazendo o entendimento de qualquer leitor!
comentários(0)comente



Vilma.Paim 01/06/2020

Espetacular
Embora o livro relata como o nosso povo cresceu às custas de um ato tão desumano e cruel como a escravidão, mostra fatos importantíssimos, e a importância de Portugal para nosso país, mesmo que com medidas antiquadas.
Confesso que li alguns capítulos com um nó na garganta devido a alguns fatos tão desumanos, mas cheguei a conclusão que os governantes de séculos passados não são tão diferentes dos de hoje, que a violência parece fazer parte do ser humano e não de uma época propriamente.
comentários(0)comente



Tamiles 27/01/2011

Um incentivo à busca do passado
O livro é muito bom, para falar de seu conteúdo, no mínimo, teria que conhecer bastante sobre a História do Brasil.
O ensino médio e fundamental necessita de obras semelhantes a 1808, devido ao seu rico conteúdo e linguagem fácil. Como estimular o aluno a conhecer seu passado com livros grossos, chatos, cheios de nomes desconhecidos e datas?
Laurentino Gomes desperta o leitor para a riqueza da história brasileira, a importância da preservação de livros e documentos e a sedução e brilho que existe nas pesquisas.
A cada descoberta o passado se transforma, intrigando pesquisadores e fascinando meros estudiosos.
1808: um livro que assemelha a história do Brasil a um fascinante romance recheado de realidade.
De Mu 18/03/2022minha estante
Ae minha boadrasta




Guilherme 01/02/2011

Muito bom
Ajuda muito a entender por que o Brasil e o Rio de Janeiro são como são.
comentários(0)comente



Amanda.hpires 27/05/2020

Leitura leve e rica em detalhes, o que faz com que o leitor esteja imerso na história e se sinta parte dos acontecimentos.
comentários(0)comente



Glauce 26/02/2020

Obra inteligente, de fácil leitura, encantadora...
Trata dos vários nuances que permearam a vinda de D. João VI ao Brasil, bem como a permanência da corte na colônia.
comentários(0)comente



Bruna 15/03/2020

Muito Bom!!!
Ao começar a ler achei um pouco chato, mas depois a leitura foi fluindo e os capítulos ficaram mais interessantes. Recomendo!
comentários(0)comente



Carol Cruz 17/03/2011

...
Não sei se o problema fui eu, o livro ou o conjunto da obra... Mas não consegui.

Achei repetitivo, parado e com uma linguagem que me lembrou a época de colégio.

Eu esperava um livro mais leve, sinceramente.

Outra coisa que achei meio estranho foi o fato do autor comentar sobre como o filme "Carlota Joaquina" esteriotipa seus personagens, mas ele também faz o mesmo...

Enfim, tentei mas não deu. Espero que meu pai (que está lendo o livro agora) faça melhor proveito.
comentários(0)comente



Tadeu.Santos 27/01/2019

História do Brasil, produto da inspiração criativa humana.
Ao ler a obra "1808", de autoria do jornalista Laurentino Gomes, faz o leitor acreditar que a história da família real portuguesa está, intrinsicamente, ligada à história do povo brasileiro. Contudo, a obra detém uma parca visão historiográfica do Brasil e de Portugal da época, eis que, o autor trouxe os fragmentos das cartas dos nobres portugueses demonstrando uma total apatia com a capital (Rio de Janeiro), em relatar ser uma cidade "suja, imunda, ausente de quaisquer assepsia", bem diferente do que é hoje, não é?

Brincadeiras a parte, o autor traz consigo uma visão do monarca Dom João VI como sendo alguém preguiçoso, burro e "paspalho". Porém... Ao estudar a história, com mais afinco, percebe-se que a última carta deixada por Napoleao Bonaparte, em seu leito de morte, este diz "foi o único imperador que conseguiu me enganar".

A problemática da obra de Laurentino Gomes se resume em uma única palavra "decepção", afinal, o autor apenas se preocupou em forjar uma obra deixando a imagem de um país amorfo, resultante de um povo inepto, liderado por um monarca "preguiçoso". Tudo isto, fundamentado por supostas cartas que sequer sabemos de sua origem.

Contudo, os relatos, oficiais, de padres, coxeiros e pessoas da nobreza é que, de fato, a família real detinha grandes problemas familiares, porém, burros e preguiçosos jamais!

A questão é, em quem você prefere acreditar, no monarca "paspalho, preguiçoso e burro" ou no homem que conseguiu enganar Napoleão Bonaparte, salvando sua pele e de toda nobreza, dando ao Brasil status de império?
comentários(0)comente



Josy.Stoque 02/05/2011

Histórico, mas excitante
Por ser um livro de história pura, deveria ser maçante, certo? Errado! Tudo depende do autor. E Laurentino Gomes criou um enredo invejável, um texto moderno e excitante, para contar sobre parte de nossa história como nação.
Baseado em muita pesquisa e até mesmo em fatos históricos que estão ausentes em nossos livros de história, este com certeza é um complemento instigante e indispensável para a compreensão do Brasil de hoje.
Como pano um cenário mundial assustador, o autor narra sobre as influências da escolha feita por D. João VI em 1808 sobre o fim de Napoleão e sobre o Brasil colônia.
Vale muito a pena ler!
comentários(0)comente



Luc Candelore 22/02/2020

Li e me surpreendi
Esperava pouco desse livro e me surpreendi. Por meio das pesquisas, entrevistas e opiniões do autor o leitor pode extrair conclusões sobre o Brasil do ano 2020.
Um rei simpático, uma rainha esquisita, uma corte pouco útil e um país riquíssimo vão tornar essa história no mínimo intrigante.
Boa leitura para conhecer as origens do verdadeiro Brasil.
Rogério 25/02/2020minha estante
Um dos livros que pretendo ler em algum momento da minha vida. Este e os demais da trilogia do Laurentino Gomes.




975 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |