1808

1808 Laurentino Gomes




Resenhas - 1808


975 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |


Liu 24/02/2022

1808 e a viagem a Ouro Preto
Em 14 de fevereiro de 2022, viajei para Belo Horizonte, em visita a meu pai. Chegando lá, comecei a leitura de 1808, do escritor Laurentino Gomes. A leitura seguiu a todo vapor, pois a forma como o autor relata os fatos e constrói a narrativa é capaz de prender e aguçar a curiosidade.

Parece que a leitura daquele momento histórico do Brasil-colônia fazia todo sentido, pois, no fim de semana eu iria conhecer Ouro Preto e Mariana. Duas cidades lindíssimas, cheias de história, verdadeiros museus a céu aberto.

A leitura do livro deu uma embolada nesses dias, pois quis aproveitar ao máximo pra conhecer todas as igrejas, minas e museus das cidades.

Por fim, no dia 24, sob a surpresa da invasão da Rússia à Ucrânia, e a iminência de uma guerra na Europa, me fez lembrar e relacionar aos fatos que desencadearam a vinda da corte portuguesa para o Brasil, as invasões napoleônicas.

Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Luiza1100 23/09/2024

Fiquei com receio de achar chato mas a escrita é tão leve, que não tem como. Vários detalhes sobre a familia imperial que eu não tinha noção. Achei muito interessante quando o autor correlaciona os acontecimentos antigos com o que vivemos hoje em dia no Brasil. Excelente trabalho de todos os historiadores ! Não podemos esquecer nossa historia. Inclusive, indico também o Museu imperial em Petropolis.
comentários(0)comente



Mila Gomes 20/09/2024

Era o que eu imaginava e mais um pouco
Desde o ensino fundamental, eu nunca gostei muito da história do Brasil, por ter sido construída de uma forma toda torta. Mas ao ver esse livro tive curiosidade de ler, mesmo sabendo dos acontecimentos, muitas vezes bizarros, que eu leria.
Uma parte que me doeu muito ler foi o capítulo sobre a escravidão. É a parte mais triste dessa história.
Sobre a escrita, é bem fluida, de linguagem fácil e sem muitos termos técnicos. Foi feito para aqueles que têm curiosidade sobre a história brasileira.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Madu 21/10/2023

Primeira vez lendo um livro assim e amei muito, despertou muito a minha curiosidade. Ele vai contando a história do período de uma forma realmente interessante e cativante, trazendo diversos fatos e curiosidades sem fazer a leitura ficar chata. Sem palavras para isso. Amei
comentários(0)comente



Rafael Ramos da Rocha 19/08/2024

é isso....
Desde 1500, o país nas mãos de uma elite, porca, preguiçosa, corrupta e sem a menor preocupação com uma ideia de nação... Desde 1500 a Religião cristão, impedindo avanços, impedindo a ciência e deixando o país atrasado. Ah! sim, sobre o livro em si, excelente leitura. Vale a pena.
comentários(0)comente



Helena.Merces 27/02/2022

"A liberdade não significava melhoria de vida"
O tipo de livro que eu gostaria de ter lido bem antes mas por medo de me decepcionar acabei deixando pra depois, porém acho que foi o momento ideal pra eu conseguir me dedicar a leitura dele.

O livro começa com vários fatos históricos do século XVIII, principalmente as mudanças políticas e governamentais na Europa e como isso afetou também o Brasil.

A vinda da família real portuguesa para o Brasil colônia é descrita de uma forma bem legal, nada cansativa e que me prendeu bastante ao conteúdo. Entender como essa dinâmica da mudança trouxe consequências que perduram até hoje no nosso país (boas ou ruins). Gostei muito da forma como o autor fala sobre cidades daqui do Brasil, fez com que eu me sentisse vivendo o momento.

Gostei bastante também das figuras que o livro apresenta. Enfim, uma leitura muito boa!
comentários(0)comente



PedroVipi 04/08/2024

O puro suco da história brasileira!
Neste livro, Laurentino Gomes detalha os acontecimentos que fizeram a família real de Portugal fugir de Napoleão Bonaparte e vir para a colônia: O Brasil.
O livro é muito bom, o autor usa uma linguagem de fácil compreensão e além disso, o livro é acompanhado por ilustrações de Rita Bromberg que deixam a história mais interessante com o uso dos recursos visuais.
Prato cheio para quem gosta de história ou pra quem quer saber mais sobre o Brasil!
????
comentários(0)comente



Breno Trindade 03/08/2024

Uma descrição importante sobre o Brasil de D. João VI
Estudar e conhecer a história é algo sempre engrandecedor. Saber de pormenores incomuns nos livros escolares é imprescindível a traçarmos paralelos entre épocas distintas de nosso país.
A obra 1808 nos apresenta vícios que, muito comuns àquele período, parecem atemporais em nossa nação, de tão semelhantes. Seria justificável, em virtude da ainda muito pouco desenvolvida pátria, mesmo após a invasão portuguesa? E por que o atraso ainda era uma realidade tão real?
A vinda da corte portuguesa, não casual, assim como a chegada de Cabral, descreve potenciais do Brasil e problemas de Portugal.
Enfim, um livro muito necessário para entendermos muitos sentimentos vividos nos dias atuais.
comentários(0)comente



VinAcius49 01/04/2022

É mais que bom! Temos aqui um muito bom e também um perfeito como forma de avaliar, mas não posso dar mais que isso? Aff...
É aquele tipo de livro que todo mundo deveria ler. O autor pega aquilo que você aprendeu na escola/universidade (muitas vezes considerou chato) ESMIUÇA ASSIM e de uma forma super compreensível.
Ai, não consigo... LEIAM!
Ps.: Ai ai, Napoleão... Você é um [*****] histórico, caralh*!
comentários(0)comente



Maria Fernanda 20/02/2014

Todo brasileiro tem que ler
Finalmente entendi o hype que fizeram em cima desse livro há alguns anos. Em geral eu desconfio dessas coisas que fazem muito sucesso, mas esse livro é realmente bom. É História do Brasil, escrito de uma maneira bem acessível para qualquer pessoa - sério, em nenhum momento é necessário algum conhecimento prévio, o autor explica tudo sem fazer com que você se sinta um retardado. Mais: é um livro de qualidade, bem pesquisado (a lista de recomendações bibliográficas no final é ótima) e embasado. Acho que esse é um daqueles livros que todo brasileiro simplesmente tem que ler.
comentários(0)comente



thay ð¸ 03/07/2024

Um livro muito bacana e com muitos detalhes interessantes sobre a história da chegada dos Portugueses ao Barsil.
Fiquei impressionada como a visão que tinha das pessoas mudou por conta dos detalhes muito vividos de suas vulnerabilidades.
comentários(0)comente



Menina Ciria 22/07/2024

Que livro ein! O autor já começa lamentando o fato das autoridades brasileiras não se preocuparem em preservar a história e os locais históricos do Brasil. Cita o descaso do museu nacional, antiga residência do Dom João quando chegou com a corte no RJ. Fugiu de Portugal mais por pressão da Inglaterra do que por medo do exército de Napoleão. Deixou um estrago para trás. Limpou os cofres públicos, trouxe bens valiosíssimos da nação portuguesa (uma BBT com mais de 6 mil títulos ??). A corte chegou na Bahia depois de passar quase 2 meses a deriva. Ficou 1 mês na Bahia e zarparam para o RJ. Gente folgada, sempre entregue ao ócio. O Rio nem estava preparado para isso. Os nobres começaram a invadir as casas das pessoas de bem. (Achei isso um absurdo). Dom João tinha fama de não gostar de tomar banho, nem mesmo trocar de roupas ?. Os 11 anos que viveu aqui usou uma casaca surrada. Fazia pouco caso de muita coisa, mas não tolerava quem pegava seus livros emprestado e não devolvia ? . Extremamente tímido não gostava muito de receber visitas e evitava conversar com os filhos. Odiava ter que tomar decisões. Quando foi embora do Brasil não fez diferente de quando saiu de Portugal, levou tudo o que pode dos cofres públicos. Abalou meu amor pela monarquia. Reza a lenda que antes de morrer Napoleão escreveu sobre várias pessoas, e sobre Dom João VI disse: foi o único que me enganou. Em vida eu digo: foi um dos primeiros a nos roubar.
Erica424 18/08/2024minha estante
Esse livro está na minha lista de desejos há dez anos. Que Deus me dê oportunidade de lê-lo


Menina Ciria 20/08/2024minha estante
Tem o audiobook no youtube. Se eu fosse você não esperaria pelo livro físico ?


Erica424 20/08/2024minha estante
Agradeço a dica. Mas a bateria do meu celular muito mal dura mais que duas horas.




Bruno 04/11/2009

Um livro que faltava
Gosto da ideia de ler livros de história escritos por jornalistas. É verdade que às vezes pode faltar aprofundamento, mas o estilo mais leve e fluido dos jornalistas torna a leitura mais agradável para o leigo, o que aumenta o interesse por fatos históricos pelo público em geral.

Só acho "ecologicamente incorreto" o fato deste livro em especial ter páginas tão grossas. Talvez o editor quisesse que o livro parecesse um calhamaço (a obra tem cerca de 400 páginas, mas parece ter 800!), para chamar a atenção do público, mas acho que não havia necessidade.

De qualquer forma, Laurentino Gomes apresenta muitos fatos interessantes. Além de termos acesso a um D. joão VI menos estereotipado, podemos observar, por exemplo, que, apesar de vários avanços, o Rio de Janeiro continua, na sua essência, tão caótico e pitoresco quanto há 200 anos. Aliás, até os tais "choques de ordem" já existiam nessa época. É claro que após a transposição da corte portuguesa houve outros tantos choques de ordem, como durante as gestões de Pereira Passos, Carlos Lacerda, Cesar Maia...

Será que esses choques de ordem, no fundo, não criam ainda mais caos? Será que a ordem não deveria ser construída gradativamente, respeitando as especificidades de cada lugar, onde cada um passasse a entender que seguir determinadas regras promovem o bem comum? Bom, mas essa é uma pergunta que foge do escopo do livro...










comentários(0)comente



Felipe1503 27/01/2024

Leitura necessária
Lendo esse livro tive ainda mais certeza que a gente não aprende nada sobre a história do Brasil. Essa leitura foi uma verdadeira aula.
comentários(0)comente



975 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR