Carol 02/12/2016Regresso a si--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Um fator de toda viagem é o desgaste. E o desgaste reduz nossa imunidade", ele disse. " A melhor cura sempre é regressar à nossa casa,"
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Regresso é a palavra chave neste novo romance de Leon Idris. Minha sombra cabe ali é uma autoficção, ou seja, uma autobiografia ficcional. A cidade Cristina - localizada no sul de Minas Gerais - é o elo que une o autor e seu protagonista.
Refletindo sobre a memória e a melancolia, aqui no sentido freudiano, Leon decide retornar à cidade onde viveu parte de sua infância. É um regresso a si, às suas reminiscências, à história de sua família paterna.
Esta questão da busca por raízes, por nossos vínculos familiares sempre me encantou. Quantas histórias, quantos personagens/pessoas interessantes estão ali escondidos em nossas árvores genealógicas? Ao encontrar o diário de seu avô, Leon tem a chance de preencher essas lacunas.
Leon Idris é um jovem autor que merece ser lido. O Deserto dos meus olhos, seu primeiro livro, foi um achado. Porém, é em Minha sombra cabe ali que sua visão sobre a arte e a literatura resplandece mais fortemente.
Um livro tocante, fluido, bem escrito. Com uma premissa lírica, bem trabalhada. Gostei a beça e recomendo a todos que buscam conhecer novos autores nacionais.