Lethycia Dias 19/05/2020História surpreendente; edição frágilComecei a ler "O Senhor dos Anéis" no início de março, logo depois de terminar "O Hobbit", acompanhando um projeto de leitura coletiva de Tolkien. Eu, que não sabia nada sobre esse universo da ficção, desejava entender sua grandiosidade e por que tantas pessoas o adoram. E sim, eu entendi.
Não vou fazer um esforço de resumir a história como normalmente faço nas minhas resenhas, porque, afinal, estamos falando de 3 livros e de algo já conhecido por muitas pessoas. Mas eu gosto bastante da passagem de tempo entre a viagem de Bilbo e a jornada de Frodo antes que as coisas comecei a acontecer. Demorei para pegar o ritmo no início, mas quando me acostumei com a forma que a história é contada, ficou bem mais fácil.
Fiz uma leitura lenta, que demorou dois meses e meio. Passei por altos e baixos, com a narrativa fluindo ora de forma mais lenta, ora mais acelerada e com mais de ação e tensão. Mesmo nos momentos lentos, eu me mantive interessada, especialmente quando os personagens contavam histórias de tempos passados da Terra Média.
Minha maior dificuldade foi de acompanhar a viagem por meio dos mapas incluídos no livro, admito que as indicações de direção dadas ao longo da história me confundiram bastante. Estranhei bastante as passagens acompanhando apenas uma parte dos personagens por muito tempo enquanto não sabíamos o que se passava com os outros em outro lugar, após a dissolução da Sociedade do Anel. Mas entendi o propósito e percebi que isso mantinha a minha curiosidade.
Com o tempo, a história me empolgou, me deixou tensa, me fez rir e até me entristeceu quando cheguei perto do fim. Eu me surpreendi em alguns pontos, mas em outros, sabia exatamente o que esperar, considerando a apresentação de alguns dos personagens e o caráter de clássico da fantasia que essa história carrega. Posso dizer que gostei bastante e consegui satisfazer a minha curiosidade. Não sei se pretendo reler de novo algum dia, mas a leitura atingiu o seu objetivo.
Essa edição em volume único reúne a trilogia e contém apêndices com muitas informações complementares, além dos mapas da Terra Média. As páginas são amareladas, porém bastante finas. A lombada quebrou com facilidade.
site:
https://amzn.to/2TmzIuj