Lili 02/08/2017O Senhor dos AnéisJá tinha lido esta magnífica obra há uns... muitos anos (não vamos falar em números). Apesar de ter achado na época que ela era genial, confesso que achei muitas partes arrastadas e não fiquei certa de que entendi tudo. Talvez a falta da maturidade literária tenha impactado minha leitura (mesmo este livro não sendo só para adultos, ele requer uma certa bagagem de leitura), talvez seja apenas porque tenho uma certa dificuldade em criar cenários na minha mente (e o autor tenta com afinco fazer com que o leitor crie), talvez uma mistura de diversos fatores. Enfim, a leitura foi em vários momentos prazerosa, mas em muitos outros, não.
Há anos tinha vontade de reler toda a obra de Tolkien. Suspeitava que ia aproveitar melhor dessa vez, com todo o auxílio gráfico dos filmes e considerando que hoje sou uma “leitora melhor”. Participo de um grupo de leitura e nós gostamos muito de acompanhar os vídeos da Tatiana Feltrin pelo YouTube. Quando ela lançou o projeto de ler O Senhor dos Anéis em conjunto, logo pensei “agora vai!”. E tive a sorte de ser acompanhada por várias amigas do grupo de leitura. Isso resultou na leitura mais agradável da minha vida! Não o livro em si (apesar de ele ser sim um dos meus livros favoritos), mas a própria leitura. Ler comentando os detalhes, assistindo vídeos da Tati, discutindo pontos que o Tolkien não explicou tão a fundo... Que experiência maravilhosa! Dessa vez eu não achei a obra somente digna de respeito, como da primeira vez. Achei realmente emocionante. Ri, chorei, me preocupei (mesmo sabendo o final), senti medo e desesperança, me senti dentro da Terra Média! Tolkien é muito mais genial do que eu imaginava até esta releitura. O Senhor dos Anéis é algo inexplicável. Incrível como alguém escreve uma história tão sensacional, criando todo um novo universo e te faz ler até os apêndices que tratam de idiomas que só existem neste universo, apenas para adiar um pouco o fim de toda a experiência. Tolkien merece tudo o que já foi dito de positivo sobre sua obra, e um pouco mais.
Quanto ao livro em si, acho que a maioria das pessoas sabe do que se trata, então vou comentar somente algumas impressões. Na primeira leitura, achei A Sociedade do Anel meio enrolado, demorei bastante a engrenar. Curiosamente, na releitura foi o meu favorito. Tolkien usa e abusa de explicações sobre os lugares e personagens, e o envolvimento que eu tinha com tudo isso por já conhecê-los ajudou bastante. Este não é um livro que perde a graça por sabermos o final. Muito pelo contrário: sem a ansiedade de descobrir como tudo aquilo termina, acabamos por absorver muito melhor os detalhes, o humor (sim! Ri muito nessa releitura! Quem não vê humor em Tolkien não está aproveitando completamente a leitura – pelo menos foi o meu caso), e em consequência, toda a grandiosidade da obra.
Concluindo, só posso dizer que recomendo. Não apenas que você leia, mas que também releia! =)