Gorin no Sho

Gorin no Sho Miyamoto Musashi




Resenhas - O Livro dos Cinco Anéis


171 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 3 | 9 | 10 | 11 | 12


Pedro.Miguel 14/11/2020

Le japonê, sê sabiô..
Exorta a necessidade de adotarmos um espírito sereno, mas com atitude firme e decidida.
Texto escrito por Miyamoto Musashi, um Samurai do Século XVI, ensinando os mandamentos militares de sua escola, acabando por tornar a leitura cansativa.
comentários(0)comente



Daniel.Paulo 08/11/2020

"O espirito precisa ser forjado"
Depois de ler todo o box eu considero esse o livro mais fraco dos três, mas não quer dizer que ele é ruim, muito pelo contrario, assim como, o principe e a arte da guerra, o livro dos 5 aneis( ou o livro dos 5 elementos) aborda taticas super interessantes sobre como deve ser um verdadeiro samurai, e todas essas normas de condulta também podem ser usadas para a vida em geral, assim como todos os livros do box, fora que as notas de rodapé ajudaram badtante, super recomendo.
comentários(0)comente



Lauro.Miranda 02/11/2020

Refletir bem sobre isso...
O livro de Musashi é interessante. Apesar de pessoalmente não ver este livro como um exemplo para o mundo dos negócios, devo admitir que algumas questões podem ser aproveitadas e algumas lições tiradas.
Musashi foi um homem decidido, de personalidade forte e que perseguiu aquilo que queria com firmeza. Durante este livro, que tem o objetivo de propagar as qualidades de sua escola em relação as outras, muitas vezes percebemos as lições aprendidas por musashi e suas conquistas por nunca perder o foco.
Recomendo o livro para aperfeiçoamento pessoal e para ter alguma ideia do que se passa na mente desse lendário espadachim.
comentários(0)comente



Daniel Teles 17/09/2020

Muito interessante
Devemos ler esse livro nas entrelinhas, porque é assim que você descobre o seu valor.
Nos dias de hoje, os ensinamentos deste livros são mais usados no âmbito profissional, e para alguns casos no lado pessoal também.
Coisas importantes que eu aprendi:

- Conhecimento e estratégia são muito importantes na nossa vida;

- A importância dos estudos e da perseverança;

- Saber aprender de tudo um pouco;

- Cabe a quem lidera conhecer a qualidade de alguém e delegar a melhor função para esta pessoa.

É um livro de cabeceira para todos.
comentários(0)comente



ILG 13/09/2020

Ensinamentos de baltalha de um espadachim
Livro interessante para quem tem apreço por curiosidades históricas, artes marciais e grandes espadachins. Gostei do livro porque tenho mais ou menos esse perfil, mas este livro me chegou como sendo algo voltado para estratégia em geral, o que não creio que se aplique. De fato, fala sobre estratégias em lutas com espadas, e um e outro conselho sobre batalhas, mas não espere encontrar nele nada muito profundo sobre estratégia de um modo geral. Entretanto, não me arrependo da leitura pois é de fato interessante.
comentários(0)comente



Pedro Constant 06/09/2020

Resenha - O livro de cinco anéis
Se você está procurando um livro sobre estratégia, história ou guerras você vai encontrar pouco neste aqui. Apesar do tema ele é totalmente focado em combate individual. Caso se interesse pelo Japão do século XVII, samurais, artes marciais ou principalmente, a filosofia do caminho do guerreiro, esse livro é pra você.
Claro que é possível extrair informações úteis para os dias atuais mas não tenha muitas expectativas. O foco da estratégia aqui é: como derrotar um oponente, como seu estado de espírito influencia seu resultado e como levar uma vida sempre em guarda.
O livro é muito interessante de um ponto de vista antropológico já que conseguimos ter uma ideia do modo de pensar de um guerreiro japonês da época.
A vida do autor, Miyamoto Musashi, revela um combatente lendário e foi, sinceramente, a parte mais interessante do livro pra mim.
Mirella 08/09/2020minha estante
Muito bom, esclareceu bastante!




Suzy 24/08/2020

Honra nas duas mãos
Para além de uma obra sobre táticas de batalha e estratégia, Miyamoto Musashi nos traz um apanhado sobre as escolas de luta do Japão e sobre os treinamentos dos nossos amados samurais, Musashi representa um ídolo, um herói entre a classe dos guerreiros do Bushido e, para além disso, carrega a alcunha de maior guerreiro existente, vencendo duelos com seu método distinto. Nesse livro temos os fundamentos de seu modo de batalha, as críticas a outras escolas, como deve-se se portar em uma disputa e, ainda, temos um pouco do caráter dos samurais. Acredito que seja uma obra de fundamental importancia para se entender o Japão das artes marciais e da cultura do equilíbrio.
comentários(0)comente



Wesley.Sancho 12/07/2020

Estratégia
A temática do livro é referente a estratégia para ser vitorioso, o livro tem seus pontos altos e baixos, não gostei tanto quanto a Arte da Guerra, mas tem seu valor e ensinamentos.
comentários(0)comente



Nila 26/06/2020

O livro em si se torna bastante repetitivo nos seus ensinamentos, o que me desagradou um pouco. Achei interessante a visão estratégica, ainda que militar, do Oriente. Como estamos acostumados com o nosso jeito de fazer as coisas, essa diferença foi interessante. Trazendo os preceitos de samurai, existe muitos posicionamentos que podem ser replicados no mundo dos negócios, especialmente a forma ofensiva que ele nos traz.
comentários(0)comente



Laiz 19/06/2020

- fiquei até 3 da manhã lendo um livro de 1600 e bolinha sobre um samurai ensinando várias coisas sobre espadas e lutas e tal
- gostei muito da parte da água que fala sobre ser adaptável, uma característica que eu gostaria de desenvolver
comentários(0)comente



Mayara 11/06/2020

O livro dos cinco elementos
Um bom livro, de onde se podem tirar algumas técnicas e adaptar para vida e outros segmentos além da arte militar. No entanto é bem específico para lutas de espadas, por isso depende da interpretação de cada um para extrair ensinamentos sobre estratégia no geral.
comentários(0)comente



Daniel Sampaio 11/06/2020

Um excelente guia atemporal da arte do combate e da guerra
A obra é repleta de preciosos princípios pertinentes à arte dos duelos ou combates individuais - contra um ou vários adversários - e também da coordenação de exércitos em um teatro de guerra. A experiência do autor é notória e a ênfase que o mesmo coloca na importância da prática, da experiência e do treinamento contínuo é notória. Seus princípios de focar na destruição do inimigo, empregando o ritmo e a energia necessários com a devida imprevisibilidade, são notórios. Recomendo.
comentários(0)comente



Erick 19/05/2020

Sabedoria Oriental
Um livro importante, não pelo aspecto teórico onde o autor ensina meios como manejar espadas (por exemplo), mas, pela sabedoria dos ensinos que fará com que você possa gerenciar, através do seu "auto-conhecimento", os desafios (espadas) da vida.
comentários(0)comente



Fernando 18/05/2020

Um livro antigo que, à sua maneira, destaca quanto às técnicas de batalha (sobre posições, ataques, guardas). Infelizmente, o livro tão somente cita tais estratégias, sem se aprofundar nestas e, portanto, deixando apenas um vago ensinamento.
comentários(0)comente



Albino 09/05/2020

Um livro para nosso espírito guerreiro.
Muito se fala do livro "a arte da guerra" de Sun Tzu como guia para empresários e pouco se fala de Miyamoto Musashi. ? *MUSASHI (1584-1645)* foi um lendário samurais, invencível. Se recluiu por 20 anos para entender o verdadeiro espírito do samurai e escreveu este livro O LIVRO DOS CINCO ANÉIS.

Dividido em 5 partes. O LIVRO DA TERRA, conduz ao entendimento dos fundamentos do Caminho; O LIVRO DA ÁGUA conduz pela essencialidade e adaptabilidade; O LIVRO DO FOGO trata do combate e das vitórias; O LIVRO DO VENTO é sobre a amplitude do entendimento e da percepção; O LIVRO DO VAZIO trata do NADA, quando alcançamos a completude do conhecimento.

Apesar de ser, e foi feito para ser, um livro técnico para guerra e o combate, em sua leitura, e sua filosofia, de que "os mesmos princípios utilizados para vencer um único homem podem ser aplicados para derrotar 10 milhões de inimigos" e "o estado espiritual do guerreiro em combate não deve diferir do que é nos dias normais", nos conduzem a necessidade de agir sem atos inúteis e sempre treinar para uma capacidade elevada de enxergar a situação, estarmos sempre alertas e, inclusive, pensarmos como se fossemos nosso inimigo.

Traz tambem outros elementos e reflexões levando a conclusão para que se "tenha apenas o espírito como instrumento para alcançar a virtude suprema. Isso sim é o que maisio importa". Recomendo muito esse livro, que me foi apresentado como entretenimento ainda em minha fase infantojuvenil (através do recomendável mangá Vagabond), depois em um primeiro momemto de minha vida adulta, compreendendo mais sobre as responsabilidades e valores (2014, quando adquiri essa linda edição da @editoraconrad ); e agora, em um dia frio, reli com ainda mais apreço e novas notas para reflexão e aprimoramento do Caminho.
comentários(0)comente



171 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 3 | 9 | 10 | 11 | 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR