Lioness.reads 07/08/2023
Bom, mas aplicável?? Não sei
Ouvi em audiobook. Foi interessante, aprendi sobre sabres longos, como atacar, defender, posicionar, combate individual, etc? Agora, qual a aplicação disso à estratégia no mundo atual??
Como o livro aborda muito sobre combate, principalmente individual, com algumas poucas referências a estratégia de guerra, pouco pode ser tirado do texto em relação à conhecimentos atemporais sobre estratégia pura.
Talvez a parte que o pessoal tira desse manuscrito é o caminho do guerreiro no contexto das artes marciais.
Quando seguimos o caminho do guerreiro, com atenção às leis da arte marcial, treinando com diligência e disciplina a técnica da arte marcial, você se livra de qualquer confusão de espírito e pole sua mente, chegando ao vazio real, ?um estado em que não há escuridão e as nuvens da confusão desaparecem?.
Um paralelo disso com nossa vida cotidiana atual é que devemos evitar sair do verdadeiro caminho, seja por desvios pessoais de nossa mente e desvios individuais de nossa visão.
Devemos ?pronunciar palavras honradas, treinar nosso ofício com disciplina, pensar corretamente, claramente e compreensivamente e tomar o espírito real como caminho? para pode ver o vazio como próprio caminho. No vazio, há bem, mas não há mal. Nele, a sabedoria existe, a lógica existe, mas a mente está vazia.
Ou seja, seja bonzinho, treine direitinho e siga as regras, assim você seguirá uma caminho de bem, com a mente vazia, sem confusões ou tentações.
Com essa conclusão, me pergunto: porque raios d?água esse livro é indicado para quem segue carreira de marketing ou estratégia? Kkkkk
Ele é mais uma filosofia de vida (bem padrão, por sinal) do que qualquer outra coisa.