spoiler visualizarLorena1858 28/07/2024
"Agora, estou na prisão do rei. Mas ele também está.
Minhas correntes são as Pedras Silenciosas. As dele são a coroa."
O único defeito desse livro é a protagonista...
Esse livro melhorou muuuito em relação ao último, a trama é muito mais interessante, principalmente porque o Maven aparece e dá uma agitada na história (ele faz falta desde o momento em que ele para de aparecer) e é um personagem muito interessante... quanto mais eu conheço ele e o que ele passou mais eu passo pano, como posso culpa-lo por suas atitudes depois de tudo o que a mãe dele fez?????? Ele não sabe nem se suas ações são realmente suas mesmo após a morte dela, porque ela moldou tanto ele que ele não consegue saber quem ele é (ou seria) sem as modificações que ela fez. Sobre sua obsessão, eu amei as interações dele com Mare, só que eu acho que deveria ter odiado, né? Afinal, ele é o vilão, mas eu não posso fazer nada se eles tem muito mais química que a Mare e o Cal, preferia que no final o Maven se redimisse e ficasse com a Mare, só que infelizmente duvido que isso vá acontecer... Também acho o Maven muito inteligente, calculista e manipulador e eu sei que esse último é uma coisa ruim, mas não deixa de ser impressionante... ele é simplesmente genial, o que é muito mais do que posso dizer sobre a maioria dos personagens desse livro, principalmente a Mare. Na minha opinião, ela é uma protagonista muito incompetente! Ela simplesmente passa a maior parte do tempo em cativeiro sem reagir de fato a ele, ela parece uma criança birrenta, tem respostinha grossa pra tudo, mas não faz quase nada pra mudar a situação (como diz o ditado: "Cachorro que late muito não morde"), ela só tenta fugir umas duas vezes e quando o Maven obriga ela a participar nas transmissões, ela fica com um rosto impassível ao invés de tentar demonstrar, mesmo que de maneira sutil, sua indignação, aí na maior parte das vezes ao invés de criar duvidas sobre a versão do Maven nas transmissões e ajudar a Guarda Escarlate, ela atrapalhava ainda mais. Além disso, ela continua sendo uma personagem sem sal, assim como o Cal e embora eu entenda porque a Mare prefere o Cal e não o Maven, sinto muito mas eles não tem nenhuma química, são um casal bem sem graça... não foi nem um pouco surpreendente no final quando o Cal escolheu a Coroa ao invés dela, ele nunca escolheu um lado de fato antes disso, porque nunca surgiu a oportunidade de voltar para os prateados, mas ela agia como se ele tivesse escolhido, isso sem contar que em momento nenhum eles chegaram a conversar sobre a briga que tiveram no último livro, a política deles para resolução de problemas é ignorar esses problemas;-;
Mas fora isso o livro é muito bom. Eu gostei bastante que tem outros povs, isso agregou muito a história (seria pedir muito que o próximo livro tenha o pov do Maven????) e permitiu o desenvolvimento de personagens muito mais interessantes que a própria Mare. A Cameron pode ser um pouco chata às vezes, mas eu gosto muito dela e acho que ela seria uma protagonista melhor que a Mare já que ela é muito mais interessante... ela é mais nova que a Mare, mas tem mais atitude, tem uma sagacidade que a Mare não tem, seus valores também são mais fortes e a Cameron parece se importar com a família mais do que a Mare. A Evangeline por outro lado, fala e faz muita merda e tem algumas ideias muito erradas, mas tudo isso acredito ser sido fruto de sua criação... fiquei com muita dó dela pela forma como ela foi vendida três vezes pelo pai para se casar com um rei, a vida dela nunca foi realmente dela, como ela mesma falou, pertence ao seu pai que não parece se importar nem um pouco com ela, só com em como uma aliança entre ela e um rei podem beneficia-lo. Mas elas não foram as únicas personagens interessantes, outros personagens mesmo sem o próprio pov foram bem desenvolvidos, como a Farley (perfeita, nunca errou), ela é uma personagem que só vai melhorando com o passar dos livros... ela fala o que precisa ser dito, tem opiniões sensatas e é muito forte, ela passou por muitas situações difíceis mas não se tornou reclamona e ainda arruma tempo pra dar conselhos de irmã para a Cameron e a Mare, uma fofa.
Outra coisa que eu gostei bastante foi a construção do universo desse livro. Achei a luta pelo poder entre prateados muito interessante, principalmente a parte que a Casa Samos foge e se autoproclamam um reino. A explicação da guerra ser um esquema de controle populacional e uma forma de manter o poder nas mãos dos prateados foi boa (não incrível, mas boa) e a forma como a desinformação facilita a manipulação principalmente da população vermelha é extremamente e infelizmente muito real.
Resumindo, gostei muito do livro, ele só não é melhor porque a protagonista é incompetente e sem sal...
"Quem conhece a escuridão faz qualquer coisa para permanecer na luz."