CarolDamaso 23/09/2021
Me encontro em situação de barril
O que temos a dizer sobre esse livro? Muitas coisas, mas com certeza uma delas é: ele é INCRÍVEL!
*
Oi oi gente, tudo bem? Aqui é a Carol e to aqui pra compartilhar as minhas impressões e opiniões sobre o terceiro volume da série A Rainha Vermelha que divide tantas opiniões bookredes a fora, e na minha opinião, A Prisão do Rei não deixou NADA a desejar.
*
Os livros dessa série pra mim tão seguindo um padrãozinho bem liso, o livro começa onde o anterior terminou, ou seja, não temos brechas temporais nos começos ou curiosidade louca pra saber o que aconteceu entre o final de um livro e o começo de outro, o que eu particularmente acho incrível.
*
Essa série é um 8 80, ou você ama ou você odeia, e eu me encaixo no grupinho de pessoas que são ENLOUQUECIDAS por esses livros, e olha que eu nem terminei a série. Esse livro particularmente tá coladinho no ranking com o primeiro, porque PQP, QUE LIVRO BOM. Tá bom, nas 100 primeiras páginas não acontece ABSOLUTAMENTE NADA, PORÉM, quando você chega na página 130/140 e poucos, esse negócio se instala na sua mente e você é abduzido pra dentro do livro, não querendo largar por nada nesse mundo. É uma tralha de 500 páginas? É, mais na minha opinião elas valeram MUITO a pena.
*
Antes de começar a falar dos pontos positivos, preciso ressaltar os pontos negativos aqui. Por N razões eu achei que teríamos mais cenas do Maven, mais não é beeeem assim. Ele aparece até bastante no livro? Sim, ele aparece, porém em dois terços da parte em que a gente tem mais contato com ele, ele só fica lá, uma plantinha de fogo KAKAKAKAKAK e também, como eu já disse, o comecinho é bem parado, não acontece nada, mais esse "nada" compensa bem mais tarde.
*
Ok, agora a minha parte favorita da resenha, pontos positivos!
Ponto positivo número 1: aprofundamento na história do Maven. Eu tenho uma relação de amor e ódio com esse personagem, mais a história de fundo dele justifica muito e humaniza muito ele, uma coisa que eu adorei ver, saber que não era culpa dele, chorei na escola por causa disso sim, talvez tenha passado a entender e gostar muito mais dele aqui, por mais que eu ainda tenha ódio e queira jogar ele da minha janela, obrigada KKKKKKKK. E também por querer saber mais desses personagens "cinzas" que eu to muito feliz por termos capítulos dele no próximo (gritinhos histéricos). Adorei saber mais da relação dele com o Thomas, ADORARIA ver mais sobre os dois e chorei bastante também quando ele fala mais sobre a relação dos dois e o quanto ele queria esquecer, um emo bissexual que eu gosto muito, inclusive shippo ele e o Thomas sim :)
Ponto positivo número dois: pov's de outros personagens (mais gritinhos histéricos). O que eu mais queria era poder ter outros pontos de vista além do da Mare, que pra mim é uma protagonista perfeita, mas mesmo assim, ver outros pontos de vista, o que se passa na cabeça de outros personagens, as suas concepções sobre a guerra, sério, foi incrível. Durante o livro a gente tem três mulheres narrando, três mulheres que eu ACHO que posso chamar de "one voice"(?????), já que Mare e Cameron são negras, e não me venha com essa de tentar embranquecer a Mare com a desculpa que ela é "morena de Sol", não me venha com isso, e a Evangeline se minha memória de peixe colaborar, tem uma descendência asiática e tem alguns pequenos traços mais asiáticos, oq eu acho assim, PERFEITO! Ainda sobre os Pov's, eu me ENCANTEI com a mudança de tom em cada um dos Pov's, sério. Isso só mostra o quão boa escritora a Victoria é e o jeito que ela conhece tão bem os personagens dela. Enquanto nos Pov's da Mare a gente tem um tipo de escrita característica da personagem, no da Cameron um tipo completamente diferente, e no da Evangeline um outro tipo de escrita, eu achei incrível.
Ponto positivo número três e ainda fazendo um link com o assunto dos Pov's: personagens lindos, cheirosos e bem construídos com características que erram e não são Deuses supremos e intocáveis. Eu amo a Cameron, diferentemente de várias outras pessoas que tacam pedra na coitada, mais gente?? Ela tinha certa razão, e ela é uma ADOLESCENTE. Adolescentes erram e são chatos, e ela só queria salvar o irmão e quem me disser que ela foi egoísta, ela não foi, ela tinha medo e se sentia mal usando o poder dela pra matar, então eu acho ela uma personagem incrível e muito bem construída. Mare, meu anão de jardim poderoso favorito, essa mulher é tudo pra mim, e eu acho que as pessoas criticarem ela é compreensível, e nesse livro ela cresce tanto, ela sofre tanto, e a gente vê isso principalmente quando ela é salva, porque fica claro que ela fica com SÉRIOS traumas. Evangeline, QUE COM TRÊS CAPÍTULOS ME FEZ TER QUATORZE ATAQUES DO CORAÇÃO DIFERENTES E SIMPLESMENTE CHACOALHOU ESTE LIVRO AQUI. A gata mal aparecia, mais concordemos, quando aparecia, era A aparição, porém os surtos que eu tive lendo os Pov's dela, puta merda, quando era Pov dela ou eu pulava de tão surtada ou ficava mal, porque a madame mal aparece, e quando aparece É SÓ DEPRE, SÉRIO, PQP. Porém, os capítulos dela tem um sabor assim, me deixavam em situação de barril? Sim. Me deixavam com trinta panics diferentes? Sim também, porém o sabooor, sério, por mais q ela continue MUITO supremacistinha e "ai vermelhos são inferiores, bibibi bobobo, eu não me curvo nem me quebro" eu passei a gostar e me identificar um pouco com ela (claramente preciso de uma terapia) e acho que ela pode mudar sim, porque isso é por conta da criação dela, mais talvez com o "contato" maior com vermelhos ela mude. Ansiosa para as próximas aparições de Lady Cheiro de Couro Samos, DIGO, Lady Samos. Cal, um querido, sério, amo esse homem com a minha vida, chorei pra kct quando ele fala do Maven e afins, mais amo mto. Davidson, Ella, Rafe e Tyton, vocês mal apareceram mais já tem meu coração TODINHO, EU AMO VCS. Farley, q mesmo do jeito q tava continuava SAMBANDO na cara de todo mundo, mulher, eu te amo, eu amo seus filhos, os filhos dos seus filhos e toda a sua família, sério, mais perfeita q vc não há, me chute e eu direi obrigada. Iris, sobre você, primeiramente, VOCÊ É BEM ESTRANHA. Não to mentindo, ela é, ponto final.
Ponto positivo número 4: crítica social e política. Sério, eu AMO críticas sociais e política, interpretar as coisas sabe? Eu amo demais, e esse livro é perfeito pra isso, já que tem muitas coisas que se encaixam na atualidade, e coisas que podem se tornar reais se a gente não tiver os olhos abertos e não prestar atenção nos cenários atuais, porque sério, esse livro ta recheado de críticas sociais e debates políticos BEM atuais, uma coisa que faz a gente refletir muito.
*
Esses pontos ai são os pontos positivos do livro que eu acho mais importante e dignos de atenção, mais a gente também tem batalhas, ação, emoção, representatividade não problemática, vilão bem construído, personagens q valem a pena chorar, tacar da janela, esfregar no asfalto quente, surtar, entre várias outras coisas incríveis, e se você desistiu no segundo, eu te peço, DÊ UMA CHANCE, você não vai se arrepender, eu prometo! Só pra vocês terem uma noção do quanto eu AMEI o livro, ele está com nada mais nada menos doq entre 100 a 110 post its de diferentes cores, então é KKKKKKKKK NEM UM POUCO SURTADA PELO QUE PODEMOS VER.
*
E sério, O QUE FOI AQUELE EPÍLOGO? Não vou negar, chorei sim, me senti traída, como já disse, me encontro em situação de barril, sério, como eles vão ajeitar a merda q deu nesse epílogo? Como tudo vai se desenrolar? NAO FAÇO A MÍNIMA IDEIA.
*
O livro é incrível, mas ele possui gatilhos tá bom? Então, INFORME-SE! Antes de começar a ler A SÉRIE, eu pesquisei que nem uma louca os gatilhos, classificações indicativas e essas coisas, e só li porque eu não reconheci nada que pudesse abalar o meu psicológico de forma significativa, mais não é por isso q vai ser a mesma coisa para você leitor dessa resenha, então, informem-se! O livro é ótimo, mas pode ser desconfortável para determinadas pessoas, até eu q não me sinto desconfortável com várias coisas apresentadas fiquei nervosa e levemente agoniada, então pesquisem bem antes!
Essa foi a resenha e eu espero que tenham gostado!
Classificação indicativa: +13/+14
TW: violência, abuso psicológico, abuso físico, abuso materno, etc
Música com um pouco da vibe do livro: Crossfire- Stephen
"Os monstros são mais perigosos quando estão assustados."
"Quem conhece a escuridão faz qualquer coisa para permanecer na luz."