Os Maias

Os Maias Eça de Queiroz




Resenhas - Os Maias


192 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



aluisapmadeira 01/03/2024

"Os Maias", Eça de Queirós | 4 estrelas.
Primeiro livro terminado em 2024 (sim, infelizmente, só agora ?) e começamos este ano literário em bom.
Depois da desilusão que apanhei com "Amor de Perdição" (abandonei a leitura a meio, porque não estava mesmo a gostar e só estava a atrasar as minhas metas de leitura ? terminarei a obra quando precisar de trabalhá-la em aula), confesso que "Os Maias" começaram a assustar-me ainda mais do que antes: se já me custou tanto insistir, sem sucesso, num livro curto, o que dizer de um com quase 800 páginas...
Admito, porém, que foi uma leitura que valeu muito a pena.
Não sendo fã, de todo, de capítulos intermináveis e descrições exaustivas (algo que sabia a priori que estava bem presente e que já me deixava com receio ainda antes de pegar no livro), são pontos negativos que aponto à minha experiência com a obra, mas entendo que ambas essas questões sejam importantes para a construção de um livro como este e concretização da crítica nele assente.
Também me perdi recorrentemente com a quantidade infindável de personagens, porém isso foi indo ao sítio.
Quanto ao restante, interessei-me muito pelo enredo e por acompanhar esta história e crítica social extremamente presente.
A visita de estudo que fiz recentemente a Sintra, baseada n' "Os Maias", foi também muito importante para me motivar a avançar pelas páginas que me faltavam.
Temos aqui todo o tipo de personagens, temas de discussão (política, literatura...) e dramas/tragédias que podem assolar uma família.
Não se trata de uma leitura fácil ? torna-se cansativa a dado ponto e não é a mais indicada para alguém que não tenha hábitos de leitura prévios ?, mas recomendo-a, sem dúvida.
comentários(0)comente



rafaelafrtss 25/02/2024

????
Ouço falar deste livro há anos e criei um certo medo dele (desnecessário por sinal).

Já conhecia a história principal, então a parte mais divertida que é surpreender-se ao longo do livro, foi me tirada em grande parte.
Sim, é verdade que descrição bastante exagerada de certas partes da casa/cenario é cansativa, mas ocorre poucas vezes durante o livro.

Nhe, so a escrever pra contar pro desafio mas fico por aqui se nao vai ser 10k palavras.
comentários(0)comente



Bryannie 15/02/2024

Os Maias
Eu li os Maias apenas porque foi necessário para a escola.
Comecei a minha leitura com zero esperanças de que este seria um livro interessante, pelo fato de ser muito grande e para a escola. Durante a leitura, me surpreendi, houve capítulos em que eu estava muito interessada no enredo, no entanto, em outros a minha vontade era apenas fechar o livro.

Concluindo, acho que é um boa obra, sinceramente, fiquei um pouco desiludida com o final, o autor poderia ter dado um fim muito melhor para os personagens ou ter criado uma continuação da história, pois muita coisa ficou em aberto: Carlos irá, algum dia, encontrar um grande amor que resulte? Este deixará de viver uma vida fútil de homem rico? Ega irá finalmente publicar o seu tão esperado livro?

Dou a este livro 4 estrelas ????????
eelianavz_ 17/02/2024minha estante
Eu acho que não conseguiria ler esse livro todo ?




xzysw_ 03/02/2024

História meio bizarra e é impressionante como todo mundo esquece o incesto e dizem que o romance é lindo, vocês estão doidos. A melhor coisa para mim são as críticas feitas à burguesia e como os portugueses valorizaram tanto o que vinha de fora que esqueceram a própria cultura e os próprios gostos, do mais é uma escrita chata e lenta em que tem muitos pormenores desnecessários.
comentários(0)comente



Leitorconvicto 21/01/2024

Minha pergunta é...
Talvez o livro pudesse ser menor? Há momentos interessantes na vida dos protagonistas da tragédia. E o trato simbólico das cores na obra é bem sugestivo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



custodiovitoria 29/12/2023

Dos livros que já li de Eça, este é de longe meu favorito.

Inspirada pela minissérie brasileira "Os Maias", que traz, entretanto, personagens de outras obras, como "A Relíquia", iniciei a leitura.

Com a temática do incesto presente, a obra aborda muito mais que isso, entretanto.

Temos toda uma visão da sociedade portuguesa da época com seus costumes e preconceitos, enquanto acompanhamos com muito entusiasmo o desenrolar do romance entre Carlos e Maria Eduarda.

A transformação na visão sobre a personagem ao decorrer do livro é, sem dúvidas, algo muito interessante. Eça descreve com maestria.

É uma obra incrível que merece, sem dúvidas, ser lida.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thiago 16/11/2023

Basicamente parece que os jovens mancebos da alta sociedade lisboeta limitavam-se a buscar aventuras amorosas com senhoras casadas. Acho essa sociedade realmente enfadonha, mas isso pq a escrita do Eça é deliciosa nesse sentido. Quando tem que passar para o dramalhao português soa como um belo triste fado.
comentários(0)comente



Peter.Molina 27/10/2023

Tudo se acaba em desilusão ou poeira
Clássico romance português, este excelente livro de Eça de Queiroz conta a história da família Maia por 3 gerações. São vários episódios que se encerram aqui, muitas traições, discussões políticas, tristezas, farras monumentais e vinganças. O vocabulário às vezes é um pouco difícil mas vale a pena insistir. Destaque para o personagem do patriarca Afonso da Maia, imponente e todo emoção. Uma viagem a Portugal do século XIX, um livro carregado de dramas pesados e de muitas saudades pelo que já se foi.
comentários(0)comente



Brunny Rocha 22/09/2023

Meu primeiro contato com o Eça e não poderia ser melhor.
No começo a gente se perde um pouco na linguagem um pouco descritiva e rebuscada. Porém depois fica quase impossível se afastar do livro.
Amei os personagens, a história, o drama. Tudo muito envolvente. Bem novelão mesmo. Até sonhei com os personagens. Hahahah

Nenhum personagem é perfeito, e isso os torna tão reais que parece que você convive realmente com eles. Amei.
comentários(0)comente



Tati.Lima 16/09/2023

Eça de Queirós não cansa de me surpreender...
Vamos por partes, esse não é o melhor livro do Eça de Queirós. O CRIME DO PADRE AMARO, pra mim, ainda segue imbatível. Mas se vc parar pra pensar q esse livro é de 1888, e ele trata de um romance incestuoso entre irmãos. Eu só fico pensandoooo, quando os livros do Eça eram lançados, o furdúncio q devia ser na época. Sem contar q ele senta o kct na sociedade burguesa daquela época sem dó e nem piedade. Sobre o livro, não vou negar q algumas partes são beeeeeeeeeem cansativas. Principalmente, porq na minha humilde opinião, ele foi um pouco descritivo demais, então algumas partes me cansaram um pouco a leitura. E sinceramente, a linguagem é bastante arcaica. Tanto q eu ia dar 4, mas acabei subindo pra 4,5 porq o Eça, pra mim, segue sendo o escritor mais F O D A da literatura brasileira. Eu já vi, q rola uma treta : fãs do Eça de Queirós X fãs do Machado de Assis. O povo bate boca real pra defender seu preferido. Eu acho os dois escritores fantásticos, mas definitivamente o Eça me ganhou com O CRIME DO PADRE AMARO. Sobre esse livro, pra mim, apesar de não ser o melhor livro dele, é indiscutível q é uma obra riquíssima. Enfim, é bom. É surpreendente. É o reizinho Eça de Queirós. Com certeza, um escritor a frente do seu tempo.
comentários(0)comente



Mila204 13/09/2023

O Eça pensa que engana, mas o Carlos da Maia não era irmão dela, colocou porque odeia Camilo
Bem feita Machado de Assis te criticar tanto! Como é possível nascer um ódio contra as mulheres só porque tu achou isso em algum momento da sua vida diplomática! O teu ódio por Camilo é pura inveja de ele ser melhor. Além de perder partes do livro e reescrever em Londres, certamente eles não seriam irmão, mas lembrou-se o iluminado que nunca levou uma lamparina no focinho, colocar isso. Eles foderam tanto que a Maria Eduarda nem engravidou. Método contraceptivo: deus.
O ramalhete é maior que o palácio de Mafra, Dom João V devia ter-te contratado para o construir desse tamanho enorme. Casa infinita, mirou numa mansão e acertou na casa assombrada Winchester!

Sinceramente, se os Maias estivessem na biblioteca de Alexandria nem ia arder. Se perdeu quase os Lusíadas, mas se tivesse sido este, o mundo continuaria a girar.

Best seller Portugal porque nos obrigam a ler e dar skip nas 100 primeiras páginas com 8 capítulos ACERCA DE UMA CASA!
Jose 13/09/2023minha estante
E ainda deu três estrelas?! Que bondade...


Mila204 13/09/2023minha estante
verdade, merecia 1




192 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR