CynthiaPeace 28/05/2023
Tudo começou com uma carta de amor...
Acho que esse encerramento segue tanto a lógica dos livros anteriores que tantos os erros quanto os acertos da autora são semelhantes. Então vou dividir minhas opiniões em partes:
Reclamações:
- De novo tive que passar raiva pelas atitudes do Peter que a autora simplesmente decidiu só passar o pano dela e deixar por isso mesmo.
- A Genevive, que era a grande antagonista do livro anterior, simplesmente SUMIU.
- A relação dos protagonistas é, na melhor das hipóteses, extremamente sem graça. A LJ é sempre a romântica que abre mão de tudo pela relação e o Peter é o protagonista que "nunca erra" (mesmo errado horrores), pois tudo tem o seu motivo e tá tudo bem ele não falar sobre isso com a LJ a não ser que a situação fique insuportável.
- Não necessariamente uma parte ruim, mas eu tava esperando tanto a grande viagem dela pra NY onde ela ia se apaixonar pela faculdade de lá.
Elogios:
- Não tem como negar que toda a atmosfera do livro é muito condizente com a personalidade sonhadora da Lara Jean, o que acaba tornando a leitura confortável e despretensiosa na maior parte do tempo.
- FELIZMENTE a autora não fez a Lara Jean mudar de ideia em relação a faculdade, o que demonstra uma tentativa de amadurecimento.
- Gostei de ver esse outro lado da Margot, o que antes era só uma irmã mais velha super racional, agora é uma filha que também sente o desconforto com as mudanças e que também é insegura em relação ao seu lugar dentro da família. (Fico pensando que teria amado uma história da Margot como protagonista).
Enfim, foi um encerramento ok para a trilogia. Pelo menos pra mim foram todas leituras rápidas e de certa forma involventes, do contrário eu acho que não me importaria com o rumo que os personagens estavam levando. Como eu disse antes, acho que a autora foi muito condizente com o tipo de história que ela queria contar em todos os livros. Então entendo quem amou, só não acho que seja o meu tipo de leitura.
De toda maneira acho que não me esquecerei da Lara Jean tão cedo, por mais que a maioria das memórias sejam relacionadas a adaptação da Netflix e não aos livros.